SINDIPI é homenageado pelo Poder Legislativo de Itajaí

O Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI) recebeu na noite desta quinta-feira (13) uma moção de congratulações e reconhecimento da Câmara de Vereadores de Itajaí. Ao fazer uso da palavra durante a sessão, o presidente Agnaldo Hilton dos Santos, agradeceu a homenagem e destacou a importância da pesca catarinense para a economia do Brasil. A moção foi proposta pelo vereador Osmar Teixeira (PSD), subscrita pelos demais parlamentares e aprovada por unanimidade.

Oficialmente fundado em 1980, o SINDIPI é hoje a maior instituição sindical patronal da pesca do país, agregando mais de 450 embarcações, 300 armadores, 40 indústrias, entre elas duas das maiores enlatadoras do mundo, e o único barco-fábrica construído no país.

“Em quase meio século de história, o SINDIPI atua com protagonismo, defendendo políticas públicas que estejam pautadas pela ciência, validadas pela prática e respaldadas pelo entendimento de todos os atores da cadeia produtiva. Buscamos uma pesca sustentável, que priorize cada vez mais o futuro e cuja renda esteja assegurada não na quantidade, mas na excelência da matéria prima”, frisou Agnaldo.

Por ano, a produção da pesca gera aproximadamente U$40 milhões de dólares em exportação ao estado catarinense, que é o primeiro no ranking nacional na quantidade de empresas e na geração de empregos na pesca - cerca de 20 mil empregos diretos e 30 mil postos de trabalho indiretos.
Na região de Itajaí, que é o maior polo pesqueiro industrial do país, são produzidos cerca de 80% do atum e da sardinha em lata consumidos no Brasil, um mercado que movimenta cerca de R$ 3,6 bilhões por ano.

Para respaldar o trabalho de armadores e industriais, a instituição mantém uma coordenadoria técnica com oceanógrafos que buscam constantemente aliar a prática do dia-a-dia com o conhecimento técnico-científico da academia e assessoria da indústria e da comunicação, que produzem materiais de orientação e treinamento para todos os agentes da cadeia produtiva. Além disso, a instituição também investe em pesquisa. “Recentemente estendemos o projeto de pesquisa com a Univali para o monitoramento da frota industrial com observadores científicos e também assinamos um contrato com o Sebrae para diagnóstico e planejamento estratégico de médio e longo prazo. Além disso, o nosso quadro técnico de colaboradores participa de todos os fóruns de debate e hoje é referência para a pesca nacional”, conclui o presidente da entidade.

Estavam presentes na entrega da moção o ex-presidente do SINDIPI, Jorge Neves, o presidente do Sitrapesca, Henrique Pereira, o Superintendente Federal da Pesca em Santa Catarina, Delcy Batista, associados e colaboradores da entidade.

Veja todas as fotos AQUI