SC: Feira Sustentável 2009 começa nesta sexta-feira

Está marcada para esta sexta-feira (30), às 9h, a abertura oficial da Feira Sustentável 2009 - Agricultura Familiar, Economia Solidária, Pesca, Reforma Agrária e Energias Renováveis, que acontecerá no pavilhão de eventos do Centro Sul, em Florianópolis(SC).

Durante três dias, o público que comparecer à Feira terá a oportunidade de conhecer e adquirir ricas variedades de produtos com origem na agricultura familiar como doces, conservas, mel, aguardentes, queijos, salames, produtos de origem pesqueira e da maricultura, além de uma diversidade de peças artesanais representativas da cultura catarinense. Haverá apresentações artísticas regionais e show de Almir Sater, com entrada franca, fechando o primeiro dia do evento.

Com a participação de mais de 200 expositores, a Feira Sustentável 2009 é coordenada pela delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário de Santa Catarina (MDA/SC) e superintendência do Incra/SC, em parceria com diversos órgãos públicos e não governamentais. A proposta é apresentar ao público urbano como a produção de pequenos agricultores, aliada à adoção de novas tecnologias e energias renováveis, é capaz de contribuir para um modelo de desenvolvimento sustentável do estado. Paralelamente à Feira, está programada uma intensa agenda de palestras e de curtos seminários sobre temas variados como Desenvolvimento Rural Sustentável, os Rumos para a Economia Solidária, os Desafios da Energia Renovável no Brasil e em Santa Catarina, Soberania Alimentar, Comércio Justo e Solidário e Agricultura Camponesa e Reforma Agrária.

Quem comparecer à Feira terá a oportunidade de conhecer de que forma a energia gerada por meio de fontes limpas é capaz de oportunizar emprego e renda para milhares de famílias. Saberá, também, que Santa Catarina possui um enorme potencial ainda inexplorado nessa área, para o uso de energias renováveis como o sol, o vento, o oceano e rios, além do aproveitamento dos resíduos urbanos e rurais. A Economia Solidária, que também visa o desenvolvimento sustentável, estará igualmente representada na Feira. Este novo modelo de empreendedorismo, que é um jeito diferente de produzir, comercializar ou trocar aquilo que é preciso para viver, é um movimento dinÂmico que se fortalece a cada dia, promovendo valores de autogestão que se fortalecem a cada dia, por meio de fontes limpas.

Ainda, com o propósito de aumentar o consumo de pescados pela população e divulgar as ações de fortalecimento de renda e aumento de produção dos pescadores, o Ministério da Pesca e Aquicultura também estará presente.  Avanços importantes obtidos por toda a cadeia produtiva do pescado, e os investimentos realizados em novos projetos serão apresentados, assim como o Plano Mais Pesca e Aquicultura, que poderá gerar cinco milhões de empregos até o ano de 2011.

Fonte:Ministério do Desenvolvimento

Ibama inicia vistoria de camarão em restaurantes e feiras

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) iniciou as fiscalizações na última terça-feira, 27, das declarações de estoque de camarão das espécies Rosa, Sete Barbas e Branco. A proibição de pesca e comercialização começou em 15 de outubro deste ano e vai até o dia 15 de fevereiro de 2010, período em que essas espécies encontram-se na fase de reprodução. Restaurantes, hotéis, frigoríficos e feiras serão vistoriados, visando cumprir o período de defeso das espécies de camarão. Durante esse período, segundo o Ibama, fica impedido o transporte, comercialização, estocagem, beneficiamento e industrialização de qualquer volume de camarão das espécies citadas acima, que não seja oriundo do estoque declarado.

Durante os primeiros dias de fiscalização foram vistoriados estabelecimentos do Mercado do Peixe, do Portinho e bares da Avenida LitorÂnea, porém nenhuma irregularidade foi encontrada. ``Por enquanto nenhum produto foi apreendido. Todos os comerciantes e donos de estabelecimentos apresentaram a documentação, ou seja, a declaração que comprova que o camarão comercializado é de estoque´´, declarou Paulo Roberto Pinheiro, fiscal do Ibama. Equipes do Ibama também estarão em alto mar fiscalizando a presença de embarcações de grande porte, que estejam violando o período de defeso. Essas embarcações geralmente são oriundas dos estados do Ceará e Piauí e utilizam para pescar o arrasto motorizado, além de possuir o casco de ferro. A equipe saiu de Belém, no Pará, para fiscalizar o litoral, indo do Maranhão até o Ceará.

O chefe de Fiscalização do Ibama, João Borges informou que a pesca artesanal de camarão está liberada. Entretanto, alertou que está proibido é a pesca por arrasto mecanizado, praticada por embarcações de grande porte. MultaA multa para quem for pego capturando ou comercializando os camarões das espécies Sete Barbas, Rosa e Branco varia de R$ 700 a R$ 100 mil, acrescidos de R$ 20 reais por quilo de produto apreendido. ``Quem não conseguir comprovar que a origem do camarão é de pesca artesanal, também estará sujeito a pagamento de multa´´, explicou João Borges.

