Pilar econômico e cultural, pesca de SC é destaque no Brasil

Santa Catarina tem se destacado cada vez mais no cenário nacional como um polo de excelência quando o assunto é pesca. Com uma tradição que se estende por gerações, a pesca catarinense tem se consolidado como um setor pujante e inovador, com um faturamento que supera em três vezes a do Estado de São Paulo e em 10 vezes o do Rio de Janeiro.

Aqui concentramos a maior e mais moderna frota industrial do país. Hoje, cerca de 80% das embarcações pesqueiras certificadas no país pertencem à frota catarinense, o que evidencia o investimento constante em tecnologia, qualidade e conformidade com os mais altos padrões nacionais e internacionais.

Neste ano, em parceria com o Sebrae, lançamos o Observatório da Pesca SINDIPI. Uma ferramenta que garante que o suor do trabalho de milhares de pessoas seja traduzido em números. Não é exagero dizer que além de ser fundamental para respaldar o Setor, a ferramenta vai subsidiar os gestores públicos. Isso ficou comprovado durante o período eleitoral, quando apresentamos os dados compilados pelo observatório aos futuros prefeitos da região. Para além da plataforma, a aproximação dos novos gestores com o SINDIPI é um passo importante para impulsionarmos o nosso Setor.

A pesca em nossa região e em Santa Catarina é muito mais do que um negócio. É um patrimônio cultural, uma fonte de renda para milhares de famílias e um motor para o desenvolvimento econômico. No SINDIPI, trabalhamos incansavelmente para fortalecer o setor, garantindo um futuro próspero para todos aqueles que vivem do mar.

palavra-do-presidente