Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Rádio Costeira realiza 1953 atendimentos em fevereiro

Qualquer embarcação que estiver no mar não precisa se preocupar, pois a Rádio Costeira de Itajaí funciona 24h por dia e atende todas as embarcações que a acionarem. A Rádio Costeira permite o contato dos pescadores em alto mar com os parentes na cidade, além de repassar orientações e dicas para o melhor andamento das atividades pesqueiras.

No mês de fevereiro foram realizados 1953 atendimentos. Desses, 1494 foram contatos e informações registradas. De previsão do tempo foram 196 transmissões; 83 transmissões solicitadas pela Marinha da embarcação: BGP CHALLENGER (Navio Sísmico); 28 dicas de saúde e segurança e 24 transmissões solicitadas pelo Sitrapesca da embarcação Rio Madeira.

Das informações de posição, foram: 431 saindo a Barra de Itajaí; 321 entrando a Barra de Itajaí; 281 embarcações trabalhando; 158 testes de rádio com embarcações; 126 solicitações de previsão do tempo; 85 atracados; 33 navegando para os pesqueiros; 26 recados comerciais; quatro recados particulares das embarcações; uma solicitação de saúde e segurança e oito outras informações e ocorrências.

O horário de maior movimento foi das 06h às 12h, com 837 registros, sendo 252 registros de embarcação trabalhando e 168 registros de posição saindo da Barra. No horário das 12h às 18h foram 416 registros, sendo 170 registros de embarcação saindo da Barra e 103 registros de embarcação entrando na Barra.

Foram oito ocorrências importantes: cinco problemas mecânicos, duas urgências, embarcação à deriva e a segunda acidente a bordo da embarcação Rio Madeira e um aviso de nascimento. Além do pedido da Spectrun Geo do Brasil para avisar as embarcações na região sobre a atividade do Navio Sísmico.

A embarcação que precisar da Rádio Costeira, basta entrar em contato através dos rádios VHF (Canais 16 e 22) e SSB (Canais 4425.60 e 5300), pelo telefone (47) 3346-4470, ou acompanhar o serviço pela internet. No site, você digita o nome da embarcação e lá é possível saber se os pescadores estão no mar e em qual cidade eles se encontram.

Sua equipe de profissionais especializados opera com seis equipamentos com seis frequências diferentes. A equipe conta com um médico para atender aos casos de emergência e um profissional da Univali que, de hora em hora, transmite as informações meteorológicas.

Fonte: Prefeitura de Itajaí