Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Secretaria de Pesca pretende investir em ações preventivas nas empresas de pescado de Itajaí

O resultado da ação de combate à dengue, direcionada para as empresas de pesca de Itajaí, foi tão positivo que a intenção da secretaria de pesca municipal é repetir as visitas e criar um cronograma de palestras. De acordo com o diretor da pesca, Nilson José, a iniciativa que contou com o apoio da secretaria de saúde, Marinha do Brasil e do SINDIPI conseguiu atingir o objetivo que era de levar a informação aos trabalhadores da pesca e aos proprietários das empresas.

Durante as visitas realizadas nesta semana, os pescadores industriais receberam informações sobre os riscos da proliferação do mosquito Aedes Aegypti e o perigo das viagens para locais com registros da doença, como, por exemplo, Rio de Janeiro e São Paulo. Este destino de viagens é uma das principais preocupações da secretaria de saúde relacionada aos pescadores, por isso, o pedido foi para que os trabalhadores usem repelente. Além do trabalho de repasse de informações, os agentes de saúde identificaram e eliminaram possíveis criadouros do mosquito nas embarcações e pátios das empresas.

O presidente do SINDIPI, Jorge Neves, elogiou a ação da secretaria. “Fico satisfeito em saber que estão surgindo ações específicas para a pesca. A preocupação com o repasse de informações é importante, pois precisamos entender e saber como proceder dentro das embarcações para evitar a proliferação do mosquito. As empresas orientam os trabalhadores, mas é sempre bom ouvir de especialistas as dicas”, finalizou Jorge.