SINDIPI integra Conselho de Entidades, que completa um ano de trabalho por Itajaí

Há um ano, no dia 20 de setembro de 2023, era oficialmente fundado o Conselho de Entidades de Itajaí. Sua criação partiu da necessidade de unir diversos segmentos econômicos e produtivos, com o objetivo de obter maior representatividade e, consequentemente, atuar com maior efetividade em prol do desenvolvimento local e regional e na defesa dos interesses e demandas da nossa população.
Em seu primeiro ano de existência o Conselho de Entidades é presidido pela Associação Empresarial de Itajaí – ACII. O SINDIPI faz parte do Consleho de entidades.

A cada mandato, que tem a duração de dois anos, o Conselho deve ser presidido por uma das entidades, sem a possibilidade de reeleição, para que seja garantida a alternância em sua condução.
Neste primeiro ano, tivemos realizações importantes. Destacamos como nossa principal conquista a aprovação do Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí – PROMOBIS na Câmara de Vereadores de Itajaí. Outro momento importante foi a atuação contrária ao Projeto de Lei Complementar nº 26/2023, que previa o aumento da verba de gabinetes dos parlamentares municipais.
O Conselho de Entidades de Itajaí também mostrou força ao acompanhar as movimentações em torno das questões que envolvem o Porto de Itajaí; no pedido de informações e esclarecimentos à Secretaria Municipal de Obras; no acompanhamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação durante a implantação do novo serviço de transporte coletivo.

Por fim, chegamos ao período eleitoral, com a realização de sabatinas com os quatro candidatos à Prefeitura. Os postulantes ao cargo também receberam e assinaram um Termo de Compromisso, elaborado com a participação de todas as entidades que compõem o Conselho.
Neste início de século e milênio, Itajaí escreve uma página crucial em sua história e avança a passos largos em direção ao desenvolvimento. Cabe a todos nós, que amamos a nossa cidade, trabalharmos para que este crescimento seja ordenado, sustentável e saudável. Nesse sentido, nós, do Conselho de Entidades de Itajaí, temos a plena certeza de estarmos desempenhando o nosso papel. E esperamos que assim seja durante muitos anos.

*Texto: André Pinheiro - Assessoria de comunicação ACII.