Recursos de emenda parlamentar garantem construção de Núcleo de Aquicultura e Pesca

Recursos de emenda parlamentar garantem construção de

Núcleo de Aquicultura e Pesca

No próximo mês de setembro deverá ser realizada a licitação para construção do Núcleo de Tecnologias Aquícolas e Pesqueiras da Embrapa Amapá. O prédio vai abrigar laboratórios para experimentos de produção de larvas, estudos de sanidade de peixes, melhoramento genético e uma minifábrica de ração para fins de pesquisas. Os recursos para a obra estão garantidos por meio de uma emenda parlamentar da deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) ao Orçamento Geral da União de 2009, no valor de R$ 800 mil.

Para o chefe-geral da Embrapa Amapá, Silas Mochiutti, a iniciativa da deputada Janete Capiberibe demonstra o reconhecimento da importÂncia da pesquisa para a geração de tecnologias que geram segurança alimentar e renda para comunidades ribeirinhas. ``Desde os primeiros contatos da deputada com a Embrapa Amapá, compartilhamos a visão de desenvolvimento sustentável a longo prazo para o estado, buscando conciliar sua capacidade de articulação parlamentar com a nossa necessidade de pesquisas permanentes em aquicultura e pesca´´, disse Mochiutti.

Fonte:Empresa Brasileira de Pesquisa

Vinte e seis pesquisadores confirmam participação no

Congresso Brasileiro de Peixes Nativos

Vinte e seis palestrantes confirmaram presença para o 2º Congresso Brasileiro de Peixes Nativos de água Doce, que acontece de 25 a 28 de agosto, no Centro de Eventos do Pantanal. Durante o evento também será lançado o Programa Mato-grossense de Desenvolvimento da Aquicultura, o Criar Nágua, e o 1º Encontro Mato-grossense de Aquicultura. Os pesquisadores vão ministrar as palestras e os minicursos do congresso. No primeiro dia do evento, haverá cinco minicursos. O primeiro é sobre ``Avaliação bromatológica de rações comerciais´´ das 9 horas ao meio-dia, no mesmo horário ainda haverá outros cursos de três horas de duração como ``Manutenção da qualidade do pescado: da despesca à mesa do consumidor´´, ``Boas Práticas na piscicultura em tanques-rede´´ e ``Gestão financeira para empreendimentos piscícolas´´.

No período da tarde, das 14 horas às 17 horas haverá o minicurso ``Análise sensorial do pescado´´. O ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, fará a palestra sobre a situação atual da piscicultura no Brasil e perspectivas, às 19 horas.O segundo dia de evento será marcado por palestras como a de boas práticas para manejo em qualidade da água, alimentação e nutrição de peixes redondos, conservação de espécies nativas, produção de tambaqui. Estão programadas também mesas-redondas para debater o manejo sanitário em piscicultura, diagnóstico e doenças parasitárias, doenças causadas por agentes microbianos e avanços terapêuticos em pisciculturas e as medidas de prevenção sanitária em piscicultura.

O Encontro dos Aquicultores ocorrerá no terceiro dia do Congresso Brasileiro sobre ``Ranicultura: da criação ao processamento´´, além de palestras sobre peixes híbridos, manejo de reprodutores de pirarucu, espécies nativas com potencial para regiões de clima frio, larvicultura de peixes carnívoros neotropicais, além de mesas-redondas.

No quarto e último dia do Congresso de Peixes, a legalização e implantação da piscicultura será debatida no Encontro dos Aquicultores, bem como a palestra sobre como empreender e maximizar os lucros da atividade. Também será exposto o panorama da crocodilicultura no Brasil, a piscicultura ornamental, além de outros temas.

O 2º Congresso Brasileiro de Peixes Nativos de água Doce é uma realização do Governo de Mato Grosso e a Associação dos Aquicultores de Mato Grosso (Aquamat), com promoção da Embrapa, Aquabio, Ministério da Pesca e Aquicultura e co-realização da Unemat e UFMT. O evento tem como parceiros o Sebrae, Rações VB, Delicious Fish, CNPq, Eletrobrás, Nutriara, Casa do Peixe, Piscicultura Buriti, Fapemat, Banco do Brasil, Panorama da Aquicultura, Trevisan, Eletronorte. O apoio é do Centro de Aquicultura da UNESP, Embrapa Agropecuária Oeste, Sistema CFbio, Universidade Federal de Lavras, Famato, Pap Rações, CRMV/MT e AMM.

Fonte:Circuito de Mato Grosso

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Nesta terça e quarta-feira, um sistema de alta pressão no Sul do Brasil deixa o tempo firme com presença de sol e temperaturas em gradativo aumento, na área de pesca. Alertas: HOJE, VENTOS FORTES. AMANHÃ, VENTOS FORTES.

Previsão para hoje (12/08/2009) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 60 km/h. Ondas de SE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.5 m. Formação de nevoeiros na madrugadae ninício da manhã e tempo estável com sol durante o dia na área da pesca.

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de NE a NW, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de E a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Na quinta-feira, tempo estável com sol e temperaturas em elevação na área da pesca.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Nesta terça e quarta-feira, um sistema de alta pressão no Sul do Brasil deixa o tempo firme com presença de sol e temperaturas em gradativo aumento, na área de pesca. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, VENTOS FORTES.

Previsão para hoje (12/08/2009) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de NE a N, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 50 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.0 a 2.0 m. Na quarta-feira, tempo estável com sol e temperaturas baixas na área da pesca.

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de NE a N, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 60 km/h. Ondas de E a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Na quarta-feira, tempo estável com sol e temperaturas baixas pela manhã e em elevação no dia, na área da pesca.

Fonte: Epagri/Ciram.