Prêmio Oceanus: ExpoMar destaca inovações no setor de pescados

A ExpoMar 2024, realizada de 09 a 11 de julho, solidificou-se como o principal fórum de discussão sobre estratégias para o desenvolvimento sustentável do setor pesqueiro. Reunindo as principais lideranças do setor, pescadores artesanais, armadores de pesca, maricultores, indústrias de processamento de pescados, pesquisadores, estudantes e fornecedores da cadeia de suprimentos, o evento proporcionou uma plataforma para compartilhar expertise e tecnologias voltadas para uma pesca e maricultura sustentáveis e competitivas.

ENTREGA DO PRÊMIO OCEANUS 2024

No dia 11 de julho, antecedendo a abertura oficial da ExpoMar 2024, ocorreu a entrega do Prêmio Oceanus da Pesca, Maricultura e Piscicultura. O prêmio, inspirado na mitologia grega, onde Oceanus é o filho primogênito de Urano e Gaia, simboliza o fluxo e refluxo das águas, sendo a origem de todas as massas líquidas e fontes de água do mundo. As categorias premiadas e seus merecedores foram:

1. INOVAÇÃO NA PESCA INDUSTRIAL

Homenageado: Blaze Comércio Exterior LTDA

O barco Blaze I, um inovador barco fábrica dedicado à pesca sustentável do peixe sapo, realiza capturas a 500 metros de profundidade, minimizando o impacto ambiental e maximizando a eficiência na captura. Com um sistema de ultracongelamento de última geração, congela até 8 toneladas por dia, preservando a qualidade e frescor do pescado.

2. INOVAÇÃO NA PESCA ARTESANAL

Homenageada: Colônia Z33

Destacada pela organização feminina, assistência e educação aos pescadores, além da implantação de estruturas de apoio às comunidades pesqueiras.

3. INOVAÇÃO NA MARICULTURA

Homenageada: Fazenda Marinha Fortaleza das Ostras

Fundada por Ariane Lopes e Andrew, a empresa se destaca pela produção e comercialização de ostras de qualidade certificada. Com inovações na gestão da produção, é um exemplo de empreendedorismo feminino e sucessão familiar na maricultura.

4. INOVAÇÃO NA PISCICULTURA

Homenageado: Acqua Sul Piscicultura

Com 26 anos no mercado, é uma das maiores produtoras de alevinos de tilápia do país, produzindo mais de 150 milhões de alevinos anualmente, de alta qualidade genética e adaptados ao clima frio do sul do Brasil.

5. PESQUISA E DESENVOLVIMENTO NA PISCICULTURA

Homenageada: EPAGRI

Desenvolve um programa de melhoramento genético da tilápia GIFT, importada da Malásia, visando produzir animais com alto desempenho zootécnico. Em 10 anos, distribuiu mais de 150 mil matrizes de tilápias para produtores de alevinos.

6. INOVAÇÃO NO ENSINO E PESQUISA EM PESCA

Homenageada: UNIVALI

Com mais de 30 anos de atuação, se destaca por programas e ações nas áreas de monitoramento estatístico pesqueiro, avaliação de estoques, desenvolvimento de programas de monitoramento a bordo de embarcações pesqueiras, entre outros.

SOBRE A EXPOMAR 2024

Com mais de 4 mil inscritos, 24 horas de painéis e palestras, e negócios gerando mais de R$ 60 milhões, a ExpoMar 2024 reafirmou Itajaí como a capital nacional da pesca. O evento contou com a Cozinha Show e o Corredor do Sabor, destacando a gastronomia de pescados, além de painéis e workshops focados na "Transformação Azul na Pesca e Aquicultura", alinhados ao conceito da FAO para uma visão sustentável da aquicultura e gestão eficaz na pesca.

A ExpoMar 2024 e o Prêmio Oceanus demonstraram o compromisso do setor pesqueiro com a sustentabilidade, inovação e competitividade, destacando a importância do desenvolvimento tecnológico e da gestão eficiente para a pesca e maricultura no Brasil.

REALIZAÇÃO, PATROCÍNIO E APOIO

A ExpoMAR é promovida pelo IFC Brasil – International Fish Congress & Fish Expo Brasil com a correalização do SINDIPI - Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região, Univali - Universidade do Vale do Itajaí, Fundep - Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação e prefeitura de Itajaí-SC.

Tem o patrocínio da Secretaria de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Caixa Econômica Federal, Ministério da Pesca e Aquicultura, Governo Federal, Banco do Brasil, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) e Faesc/Senar Santa Catarina.

A ExpoMar tem o apoio da Abipesca - Associação Brasileira das Indústrias de Pescados, ACAQ – Associação Catarinense de Aquicultura, Epagri - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Conepe - Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Peixe BR - Associação Brasileira da Piscicultura e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

expomar