Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Pescado catarinense a preço mais baixo no Distrito Federal

Pescado catarinense a preço mais baixo no Distrito Federal

 

 

 

Entre as atividades programadas para o Distrito Federal durante a 3ª Conferência Nacional da Aquicultura e Pesca, uma será voltada aos consumidores. Um caminhão frigorífico do município de Itajaí (SC) estará no DF, de 30 de setembro a 4 de outubro, para vender pescados variados a preços bem mais acessíveis. Tilápia, Tambaqui, Bagre e Uritinga serão algumas das espécies a serem encontradas com descontos promocionais. A Peixaria Móvel, como foi batizada pelos organizadores, estará no Centro de Convenções Ulysses Guimarães no dia 30 de setembro, quando acontece a abertura da conferência. O vice-presidente José de Alencar, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e o ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), Altemir Gregolin, participarão do evento.

 

Depois da noite de abertura, a Peixaria Móvel cumprirá um itinerário em algumas cidades do DF. No dia 1º de outubro, o veículo estará no estacionamento do Super Maia, em Arapoanga. No dia 2, os consumidores poderão ir até o estacionamento da Feira do Guará para comprar os pescados. Em seguida, no dia 3, a Feira Permanente do Cruzeiro receberá a Peixaria Móvel, que ficará no estacionamento e, no dia 4, o veículo estará no Shopping Popular do Gama, quando encerrará o percurso. O atendimento em todos os locais se inicia às 8h e vai se encerrar no fim do dia. O caminhão contará com duas operadoras de caixa e um peixeiro, bem como o acompanhamento da Polícia Militar. O projeto tem o apoio das Administrações Regionais e da rede de Supermercados Super Maia.

 

A estimativa, segundo o Coordenador de Comercialização do Ministério da Pesca e Aquicultura, Francisco Abraão Oliveira, é que serão vendidas cerca de 30 toneladas de pescado até o dia 4 de outubro.A 3ª Conferência Nacional de Aqüicultura e Pesca é organizada pelo Conselho Nacional de Aqüicultura e Pesca (Conape) e coordenada pelo Ministério de Pesca e Aquicultura (MPA). O evento inicia no dia 30 de setembro e prossegue pelos dias 1 e 2 de outubro, com debates, oficinas e mostras diversas. Mais de duas mil pessoas, entre pescadores, aquicultores, empresários e demais envolvidos do setor, estarão reunidos com o objetivo de discutir uma política de estado para promover o desenvolvimento sustentável da aqüicultura e pesca no Brasil. As diretrizes definidas pelos participantes nos três dias do encontro irão subsidiar as políticas e ações do MPA pelos próximos anos.

Fonte:Clicabrasilia.com.br

 

 

Brasília recebe barcos oceÂnicos de pesca e fiscalização

 

 

 

O barco de pesca a vela ``Estandarte´´, do Maranhão, com 13 metros de comprimento, pesando seis toneladas, e a lancha de pesca ``SEAP 3´´, de 12 metros, para fiscalização da pesca em alto mar, estarão em exposição em frente ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães entre os dias 30 de setembro a 2 de outubro durante a realização da 3ª Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca.O Estandarte tem mais de 60 anos e foi recuperado pelo Estaleiro Escola da Universidade Virtual do Maranhão. A embarcação é uma das mais representativas da memória naval brasileira e hoje percorre o país com uma exposição em vídeo sobre o trabalho de sua recuperação e imagens de quando ainda era usado pelos pescadores. Dentro do barco foi instalado um auditório para 25 pessoas onde serão exibidos os vídeos com várias sessões diárias durante a realização da 3ª Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca.

 

A Lancha Patrulha SEAP 3, de 12 metros, foi projetada após longo período de pesquisa, no qual foram observados requisitos de alto grau de qualificação técnica e de complexidade requeridos para uma embarcação destinada à fiscalização da pesca. O modelo está equipando a frota de várias instituições para fiscalização da pesca em todas as regiões costeiras do país. A Lancha foi montada com os mais avançados materiais e aplicação de tecnologia de ponta, como o processo de infusão a vácuo, que eleva a resistência e durabilidade da embarcação. Sua operação é feita com total segurança e excelente desempenho em condições extremas de navegação.

