Notícias
Representantes do SINDIPI acompanham apresentação de trabalhos de doutorado na UNIVALI
Nesta semana está sendo realizada na Univali de Itajaí a defesa dos trabalhos de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental – PPCTA. Trabalhos que apresentam demandas, necessidades e dificuldades enfrentadas na pesca industrial.
As produções científicas estão sendo acompanhadas pela diretoria e coordenadoria técnica do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região – SINDIPI. Nesta terça-feira (22) o presidente Giovani Monteiro, esteve presente na apresentação da aluna Vanessa Mafra Pio que apresentou um estudo sobre o desempenho biológico, econômico e social do antigo e atual modelo de gestão da pescaria de corvina com redes de emalhar por meio da aplicação de modelos bioeconômicos, subsidiando informações para o aprimoramento da gestão dessa pescaria. Parte das informações usadas no trabalho realizado por Vanessa contou com a participação de associados do SINDIPI que auxiliaram no repasse de informações por meio de entrevistas.
Já nesta quarta-feira (22) a oceanógrafa Paula Capozza Tebaldi Gerhardinger acompanhou a defesa de tese do aluno Fernando Niemeyer Fiedler. O trabalho de Fernando analisou as diferentes estratégias das frotas nacional e estrangeira (arrendada) de espinhel de superfície no Sudeste/Sul do Brasil entre os anos de 1996 e 2014, avaliando sua dinâmica, tecnologias empregadas e a legislação incidente.
Para o presidente do SINDIPI, Giovani Monteiro, os trabalhos produzidos na academia devem ser usados para auxiliar na manutenção e desenvolvimento das diversas modalidades de pesca. “Essas produções acadêmicas contam com dados importantes, conteúdo baseado em informações reais. É isso que o setor vem buscando nos últimos anos e devemos saber como usar tudo isso a nosso favor. Além disso, são subsídios para tomada de decisões ambientais e sócio econômicas, visando a sustentabilidade, finaliza Giovani.