Pesca investirá R$ 12 milhões em 60 territórios no País

O Ministério da Pesca e Aqüicultura vai destinar cerca de R$ 12 milhões até o final de 2010 para 60 territórios em todo o País com o objetivo de desenvolver comunidades de pescadores e aqüicultores artesanais. Mais de 50 agentes em todo o Brasil estão fazendo a mobilização de pescadores e lideranças para a construção de projetos de desenvolvimento local sustentável. Segundo o ministério, existem no Brasil 700 mil pescadores cadastrados na Superitendência da Pesca e Aqüicultura nos Estados. O País captura 1 milhão de toneladas de peixes, mas pode chegar a até 20 milhões, por causa da extensão de sua costa e por ter em seu território a maior reserva de água doce do planeta.

Atualmente, a média no Brasil é de sete quilos ao ano por habitante, enquanto a média mundial é de 17 quilos por pessoa e o mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 12 quilos."Buscamos os territórios que tenham políticas territoriais desenvolvidas por outros ministérios, governos estaduais e municipais", disse na sexta-feira (27) a coordenadora geral dos Territórios de Agricultura e Pesca, Roseli Andrade. Os pescadores são mobilizados e sensibilizados a participar de comitês gestores em suas cidades. De acordo com Roseli, 70% dos pescadores brasileiros são analfabetos, por isso o Ministério da Pesca tem realizado um trabalho conjunto com outros ministérios como o do Desenvolvimento Agrário, Saúde, entre outros.

Segundo Roseli, cada território tem nove convênios negociados com entidades que já trabalham com mobilização e sensibilização dos pescadores para o tema."A política de desenvolvimento territorial visa à ampliação da participação social e descentralização dos processos decisórios com fortalecimento da capacidade dos pescadores e aqüicultores na articulação das políticas públicas, voltadas para o desenvolvimento do setor", disse.

Fonte:Agrolink

Brasil coíbe entrada de navios de pesca ilegal em portos

O Brasil foi um dos primeiros países a assinar o novo acordo da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), denominado Estado Porto, que coíbe a entrada de navios de pesca ilegal em portos e a prática da pesca predatória de espécies acima dos limites de captura. Entre os pontos fundamentais do documento, está o estabelecimento do direito soberano para os países de ceder ou não o uso de seus portos para navios de outras bandeiras desembarcarem pescado, além de atribuir às nações que permitirem o desembarque de peixes a obrigação de fiscalizar a carga contida nesses navios. ``No caso do Brasil, é importante porque nós vivemos, em torno de 15 anos já, um tensionamento de países como a Espanha e o Japão de abrir um terminal pesqueiro internacional no Brasil.

Nós sempre tivemos uma posição contrária e esse acordo dá o direito ao Brasil de manter essa posição ou não´´ disse o ministro da Pesca , Altemir Gregolim.   O Estado Porto estabelece também aos países que abrirem para outras nações o desembarque de peixes a obrigação de fiscalizar o pescado contido nesses navios. ´´Ou seja, se ele é procedente de pesca legal ou se é de pesca ilegal. Isso é muito importante porque nós garantimos uma fiscalização e um combate mais efetivos à pesca ilegal em águas internacionais´´, explicou Gregolin.

O ministro destacou que alguns países desenvolvidos pescam em todo o mundo e, por isso, utilizam portos pesqueiros de outras nações. Dez membros da FAO já firmaram o documento (Brasil, Chile, Comunidade Europeia, Indonésia, IslÂndia, Noruega, Samoa, Serra Leoa, Estados Unidos e Uruguai). Como se trata de um acordo de adesão, o ministro acredita que não haverá dificuldade para que ele seja ratificado pela totalidade dos 25 membros da entidade mundial.

Fonte:Fátima News

Curso qualifica empreendedores do setor de pesca

Começa, nesta segunda (30), em Manaus, o curso Beneficiamento e Conservação do Pescado, um treinamento destinado a feirantes, armadores de pesca, cozinheiros, donos de peixarias, entre outros empreendedores envolvidos na cadeia produtiva de pesca no Estado. O curso é gratuito e segue até 4 de dezembro das 8h às 17h no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifam). Informações pelos telefones (92) 2121-4927 e 8125-7320 ou email: domingos.oliveira@am.sebrae.com.br.