Fonte:O Imparcial Online

Rio Grande conta com nova lancha para fiscalização

Rio Grande passará a contar com uma moderna embarcação que será utilizada na fiscalização da pesca predatória na região. A lancha foi adquirida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), sendo desembarcada no final da manhã da última quarta-feira no cais do Porto Novo, quando então foi levada para o Yacht Club do Rio Grande. Esta é a primeira vez que o Estado contará com este tipo de embarcação. Na próxima sexta-feira, às 15h, na Capitania dos Portos, o representante da empresa Intec - vencedora do edital de licitação que consistiu na compra de cinco lanchas do mesmo modelo por parte do MPA - entregará oficialmente a embarcação para o secretário-executivo do ministério, Dirceu Lopes.

O secretário explica que se trata de uma ação de governo na busca de soluções quanto aos problemas de abuso de frotas não-autorizadas à pesca de determinadas espécies. "A disponibilização desta embarcação é uma consequência à determinação de lei que prevê que o MPA seja órgão corresponsável pela fiscalização do estuário nesta região. Através da permanência da lancha no Município, será possível viabilizar ações com maior assiduidade e planejamento, através de um trabalho organizado a ser desenvolvido por diversos órgãos controladores, entre eles os ligados ao meio ambiente", declara Dirceu Lopes. Ele ressalta que a lancha atracada em Rio Grande seria encaminhada ao Maranhão. No entanto, ela foi trazida à região devido à necessidade de uma embarcação deste porte no Município, a fim de controlar de forma mais efetiva a pesca predatória. Lopes afirma que até o final de 2010 o Ministério deverá adquirir um total de 27 lanchas que serão distribuídas entre todas as regiões do país. A licitação foi realizada em dezembro do ano passado, e o contrato entre a Intec e o MPA ocorreu em janeiro deste ano.Além do Rio Grande, Florianópolis, Fortaleza, Belém e o Maranhão também serão contempladas com este tipo de embarcação.

A lancha tem 12 metros e pode ser utilizada na fiscalização da pesca em alto-mar. Foi projetada após longo período de pesquisa, no qual foram observados requisitos de alto grau de qualificação técnica e de complexidade requeridos para uma embarcação destinada à fiscalização da pesca. O modelo está equipando a frota de várias instituições para fiscalização da pesca em todas as regiões costeiras do país. A lancha foi montada com os mais avançados materiais e aplicação de tecnologia de ponta, como o processo de infusão a vácuo, que eleva a resistência e durabilidade da embarcação. Sua operação é feita com total segurança e excelente desempenho em condições extremas de navegação.

A lancha tem longa vida útil e baixo custo de manutenção, e o desenho do casco é diferenciado proporcionando navegação seca e macia. Equipada com motores Volvo Penta de 370 hps eletrônicos, a embarcação apresenta alto rendimento, potência e resistência. Além de radar, sonda, GPS, AIS, rádios VHF SSb e salvatagem. Em mar aberto, a embarcação tem autonomia de até 350 milhas náuticas a uma velocidade de cruzeiro de 26 nós. A versão acomoda com bastante conforto até quatro passageiros para pernoite. E dispõe de quatro beliches, armários de proa espaçosos, banheiro com ducha, cozinha completa. O espaço interno foi pensado prevendo a circulação livre dos passageiros.

Fonte:Jornal Agora

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Um sistema de alta pressão, no Litoral Sul do Brasil, mantém o tempo firme e os ventos predominantes de nordeste. O mar fica pouco agitado. Alertas: HOJE e AMANHÃ, VENTOS MAIS INTENSOS DE NE NO PERÍODO DA TARDE.

Previsão para hoje (29/10/2009) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo firme com sol entre poucas nuvens na área de pesca.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de NE a N, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Tempo firme com sol entre poucas nuvens na área de pesca.

Sábado, ventos de NE a NW, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Tempo firme com sol entre poucas nuvens na área de pesca.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Um sistema de alta pressão, no Litoral Sul do Brasil, mantém o tempo firme e os ventos de leste a nordeste na área de pesca. O mar fica pouco agitado. Alertas: HOJE e AMANHÃ, SEM ALERTA.

Previsão para hoje (29/10/2009) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de S a E, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo firme com sol em boa parte da área de pesca e mais nuvens ao norte de Florianópolis por influência da circulação marítima.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de W a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Tempo estável com predomínio de sol.

Sábado, ventos de NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais intensas ao sul de Florianópolis. Ondas de NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Tempo estável com predomínio de sol.

Fonte: Epagri/Ciram