Representantes de diversas entidades unem forças pelo setor pesqueiro em Itajaí

REPRESENTANTES DE DIVERSAS ENTIDADES UNEM FORÇAS PELO SETOR PESQUEIRO EM ITAJAÍ

Representantes do Instituto Anjos do Mar Brasil – IAMB, AMPROMAR, SEPESCA e da Superintendencia do Porto de Itajaí estiveram hoje reunidos com para discutirem o andamento do Projeto Anjos do Mar Santa Catarina.
Na ocasião foram discutidas ações já realizadas e metas futuras a serem atingidas.
O intuito é mobilizar a iniciativa pública e privada para viabilizar a instalação da base Anjos do Mar para monitoramento e atendimento emergencial às embarcações que necessitarem de apoio num raio de 100 milhas náuticas a partir da Foz do Rio Itajai.
Esta base funcionará 24 horas, 7 dias por semana e estará interligada com a Capitania do Portos, Rádio Costeira de Itajaí e com a Estação Costeira dos Navegantes para que se tenha uma rápida resposta às situações de emergência no mar.

Nilson José de Souza, presidente da AMPROMAR, autor do projeto Saúde à Bordo e coordenador da Radio Costeira de Itajaí, falou sobre a necessidade de serviços desta natureza, já que está ligado ao setor há mais de 30 anos e sabe das dificuldades que os pescadores enfrentam no seu dia a dia de trabalho no mar.

O Superintendente do Porto de Itajai, Antonio Ayres do Santos se colocou à disposição para auxiliar no que for possível, lembrando que o Porto de Itajaí já concedeu um conteiner e uma área para instalação da Base no terreno do Porto, na praia do Atalaia, em Itajaí.

O Secretário de Pesca e Aquicultura de Itajaí, Agnaldo Santos destacou a importância das atividades a serem desenvolvidas, bem como o apoio da SEPESCA ao Instituto Anjos do Mar Brasil, buscando apoio governamental para viabilizar a implementação das instalações.

Marcelo Ulysséa, presidente do IAMB expôs a necessidade da ativação da base 24 horas, para que no Congresso Internacional a ser realizado na China em agosto, seja possivel pleitear a doação de uma embarcação de resgate de organismos internacionais. O IAMB já conta com apoio de diversos empresários, mas ainda está precisa de vários materiais e equipamentos tais como barco inflável, móveis, conteineres e apoio financeiro.

Na parte da tarde Marcelo e Nilson participaram do programa Frente à Frente na Rádio Camboriú, ocasião em que discutiram juntamente com Nenito Costa todo o andamento do setor e a importância do projeto Anjos do Mar Santa Catarina. Nenito se colocou à disposição para auxiliar na divulgação da atividades, bem como na importância dos vereadores da região conhecerem o projeto e através do PARLAAMFRI, poderem dar apoio a realização do mesmo à nível de governo federal.

Empresários e pessoas que quiserem mais informações e puderem ajudar podem entrar em contato pelo anjosdomar@anjosdomar.org
Texto e Fotos: Marcella Silvestro
Instituto Anjos do Mar Brasil