Notícias
Plano de Gestão da Corvina é aprovado no CPG Demersais e defeso será em setembro
Na manhã desta terça-feira (25), durante a 3ª Reunião Extraordinária do Comitê Permanente de Gestão da Pesca e do Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros Demersais das Regiões Sudeste e Sul (CPG Demersais SE/S), foi aprovado o Plano de Gestão da Corvina (Micropogonias furnieri) das Regiões Sudeste e Sul. A proposta visa estabelecer diretrizes para gestão sustentável da espécie nessas regiões e foi elaborada pelo Grupo de Trabalho (GT) Corvina, do qual o SINDIPI faz parte. A reunião foi acompanhada pelos membros da Coordenadoria Técnica do SINDIPI, Geysa Marinho, Thaiza Barreto e Fernando das Neves, além do diretor João Joventino de Santos, armador da modalidade de emalhe.
O plano de gestão prevê a implementação do defeso para a Corvina entre os dias 1º e 30 de setembro, período de intensa atividade reprodutiva da espécie. Essa medida entrará em vigor assim que o Plano de Gestão for oficialmente publicado. Após a aprovação pelos membros do CPG Demersais, o próximo passo será o envio do documento ao setor jurídico do MPA e do MMA, órgãos responsáveis pela gestão compartilhada do recurso, para dar sequência ao processo de publicação.
Entre as sugestões levantadas durante a reunião desta terça-feira, a Coordenadoria Técnica do SINDIPI propôs uma ação secundária no tópico que trata da alteração do tamanho mínimo da corvina, com o objetivo de manter a conformidade com as disposições do § 1º do Art. 2º da Instrução Normativa nº 53, de 2005, que prevê isenção dos limites de tamanho mínimo de captura para espécies capturadas pelas modalidades da pesca de arrasto.