Polícia Ambiental apreende 2 toneladas de peixes com embarcação irregular

Duas toneladas de dourado-do-mar e sete mil metros de espinhel foram apreendidos por um embarcação da Polícia Ambiental, na tarde de segunda-feira, na Ilha dos Búzios, em São Sebastião. O barco pesqueiro fazia pesca profissional sem licença, em uma área de proteção ambiental. Policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar Ambiental faziam patrulhamento marítimo ambiental, quando flagraram a embarcação, que usa o método de espinhel (aparelho de pesca formado por uma extensa corda na qual se prendem, de espaço em espaço, linhas armadas de anzóis). A embarcação foi levada a um píer em Ubatuba. O Departamento de Assistência Social da Prefeitura do município recebeu todos os peixes para doação. Além dos peixes, foram apreendidos os espinhéis e outros objetos utilizados para pesca. Foram aplicadas seis multas no valor de R$ 2.383,52 cada.

Fonte:A Tribuna

Programa de Direitos Humanos mobiliza 17 ministérios

O 3º Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), anunciado ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, envolve a atuação de 17 ministérios e 4 secretarias especiais, de acordo com o decreto de 20 páginas publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU). O programa prevê, entre outras diretrizes, a consolidação de modelo de desenvolvimento sustentável com inclusão social e econômica e ambientalmente equilibrado, integração democrática entre Estado e sociedade civil, garantia de direitos humanos de forma universal, promoção dos direitos de crianças e adolescentes e combate às desigualdades estruturais. Também prevê a transparência e participação popular no sistema de segurança pública e justiça criminal, prevenção da violência e profissionalização da investigação de crimes, garantia dos direitos de vítimas de crimes e proteção das pessoas ameaçadas, modernização da política de execução penal, melhoria do sistema penitenciário, prioridade para aplicação de penas e medidas alternativas às penas de prisão e promoção de um sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo. Segundo o decreto, participam do Comitê de Acompanhamento e Monitoramento do PNDH-3 representantes das secretarias especiais dos Direitos Humanos, de Políticas para as Mulheres, de Promoção da Igualdade Social e Secretaria-Geral da Presidência. Dos ministérios, participam representantes da Cultura, Educação, Justiça, Pesca e Aquicultura, Previdência, Saúde, Cidades, Comunicações, Relações Exteriores, Desenvolvimento Agrário, Combate à Fome, Esporte, Meio Ambiente, Trabalho e Emprego, Turismo, Ciência e Tecnologia e Minas e Energia.

Fonte:Hoje em Dia (MG)

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Na terça-feira uma frente fria, em deslocamento para alto mar, na altura do Litoral gaúcho, organiza áreas de instabilidade que mantêm a presença de muitas nuvens e as condições para chuva por alguns momentos do dia, sendo mais intensa entre a tarde e a noite, quando ocorre associada a descargas elétricas, em especial de Mostardas para o norte. Na quarta-feira permanece a condição de tempo instável, assim como as condições de chuva para a tarde e noite, em especial de Mostardas para o norte. Alertas: HOJE e AMANHÃ, VENTOS FORTES.

Previsão para hoje (22/12/2009) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de NE a E, força 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de E a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Tempo instável e condições de chuva no decorrer do dia. Na parte sul, ao sul de Mostardas condições de chuva mais fraca e o setor norte, permanece com condições de chuva mais intensa e com trovoadas isoladas, em especial no período da tarde.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de E a NE de 1.0 m e picos de 1.5 a 2.5 m. Tempo instável com variação de nuvens na parte norte da área de pesca e condições de chuva por alguns momentos. Na parte sul, ao sul de Mostardas condições de tempo mais firme com maior presença de sol.

Quinta-feira, ventos de NE a N, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.0 m. Aberturas de sol na manhã e condições de chuva com trovoadas e risco de temporal isolado, por causa do calor e do avanço de uma nova frente fria que chega ao sul do RS.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Na terça e quarta-feira, nevoeiros ao amanhecer e presença de muitas nuvens com aberturas de sol. Há condições para chuva fraca por alguns momentos, em especial na manhã. Entre a tarde e a noite, não se pode descartar a possibilidade de trovoadas isoladas na área de pesca. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, VENTOS FORTES.

Previsão para hoje (22/12/2009) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de E a NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de NE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Variação de nuvens e condições de chuva fraca por alguns momentos, sendo mais intensa a partir da tarde com trovoadas.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de NE a SE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Variação de nuvens e condições de chuva nas primeiras horas da manhã e posteriormente entre a tarde e a noite, quando ocorre associada a trovoadas.

Quinta-feira, ventos de E a NE, força 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Variação de nuvens e condições de chuva nas primeiras horas da manhã e posteriormente entre a tarde e a noite, quando ocorre associada a trovoadas.

Fonte: Epagri/Ciram.