Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Pesca da Tainha: Empresários aguardam para esta semana decisão de ministério

 

A expectativa dos armadores de Santa Catarina é que a resposta do Ministério da Agricultura sobre as defesas apresentadas pelos donos de embarcações seja divulgada nesta semana.

No final de semana armadores que integram o Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região – SINDIPI participaram de uma reunião na sede da entidade com os representantes do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca – CONEPE. Os membros da entidade que estiveram em Brasília na semana passada repassaram aos associados as informações sobre a reunião que aconteceu entre o CONEPE  e o novo Secretário da Pesca, Samir Pinheiro, que ainda aguarda a publicação do Diário Oficial para assumir oficialmente o cargo.

O presidente do CONEPE, Alexandre Spongeiro e o vice-presidente do Conselho, Jorge Neves, deixaram claro para os armadores que a liberação de todas as licenças que estão em processo de defesa é praticamente impossível. Para os líderes do CONEPE agora o setor precisa pensar na safra do ano que vem e manter as defesas judiciais paralelas para provar que não houve pesca em área proibida.  

Durante o encontro do final de semana os armadores de tainha escolheram o novo representante da Câmara Setorial do Cerco do SINDIPI. O armador Hemerson Nagel, conhecido como Carioquinha é o novo líder dos armadores de traineiras. De acordo com Carioquinha, os armadores vão manter as suas defesas. “Vamos provar que não pescamos em área proibida. Somos pessoas honestas, geramos emprego e renda para o Estado de Santa Catarina e vamos lutar até o fim para mostrar que somos inocentes”, destacou.