 

A Lancha tem longa vida útil e baixo custo de manutenção e o desenho do casco é diferenciado proporcionando navegação seca e macia. Equipada com motores Volvo Penta de 370 hps eletrônicos, a embarcação apresenta alto rendimento, potência e resistência. Além de radar, sonda, GPS, AIS, rádios VHF SSb e salvatagem. Em mar aberto, a SEAP 3 tem autonomia de até 350 milhas náuticas a uma velocidade de cruzeiro de 26 nós.A versão acomoda com bastante conforto até quatro passageiros para pernoite. E dispõe de quatro beliches, armários de proa espaçosos, banheiro com ducha, cozinha completa. O espaço interno foi pensado prevendo a circulação livre dos passageiros.

Fonte:Revista Fator

 

 

 

Redução no preço do óleo diesel beneficia pescadores em

São Sebastião

 

 

 

Na semana passada, foi protocolado no setor tributário da Petrobras, na capital, o primeiro processo para repasse do subsídio do óleo diesel para os pescadores artesanais de São Sebastião. O documento foi entregue pelo representante da secretaria municipal de Meio Ambiente (Semam), Antonio Sergio Fernandes, e pelo tesoureiro da Colônia dos Pescadores Z-14 ``Almirante Tamandaré´´, Julio César Manoel Cerpa.De acordo com o presidente da Colônia dos Pescadores, Acácio Waldemiro da Luz, a contribuição no valor do óleo diesel havia sido implantada pelo Governo Federal e inaugurada no município no final do ano passado, com a presença do ministro de Pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolin, mas somente agora com a nova diretoria da Colônia foi possível juntar todos os documentos necessários para montar o processo. Ainda segundo o presidente, o valor do óleo diesel para os pescadores será subsidiado pelo Governo do Estado em cerca de 12% e pelo Governo Federal em cerca de 25%, podendo chegar ao pescador pelo valor de R$ 1,52. Acácio aproveita ainda para convocar os pescadores. ``Os interessados em fazer o recadastramento para o subsídio do combustível devem comparecer à sede da entidade, onde serão orientados sobre como proceder e qual documentação necessária´´, finalizou.

Fonte:Diário de Taubaté

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

 

 

 

Um sistema de alta pressão favorece variação de nuvens e ventos do quadrante sul/sudeste com intensidade moderada a forte e mar agitado. Alertas: HOJE, MAR AGITADO E VENTOS FORTES. AMANHÃ, MAR AGITADO.

 

Previsão para hoje (29/09/2009) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de S a SE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h, podendo superar este valor por alguns momentos. Ondas de SE de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.5 a 4.5 m (mar muito agitado a grosso). Variação de nuvens e aberturas de sol.

 

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de S a E, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de S a SE de 1.5 a 2.5 m e picos de 3.0 a 3.5 m (mar muito agitado a agitado). Tempo instável e chuva no norte da área de pesca, com sol ao sul de Mostardas.

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

 

 

Tempo instável com ventos moderados a fortes nesta terça-feira. Na quarta, o vento diminui de intensidade mas o mar continua agitado. Alertas: HOJE, MAR AGITADO E VENTOS FORTES. AMANHÃ, SEM ALERTA.

 

Previsão para hoje (29/09/2009) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de S a SE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h, podendo superar este valor por alguns momentos. Ondas de S a SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.5 m (mar agitado a muito agitado). Tempo instável com muita nebulosidade e chuva fraca, alternando períodos de melhorias, especialmente no litoral sul de SC.

 

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de S a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Tempo instável com chuvas isoladas, alternando períodos de melhorias na área da pesca.

Fonte: Epagri/Ciram.