São Mateus recebe Telecentro do Ministério da Pesca e Aquicultura

Inclusão Digital é um dos grandes avanços do Ministério da Pesca e Aqüicultura que vem disponibilizando aos pescadores e aquicultores brasileiros alcance às novas tecnologias.  A mais recente unidade a ser inaugurada é na cidade de São Mateus, no Espírito Santo. A solenidade inicia às 10hs do dia 31 de outubro e contará com a presença do Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura do Estado, Cledson de Sousa Felippe e o Presidente da APESCA (Associação de Pesca) no centro de Vivência Campo Grande de Barra Nova.

O Ministério da Pesca e Aquicultura desenvolve o projeto de inclusão digital, chamado Maré Telecentro da Pesca em vários estados do país, com intuito de estabelecer uma política nacional para o setor. ``Queremos aliar o desenvolvimento e o fomento da pesca e da aqüicultura nacional, de forma sustentável, sob as perspectivas econômicas, social e ambiental´´ disse João Dias Machado, Coordenador Geral de Pesca Artesanal do MPA. Mais Inclusão. O Telecentro funcionará no Centro de Vivência Campo Grande de Barra Nova, que fica no litoral norte de São Mateus – ES. O projeto atenderá direta ou indiretamente cerca de seiscentas famílias de quatro regiões de Barra Norte, Norte, Sul e comunidade Nativo.

O Projeto iniciou-se no ano de 2004 com cinco pilotos um em cada região do país. Além de 32 já instalados, a meta do Ministério da Pesca e Aquicultura é entregar 120 Telecentros completos por todo o Brasil até o ano de 2010. Os Telecentros funcionam como fator importante para organização social da produção e para o resgate da autoestima das pescadoras e pescadores artesanais. O Telecentro é um novo direito de comunicação e esse direito está incluindo o lazer e a cultura, pois os pescadores e pescadoras recebem também máquinas fotográficas digitais, telões e Data Show e vídeos para auxílio na aprendizagem. ``Além de contarmos com a parceria da Embrapa na instalação de bibliotecas´´, explica o Coordenador Geral de Pesca Artesanal do MPA.

Fonte:ES Hoje

Trabalho aprova ampliação das atribuições do engenheiro de pesca

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público aprovou na quarta-feira (28) proposta que amplia as atribuições dos engenheiros de pesca, permitindo que façam inspeção e a fiscalização sanitária, higiênica e tecnológica das fábricas de conservas de pescado. Atualmente, conforme a Lei 5.517/68, essa é uma das atribuições privativas de médicos veterinários. A proposta (PL 3352/08) foi aprovada na forma de emenda do relator, deputado Wilson Braga (PMDB-PB), que altera todo o projeto do deputado Flávio Bezerra (PMDB-CE), mas mantém seu objetivo.

Além de mudar a Lei 5.517/68, que regulamenta a profissão de veterinário, a proposta altera a Lei 5.194/66, que regulamenta as profissões de engenheiro, arquiteto e agrônomo. Em relação a esta última, a proposta inclui, entre as atribuições dos engenheiros, atividades relacionadas à produção pesqueira e aquícola, como realização de estudos, projetos, planejamento, fiscalização, perícias, pareceres etc. O relator concordou com o autor, quanto à necessidade de transferir aquela atribuição de veterinários para os engenheiros de pesca, mas considerou "pouco feliz" a técnica legislativa do projeto original. O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Senado.

Fonte: Agência CÂmara dos Deputados

Não é história de pescador

As surpresas continuam acontecendo nas águas das lagoas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O comerciante e pescador Jarmeson Lunardi, 42 anos, casado, conhecido no Bairro Solar do Madeira, em Contagem, como "Alemão", não acreditou no que viu, quando, às 7h30 de quinta-feira (29) ele, que estava de pé na parte rasa da represa Várzea das Flores, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, viu passar a menos de um metro nada mais nada menos que uma carpa com mais de um metro de comprimento. Ele estava pescando traíras e carpas e jogou a vara de pescar para a margem para agarrar o grande peixe. Ao conseguir arrastá-lo para fora da água o pescador constatou que o peixe tinha um metro e 26 centímetros de comprimento e pesava mais de 60 quilos.

