Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

SINDIPI​ vai a Brasilia em busca do atendimento às demandas do setor ​pesqueiro

Durante dois dias o presidente do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região – SINDIPI, Jorge Neves e o coordenador técnico do sindicato, Marco Aurélio Bailon cumpriram agenda em Brasília. O primeiro compromisso foi com o secretário de monitoramento e controle da pesca e aquicultura, Marlon Cambraia. Na reunião, os representantes do SINDIPI apresentaram ao secretário, que integra a equipe do Ministério da Agricultura, algumas demandas importantes e que estão sem solução desde a extinção do Ministério da Pesca, oficializada no ano passado.

O primeiro ponto apresentado ao secretário foi o pedido para a extensão da validade de licenças de pesca para várias modalidades que estão vencidas. De acordo com o coordenador técnico, Marco Aurélio Bailon a secretaria da pesca informou que as autorizações de Santa Catarina estão sendo atualizadas e devem ser remetidas nos próximos dias para o estado. Além dos pedidos de extensão, o sindicato de Itajaí cobrou do secretário a liberação das autorizações  para a pesca complementar das embarcações de camarão rosa. Somente de Itajaí são 98 solicitações da frota filiada ao SINDIPI,​ para que os barcos possam trabalhar durante o defeso.  Estas licenças já estão prontas e devem chegar ao estado entre esta semana e o começo da outra, de acordo com informações da secretaria.

Na reunião com o secretário de monitoramento e controle da pesca e aquicultura ficou definido que o Conselho Nacional da Pesca e Aquicultura - CONEPE, do qual o presidente do SINDIPI ocupa o cargo de vice-presidente, vai integrar a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Pesca, que conta com 25 membros de todo o país. O grupo será o responsável por tratar das políticas pesqueiras que devem ser desenvolvidas no país. Na oportunidade foi também negociado com o ministério a participação  dos demais sindicatos filiados ao CONEPE nesta câmara, dando maior representatividade a este fórum. Outro ponto que integrou a pauta na secretaria foi o decreto da criação da estrutura da Secretaria de Pesca, no MAPA,​ que vai fundamentar e nortear a atuação da secretaria da pesca dentro do Ministério da Agricultura. O documento deve ser publicado ainda neste mês.

A segunda reunião em Brasília foi realizada no IBAMA. Os representantes do SINDIPI foram recebidos pelo analista ambiental, José Dias Neto. Durante o encontro, o presidente do sindicato de Itajaí apresentou a nova estrutura do CONEPE, que está passando por uma reestruturação. Por enquanto, está sendo comandada por uma comissão gestora que conta com a participação de presidentes de sindicatos patronais do norte, nordeste, sudeste e sul do país. Durante a conversa entre SINDIPI e IBAMA foram debatidos também os rumos da pesca no Brasil e a importância de se investir em pesquisa. Inclusive o presidente da entidade de Santa Catarina, deixou clara a intenção do SINDIPI de apoiar estas iniciativas.