Prevista para setembro, manobra do dique flutuante da Navship tem apoio da pesca

Está prevista para setembro a manobra do dique flutuante Atlas. Produzido às margens do Rio Itajaí-Açu, em Navegantes, o dique será transportado para o Rio de Janeiro pelo mar. A manobra que levará a estrutura de 127 metros de comprimento até a boca da barra, foi tema de uma reunião realizada na semana passada na sede do estaleiro Navship.

No encontro estavam representantes do estaleiro, da Praticagem e da Marinha do Brasil, como o Capitão dos Portos de Santa Catarina, Capitão de Mar e Guerra Rodrigo de Araújo Cid Santa Rita, e o delegado da Capitania dos Portos de Itajaí, Capitão de Fragata Eduardo Rodrigues de Lima. O presidente do SINDIPI, Agnaldo Hilton dos Santos, reforçou a todos o apoio do Setor Pesqueiro à iniciativa. “A construção naval, assim como a pesca, é de extrema importância para a economia catarinense e nós vamos apoiar para que tudo transcorra perfeitamente”, frisou.

Desde o primeiro semestre o SINDIPI vem comunicando seus associados sobre a manobra de deslocamento do dique, que deve interditar o canal por cerca de três horas. Feito de aço, o dique tem 127 metros de comprimento, 49 metros de largura e 17 metros de altura e serve para emergir navios acima do nível da água para executar serviços de docagem de classe e reparos de embarcações. A estrutura será levada ao Rio de Janeiro e sua passagem pelo canal do rio Itajaí-Açu está prevista para setembro, mas a data ainda não foi confirmada.