Este foi récorde dos últimos anos na Lagoa Várzea das Flores, lugar onde os pescadores estão acostumados com as notícias de grandes peixes saindo das águas para as mãos dos homens e adolescentes que costumam passar dias inteiros na beirada da lagoa em busca do peixe para o almoço, para a janta e para vender. O último grande peixe apanhado na área do do Bairro Solar do Madeira, há pouco menos de quatro anos, pesava cerca de 80 quilos e tinha mais de 1,30 metros de altura. Antes e depois dessa pescaria récorde, outras carpas com 20, 30, 40 metros foram pescadas na região e a captura de um peixe desse tamanho já não constitui notícia que provoque curiosidade. "Eu levei um susto quando vi aquele peixe passando perto de mim, na lagoa", disse o pescador Jarmeson Lunardi, que possui um estabelecimento na margem da lagoa onde o peixe é um dos pratos mais consumidos. "Eu estava pescando, de pé na lagoa, quando vi um vulto passando muito perto de mim. Prestei atenção e vi que era um peixe, uma carpa, com um tamanho que a gente não vê facilmente por aqui. E o pior é ele não correu de mim, na água, como seria normal e pude apanhá-lo e arrastá-lo com os braços. Depois que levei o peixe para fora da água é que vi porque ele não tinha escapado: ele estava com uma parte do corpo cortado e deve ter sido atingido pelo casco de algum barco ou até um jet-ski. Ele estava muito mole e não conseguiu fugir quando avancei na direção dele".

Quando a notícia sobre a carpa com mais de 60 quilos começou a correr a região, muitas pessoas correram até o Bairro Solar do Madeira para ver o "bichão" que morreu depois de ser retirado da lagoa. O tamanho do peixe chamava a atenção de homens, mulheres e crianças e a curiosidade de todos era saber quantas pessoas poderiam ser alimentadas pela carpa. Ao que o pescador Jarmeson respondeu afirmando que o grande peixe não seria devorado: "primeiro porque peixe grande assim não dá para comer porque ele tem muita gordura. E segundo porque eu vou tentar mandar embalsamar esse peixe para colocá-lo no meu restaurante, para que todo mundo possa vê-lo". A preocupação do pescador é de exibir o peixe para que ninguém possa dizer que ele estava contando uma história de pescador, quando tirou da lagoa uma carpa com mais de 60 quilos.

Esta é a segunda vez que um pescador amador tira das águas de uma lagoa da Região Metropolitana de Belo Horizonte um grande peixe. No começo deste mês o pescador José Natalício Filho, 41 anos, casado, conseguiu a façanha de pescar, com um anzol comum, uma carpa com mais de 15 quilos na Lagoa da Pampulha, no Bairro São Luiz, nas proximidades do Mineirinho. As duas lagoas, Pampulha e Várzea das Flores, têm suas águas poluídas mas, segundo pescadores possuem grandes peixes que podem ser encontrados facilmente nas águas mais profundas.

No caso desta quinta-feira (29), em Contagem, pescadores que foram ver a carpa com mais de 60 quilos afirmaram que acreditam que existam carpas com até 90 ou mais quilos na Várzea das Flores, apesar de ninguém nunca ter visto ou pescado algum peixe tão grande assim. Mas, de acordo com Jarmeson Lunardi, "essa lagoa, Várzea das Flores, tem muitos peixes grandes e não será surpresa se alguém conseguir pescar algum tão grande assim".

Fonte: Jornal Diário

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Entre esta sexta-feira e o final de semana, um sistema de alta pressão, com centro no oceano entre o Litoral do RS e SC, mantém as condições para sol na maior parte do Litoral gaúcho e ventos predominantes de NE a N. Na região de Rio Grande um sistema frontal semi-estacionário, irá influenciar o tempo, ocasionando mais nebulosidade e chances de chuva com trovoadas. Alertas: HOJE e AMANHÃ, VENTOS FORTES.

Previsão para hoje (30/10/2009) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de NW a NE, força 2 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Tempo firme com sol no setor norte da área de pesca. No sul entre Rio Grande e Chuí, condições de mais nuvens e chances de chuva com trovoadas.

Previsão para amanhã Sábado, ventos de NW a SE, força 2 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de NE a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Tempo firme com sol no setor norte da área de pesca. No sul entre Rio Grande e Chuí, condições de mais nuvens e chances de chuva com trovoadas.

Domingo, ventos de NE a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de E a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Tempo firme com sol no setor norte da área de pesca. No sul entre Rio Grande e Chuí, condições de mais nuvens e chances de chuva com trovoadas.

Tendência: Na terça-feira a frente fria ganha força e avança para norte atuando no RS, ocasionando chuva e condições de temporal em todo o Litoral gaúcho. A instabilidade avança e chega a SC e PR durante a quarta-feira, permanecendo até quinta-feira com condições de chuva. Na virada do vento de norte para sul as rajadas passam de 30kt tanto no litoral do RS e SC. O mar fica mais agitado no decorrer de terça-feira com ondas entre 2.0 e 2.5m.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Entre esta sexta-feira e o final de semana, um sistema de alta pressão, com centro no oceano entre o Litoral do RS e SC, mantém as condições para ventos de NE e dias com sol e alta temperatura. Alertas: HOJE e AMANHÃ, SEM ALERTA.

Previsão para hoje (30/10/2009) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de W a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Tempo estável com predomínio de sol.

Previsão para amanhã Sábado, ventos de NW a NE, força 2 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Tempo estável com predomínio de sol.

Domingo, ventos de NW a NE, força 2 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Tempo estável com predomínio de sol.

Fonte: Epagri/Ciram.