Notícias
Setor pesqueiro busca apoio do Deputado Federal Mauro Mariani
Três temas importantes foram apresentados ao líder da bancada catarinense na Câmara, o Deputado Federal Mauro Mariani do PMDB. São demandas que precisam ser discutidas e solucionadas para evitar novos prejuízos para a pesca. A primeira reivindicação
Além da subvenção o deputado Mauro Mariani teve acesso ainda a outras duas reivindicações: a demora na renovação e liberação das permissões de pesca que estão enfrentando uma certa burocracia por causa da transição do Ministério da Pesca e passagem para o Ministério da Agricultura.
A última e terceira demanda está relacionada a evisceração de pescado a bordo das embarcações. Sendo que, venceu no dia primeiro de fevereiro o prazo estipulado pelo Governo Federal para que um Grupo de Trabalho criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Secretaria de Defesa Agropecuária / Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal / Divisão de Inspeção de Pescado e Derivados) discutisse a regulamentação. Com a transição do MPA esse processo também parou e o setor ficou sem definição de uma norma vai gerar sérios prejuízos para a atividade pesqueira.
A reunião da última sexta-feira, dia 29 de janeiro, foi realizada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itajaí. Participaram do encontro, o Deputado Mauro Mariani, Secretário de Desenvolvimento Regional, Aquiles da Costa, Secretário da Pesca de Itajaí, Agostinho Peruzzo, Presidente do SINDIPI, Jorge Neves e o Diretor do SINDIPI, André Mattos. A intenção do presidente do sindicato é contar com o apoio do deputado para agilizar junto ao Governo estas demandas e tranquilizar os armadores e associados da entidade. “Queremos que o associado do SINDIPI saiba que a diretoria está lutando pelos direitos e pela manutenção da pesca na nossa região. Precisamos contar com a ajuda de quem conhece e entende a importância da pesca para o estado", destaca o presidente Jorge Neves.