Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Rádio Costeira divulga relatório do mês de junho

O ano de 2015 está sendo movimentado na Rádio Costeira. Apenas no mês de junho, foram realizados 2621 atendimentos, sendo 2164 contatos/informações registradas, 210 transmissões programadas de Previsão do Tempo, 83 transmissões Spectron Geo do Brasil, 30 transmissões da APA Marinha (defeso sardinha) e 06 transmissões de Homem ao Mar.

Dos 2164 contatos/informações registradas, os números de informações de posição foram 919 embarcações trabalhando; 297 saindo a Barra de Itajaí; 227 entrando a Barra de Itajaí; 203 testes de rádio com embarcações; 203 navegando para os pesqueiros; 112 solicitações de previsão do tempo; 91 recados comerciais; 47 atracado; 29 ancorado/mau tempo; 27 recados particulares das embarcações e 9 outras informações (ocorrências).

A Rádio Costeira trabalha 24h por dia, mas no mês de junho o horário de maior movimento foi das 06h às 12h, com 1028 registros, sendo 410 registros de embarcação trabalhando e 130 registros de posição saindo a Barra de Itajaí. No horário das 12h às 18h foram realizados 808 registros, sendo 181 registros de embarcação trabalhando e 107 registros de embarcação saindo da Barra de Itajaí.

A Rádio Costeira atendeu duas ocorrências relacionados ao desaparecimento de tripulantes ao mar, uma no dia 02/06, encontrado pela embarcação Mericia II e o outro desaparecimento foi o tripulante da embarcação Paulo Henrique M, dia 24/06 às 08h e ainda não foi encontrado. A Rádio Costeira está fazendo transmissão diária a pedido da família para as embarcações na área. Das nove ocorrências do mês, as outras foram uma relacionada à saúde de familiares; três com problemas mecânicos; três barcoa à deriva com problemas (foi providenciado reboque).

A Marinha do Brasil solicitou transmitir diversos avisos de mau tempo na costa. O IBAMA, através da APA Marinha Litoral Centro solicitou transmitir aviso sobre o Defeso da Sardinha. Além destas ocorrências, foi mantido o pedido da Spectrun Geo do Brasil para avisar as embarcações na região sobre a atividade do Navio Sísmico. Houve também diversas solicitações de embarcações de recreio (lanchas, iates e veleiros) solicitando informações sobre a previsão do tempo.

 

Fonte: Prefeitura de Itajaí