Tecnocarne aposta em mercado de carne de peixes

Intenção é aumentar o consumo de pescado no Brasil

Começou nessa terça, dia 25, em São Paulo, a nona edição da Tecnocarne, a maior feira de tecnologia para a indústria da carne da América Latina. Além de gerar negócios para o setor, outra meta do evento este ano é ampliar o mercado brasileiro de carne de peixe. Representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura participaram da cerimônia de abertura. A indústria de alimentos vista através da tecnologia: é a Tecnocarne. Cerca de 650 expositores mostram o que há de mais novo em equipamentos para processar, embalar e refrigerar todos os tipos de carnes. Além de um modelo novo de açougue, onde o consumidor pode encontrar produtos para uma refeição completa, inclusive carne pronta e temperada, a edição de 2009 decidiu apostar também em um mercado bem menos visado que o da carne bovina: o de pescados.

Dar destaque à carne de peixe na feira é mais uma estratégia para atingir um objetivo maior: ampliar o consumo de pescado no Brasil. O brasileiro consome em média 7 kg de carne de peixe por ano, enquanto o ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde, seriam 12 kg. Para isso, é fundamental aumentar a produção doméstica, e essa é uma maneira sustentável de fazer atingir essa meta. Apesar de ter uma das maiores costas marítimas do mundo, o Brasil produz pouco mais de um milhão de toneladas de peixe por ano e compra de outros países o equivalente a mais de um quinto dessa produção. Incentivar o uso de técnicas como essa para ampliar a produção nacional e baixar o custo do pescado ao consumidor, é uma das metas do Ministério da Pesca e Aquicultura. A Tecnocarne deve receber 25 mil visitantes até quinta, dia 27. A expectativa é que a feira gere R$ 500 milhões em negócios para os próximos 12 meses.

Fonte: Canal Rural

UFSC firma acordos na área da aquicultura com a Noruega Delegação brasileira no Aqua Nor

Uma missão brasileira chefiada pelo ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, esteve no evento Aqua Nor, um dos maiores do mundo na área de pesca e aquicultura que ocorreu em Trondheim, na Noruega, do dia 18 a 21 de agosto. O ministro assinou diversos acordos de cooperação tecnológica, intercÂmbio acadêmico e pesquisa com o objetivo de promover o desenvolvimento da pesca e aquicultura no Brasil. A professora Débora Machado Fracalossi, do Departamento de Aquicultura do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC, fez parte da delegação brasileira que esteve presente na Noruega. De acordo com Débora, os noruegueses veem boas perspectivas nas áreas de pesca e aquicultura brasileiras, uma vez que há excelentes oportunidades para colaboração.

Foram assinadas cartas de intenções (LOI - letter of interest) para colaboração de pesquisa entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e o Instituto Norueguês de Veterinária (NIV), bem como entre a UFSC e a Norwegian University of Life Sciences (UMB) - universidade onde Débora está trabalhando como professora e pesquisadora visitante. Um dos acordos, firmado pelo Ministério, pelo o Instituto de Pesquisas Marinhas da Noruega e o NIV, vai permitir que as universidades brasileiras, que tenham curso na área da pesca e aquicultura, possam fazer intercÂmbio de alunos e professores. Além disso, os representantes das universidades que faziam parte da delegação, enviaram ao ministro uma carta solicitando que a Noruega e os países do Reino Unido sejam incluídos nos editais de cooperação internacional da CAPES e do CNPq.

Fonte:Universidade Federal de Santa Catarina

Registros de pescadores serão revistos no MT

Em menos de dez dias será criado um comitê especial, formado por funcionários do Ministério da Pesca, que estarão no Estado, para rever o registro dos 9.600 pescadores profissionais e solucionar os problemas causados pela falta de atualização dos dados em pelo menos 70% dos cadastros. O anúncio foi feito ontem, pelo diretor de Ordenamento, Controle e Estatística do ministério, Mauro Rufino, durante audiência pública solicitada pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado Sergio Ricardo (PR), para tratar do assunto.

Participaram representantes de 14 colônias de Pescadores (cerca de mil pescadores), representantes do Ministério da Pesca de Brasília e da Superintendência no Estado. O atraso na emissão das carteiras e a anulação de algumas delas por parte do ministério, órgão responsável para expedição do documento, tem gerado revolta entre os pescadores. A carteira tem a função de ajudar as pessoas que vivem exclusivamente do setor e ficam sem opção de renda por quatro meses, durante o período da piracema. Cada pescador cadastrado recebe um salário mínimo (R$ 465). A cada ano, o valor total pago pela União durante o período é de cerca de R$ 16,7 milhões. (Com Assessoria)

Fonte:Gazeta Digital

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Um sistema de alta pressão mantém o tempo firme e os ventos do quadrante norte na área de pesca. No próximos dias, as frente frias desviam para o oceano na altura da Argentina. Alertas: HOJE E AMANHÃ, SEM ALERTA.

Previsão para hoje (26/08/2009) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de NE a NW, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Tempo firme com predomínio de sol e mais nuvens no sul da área de pesca.

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de NW a N, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Nevoeiros ao amanhecer com sol e calor no decorrer do dia.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Previsão para hoje (26/08/2009) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de NE a NW, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Tempo firme com predomínio de sol.

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de NE a N, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Tempo estável, com nevoeiros ao amanhecer e sol durante o dia.

Fonte: Epagri/Ciram.