Notícias
Sindipi participa da sétima reunião dos Comitês Permanentes de Gestão em Brasília
Nesta segunda-feira (12) e terça-feira (13) a diretoria do Sindipi participou em Brasília de mais uma reunião do Comitê Permanente de Gestão de Atuns e afins. Durante o encontro foram debatidos vários assuntos, entre eles, tamanho mínimo de pescaria, cotas e medidas mitigadoras.
A reunião foi promovida pela Secretaria de Planejamento e Ordenamento da Pesca que pertence ao MPA. Durante a permanência em Brasília, o presidente do Sindipi, Giovani Monteiro acompanhou a assinatura de um documento que cria os CPGS – Comitês Permanentes de Gestão. Entre eles o de Pelágicos (sardinha e de cerco) e o Demersal (modalidades de arrasto e emalhe), CPGS que atendem as necessidades do setor pesqueiro de Santa Catarina.
“O Ministério da Pesca, está fazendo o que o setor já vinha aguardando. Nos últimos cinco anos ficamos à espera da criação destes CPGS. Para que possamos discutir junto com o Governo e com a academia o que realmente é bom para a pesca. O Governo ainda sinalizou a liberação de recursos para pesquisas. De acordo com as informações repassadas pela Secretaria de Planejamento e Ordenamento da Pesca, a intenção é que cada CPG conte com um valor específico para investir em estudos”, finaliza o presidente do Sindipi Giovani Monteiro.