Uma iniciativa do Sebrae/AM por meio de projeto Pólo de Processamento de Peixe em Jutaí e Fonte Boa, com a parceria do Ifam, da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e da Central de Negócios do Pólo Comercial Pesqueiro do Alto Solimões, o curso tem o objetivo de promover aos participantes novos conhecimentos e técnicas para melhor conservação e agregação de valor ao pescado. ``Além das questões de técnicas de conservação e beneficiamento, o curso também vai discutir questões legais e ambientais da produção e comercialização pesqueira, por isso atuamos com ampla rede de parceiros dos governos estadual e federal. Com isso, estamos buscando trabalhar com toda a cadeia produtiva da pesca no Estado´´, diz o diretor-superintendente do Sebrae/AM, Nelson Rocha.

De acordo com o gestor do projeto Pólo de Processamento de Peixe em Jutaí e Fonte Boa, Domingos Oliveira, o instrutor do curso será o engenheiro de pesca e mestrando do curso de ciências pesqueiras da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Sebastião Batalha Pinto de Souza. Segundo Domingos Oliveira, o treinamento é uma das dezenas de ações previstas no projeto Pólo de Processamento de Peixe em Jutaí e Fonte Boa. Desenvolvido pelo Sebrae/AM e parceiros, o projeto tem por objetivo implementar e articular ações de apoio técnico nas áreas de gestão, cooperativismo e mercado aos pescadores e armadores dos municípios de Jutaí (a 750 quilômetros de Manaus) e Fonte Boa (a 680 quilômetros de Manaus). ``Com este curso, queremos estimular maior profissionalização do setor de pesca no Amazonas, por isso contamos com a participação não só de pescadores de Manaus, mas de outros municípios´´, convida Domingos Oliveira.

Fonte:Agência Sebrae de Notícias

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Nesta segunda-feira uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão avança pelo RS, ocasionando instabilidade e condições de chuva em todo o litoral do RS, situação esta que se mantém na manhã de terça-feira na área de Tramandaí, já apresentando melhorias no sul do RS, devido a aproximação de um sistema de alta pressão (massa de ar mais seco), que vai deixar o tempo firme e mais seco na quarta-feira. Alertas: HOJE e AMANHÃ, VENTOS FORTES.

Previsão para hoje (30/11/2009) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de NW a S, força 3 a 5 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de E a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Tempo instável com muitas nuvens e chuva, trovoadas e RISCO DE TEMPORAL na área de pesca, devido a frente fria que se desloca pelo RS.

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de SE a E, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Tempo mais firme com presença de sol, devido a atuação de um sistema de alta pressão. No norte da área de pesca, ainda há condições de chuva entre a madrugada e manhã.

Quarta-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Tempo mais firme com presença de sol, devido a atuação de um sistema de alta pressão.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Nestaa segunda-feira, tempo estável com sol e calor na maior parte do dia. Uma frente fria avança pelo RS e chega ao norte de SC no fim do dia, favorecendo chuva e trovoadas em São Francisco do Sul e Paranaguá, mantendo o tempo instável também na terça-feira. Ventos variáveis de NW a NE de 15 a 20kt na tarde desta segunda-feira, virando a S na terça-feira ficando entre 22 e 25kt, o que deixará o mar mais agitado no decorrer da terça-feira. Alertas: HOJE e AMANHÃ, VENTOS FORTES.

Previsão para hoje (30/11/2009) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de NE a N, força 2 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Uma frente fria avança ocasionando pancadas de chuva e trovoadas, com risco de temporal.

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de S a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Tempo instável e condições de chuva, alternando períodos de melhorias.

Quarta-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Presença de sol e condições de chuva isolada no início e final do dia.

Fonte: Epagri/Ciram.