Pescadores terão 120 fábricas de gelo ainda este ano

Até o final do ano, o trabalho de milhares de pescadores terá mudanças significativas: a construção de 120 fábricas de gelo em dez estados brasileiros. A iniciativa deve baixar o preço dos pescados oferecidos no mercado, e ainda aumentar a margem de lucro dos pescadores, que terão menor dependência dos atravessadores. A construção das fábricas é uma das medidas para fortalecer a cadeia produtiva da pesca artesanal e da aquicultura familiar. A atividade pesqueira, cujo produto é altamente perecível, contará com as fábricas instaladas em 34 municípios nos seguintes estados: Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

A administração das fábricas, financiadas pelo governo federal, será feita pelos próprios pescadores, por meio de associações e colônias. A seleção das entidades que receberão as fábricas de gelo foi feita, por meio de edital público, pelo Ministério da Aquicultura e Pesca. O ministério recebeu um total de 54 propostas, sendo que 34 delas foram habilitadas e classificadas. A lista completa das entidades selecionadas pode ser obtida no endereço www.presidencia.gov.br/seap.

Finalidade social das fábricas - A construção das fábricas será paga integralmente pelo governo federal. Após a construção, haverá a "permissão de uso" para as associações e colônias de pescadores. "O preço do gelo será estipulado pelos próprios pescadores nas assembleias locais", diz o Coordenador Geral de Pesca Artesanal do Ministério da Pesca e Aquicultura, João Dias Machado. Ainda segundo ele, o projeto tem forte caráter social. "Os valores cobrados dos pescadores será abaixo do mercado, isso porque não visará lucro, e sim a manutenção das fábricas". As associações e colônias ficarão responsáveis pela manutenção da fábrica como um todo, inclusive pelos motores e contas de luz e água.

Fonte:Global Research

Audiência pública discutirá pesca artesanal e industrial dia 27

A audiência pública que vai discutir a situação atual da pesca artesanal e industrial em Rio Grande acontecerá no próximo dia 27, a partir das 14h, no plenário da CÂmara Municipal. A realização dessa audiência foi uma proposição do vereador Paulo Renato Mattos Gomes (Renatinho-PPS), que teve o requerimento nº 102/09 aprovado pela unanimidade dos vereadores. Segundo o autor, a audiência pública não só terá por finalidade debater a pesca artesanal e industrial, como também assuntos abordados durante a 3ª Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca, que ocorreu de 30 de setembro a 2 de outubro deste ano em Brasília, evento coordenado pelo Ministério da Pesca. Serão discutidos ainda projetos de apoio ao setor pesqueiro, entre outros.

Estão sendo convidados para a audiência o ministro da Pesca, Altemir Gregolin, o secretário adjunto da Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Dirceu Lopes, representantes da Secretaria Municipal da Pesca, coordenadores de Pesca Artesanal e Industrial do MPA, Promotoria Pública, Sindicatos ligados à Pesca Artesanal e Industrial, Colônias Z-1 e Z-2, representantes do Ibama, do Foro da Lagoa e de empresas do setor pesqueiro, mais deputados, comunidade em geral e em especial pescadores.

Fonte:Jornal Agora

Portugal contra alteração das redes de pesca proposta por Bruxelas

Portugal considera "inoportuna" a aprovação da legislação proposta pela Comissão Européia para discussão sexta-feira no Conselho de Ministros da Agricultura e Pescas sobre a alteração das normas relativas à malhagem das redes de pescas utilizadas em águas comunitárias. Um porta-voz do Ministério da Agricultura e Pescas afirmou hoje à agência Lusa que medidas dessa natureza requerem a realização prévia "de um estudo sobre o respectivo impacto econômico e social, o que não aconteceu". O documento proposto pela Comissão prevê a substituição das redes atualmente em uso por outras de malha mais larga e o amento dos tamanhos mínimos dos peixes capturados.

Fonte:Exame

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Uma frente fria, associada a um intenso sistema de baixa pressão, atua no RS, deixando o tempo instável na área de pesca. Risco de temporal. Alertas: HOJE, VENTOS FORTES. AMANHÃ, MAR AGITADO E VENTOS FORTES.

Previsão para hoje (19/11/2009) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de NE a S, força 3 a 5 e rajadas de 70 a 90 km/h, podendo superar este valor em alguns momentos. Ondas de NE a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.5 m. Na quinta-feira, persiste o risco de temporal isolado.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de SE a NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m. Um sistema de alta pressão deixa o tempo firme e o sol aparece na área de pesca.

Sábado, ventos de E a NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de E a NE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m. Um sistema de alta pressão deixa o tempo firme e o sol aparece na área de pesca.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Áreas de instabilidade, associadas a uma frente fria, deixam o tempo instável na área de pesca. Há risco de temporal nesta quinta e sexta-feira. Alertas: HOJE e AMANHÃ, VENTOS FORTES.

Previsão para hoje (19/11/2009) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de NE a SE, força 2 a 5 e rajadas de 60 a 90 km/h, podendo superar este valor por alguns momentos. Ondas de E a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.5 m. Sol com aumento de nuvens e condições de pancadas de chuva com trovoadas entre a tarde e noite. Risco de temporal.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de SE a E, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de NE a SE de 0.5 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Tempo instável com muitas nuvens e aberturas de sol.

Sábado, ventos de E a NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de E a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Tempo instável com muitas nuvens e condições de chuva.