Projeto Peixe Santo deve comercializar cerca de 500 toneladas em Cuiabá

O Projeto Peixe Santo foi criado pela Prefeitura de Cuiabá em 1991. O Projeto desde o seu início teve como objetivo garantir a carne de peixe a preços mais acessíveis, no período da Semana Santa e também para garantir a tradição religiosa, o que provocava a elevação do preço do pescado. A Prefeitura de Cuiabá designou uma equipe de profissionais para iniciar um trabalho junto as colônias de pescadores. O público alvo foi ampliado nos últimos anos com a inclusão dos piscicultores da baixada cuiabana, que puderam colocar seus produtos à venda direta ao consumidor, em locais de grande fluxo populacional, proporcionando dessa forma melhores condições de comercialização do peixe, com um preço mais acessível a população, e de acordo com as condições dos produtores.

O Projeto se concretizou com o passar dos anos, registrando uma comercialização cada vez maior. Um exemplo disso são os registros referentes a 2005, primeiro ano da administração Wilson Santos, quando foram comercializadas 320 toneladas de peixe, chegando ao ano de 2009 com 450 toneladas; enquanto isso, os postos, que eram cerca de 50 em 2004, passaram para 115 no ano passado, espalhados por toda a cidade. Em 2010 a Prefeitura de Cuiabá prevê um incremento de 30 toneladas nas vendas, já que foram incorporados ao processo os produtores do Projeto Peixe Nosso. O município para realização do Peixe Santo, conta com a parceria das Secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, VigilÂncia Sanitária, Aquamat, Piscicultores da baixada cuiabana, Sebrae/MT e Polícia Militar de Mato Grosso.

Fonte:O Documento

Preços de pescado apresentam variações de até 175%

O levantamento do Procon sobre preços de pescado em Campo Grande mostrou que a variação do produto chega a 175,95% entre os 13 estabelecimentos pesquisados. Em relação à última pesquisa feita no ano passado, nos dias 23 e 24 de março, os pescados apresentaram queda de 13,67% nos preços. Segundo o superintendente do Procon, Lamartine Ribeiro, a diferença de preços entre os supermercados é muito grande já que as especificações dos produtos são exatamente os mesmos. ``No caso do quilo da sardinha inteira, que teve variação de 175,95%, o consumidor pagaria quase três vezes mais pelo produto. Isso mostra que o consumidor precisa fazer pesquisa antes de comprar pescado para a Semana Santa´´, explica. As maiores variações apontadas pela pesquisa, que avaliou 28 itens, feita nos dias 15 e 16 deste mês, foram: sardinha inteira kg (175,95%); sardinha limpa kg (173,87%); Curimba eviscerada kg (84,87%); filé de Merluza kg (68,43%); filé de Pintado de rio kg (67,51%) e Pintado em posta de rio kg (60,40%).

Fonte:Conjuntura On Line

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Uma frente fria, entre o litoral do RS e sul de SC, provoca chuva e trovoadas isoladas, principalmente ao norte de Mostardas, nesta segunda e início da terça-feira. No setor sul da área de pesca o tempo fica mais firme. Alertas: Rajadas mais intensas de vento, associadas à temporais ao norte de Mostradas, entre hoje e amanhã. MAR AGITADO.

Previsão para hoje (22/03/2010) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de NW a S, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de NE a E de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Tempo instável com chuva e risco de temporal isolado ao norte de Mostardas. No restante da área de pesca, nebulosidade variável com aberturas de sol.

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de NW a S, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de S a SE de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 m. A frente fria ainda influência as condições de tempo, que permanece instável com chuva e temporal isolado ao norte de Mostradas. No restante da área de pesca, nebulosidade variável com aberturas de sol.

Quarta-feira, ventos de S a SE, força 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Um sistema de alta pressão avança pelo Sul do Brasil, deixando o tempo firme na área de pesca.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Uma frente fria, entre o litoral do RS e sul de SC, provoca chuva e trovoadas isoladas. Risco de temporal isolado entre a tarde desta segunda e a manhã de terça-feira. Alertas: Rajadas mais intensas de vento, associadas à temporais isolados.

Previsão para hoje (22/03/2010) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de NE a NW, força 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Tempo instável com condições de chuva e trovoadas. Risco de temporal isolado.

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de NW a SE, força 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de SE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Tempo instável com chuva e risco de temporal isolado.

Quarta-feira, ventos de S a SE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Um sistema de alta pressão avança pelo Sul do Brasil, deixando o tempo firme na área de pesca. No setor norte da área de pesca, o tempo ainda permanece instável com condições de chuva.

Fonte: Epagri/Ciram.