Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

O interesse do Governo espanhol na pesca; maricultura SC é destaque em SP; investimento na produção

Antônio Carlos Momm

Jornal Metas Índice Geral

19/09 05:18

Santa Catarina ocupa uma posição de destaque no país

 

     Líder nacional na produção de suíno, de pescado, de cebola e de maçã. Segundo lugar no ranking dos produtores de frango, de arroz e de fumo. A terceira posição é garantida em cultivos como alho, banana e trigo. Mesmo com alguns setores enfrentando problemas e o faturamento da indústria catarinense encolhendo 1,54% no ano passado, Santa Catarina ainda mantém posição de destaque no cenário nacional.

      O quadro foi apresentado em pesquisa divulgada na segunda-feira (17) pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). O trabalho também aponta as indústrias como principal segmento na geração de emprego no Estado.

      O peso dos alimentos e bebidas na economia catarinense é 26,2%, segundo estudo divulgado pela Fiesc. O setor de alimentos foi um dos que registraram queda na produção em 2006, mas ainda assim se manteve como principal atividade industrial em Santa Catarina. Alimentos e bebidas participam com 26,2% na economia catarinense. Até mesmo alguns produtos que colocam o Estado no topo do ranking nacional enfrentam dificuldade, como é o caso da maçã.

      A criação de animais também é destaque. Com a produção de 743,2 mil toneladas em 2006, Santa Catarina ocupa a liderança na produção de carne suína. Na produção de frango, Santa Catarina aparece em segundo lugar com total de 714 milhões de cabeças em 2006.

      A produção de pescados em Santa Catarina conquistou a liderança nacional com um total de 152 mil toneladas produzidas em 2005 (os dados mais recentes). O presidente do Sindicato da Indústria da Pesca de Itajaí, Antônio Carlos Momm, reconhece o favorecimento da posição geográfica do Estado. Ele aponta também os incentivos fiscais do governo estadual e a fiscalização nas épocas de defeso como importante apoio para o setor.

 

Antônio Carlos Momm

A Notícia Restrito

18/09 09:35

Onde Santa Catarina é o líder

 

     Líder nacional na produção de suíno, de pescado, de cebola e de maçã. Segundo lugar no ranking dos produtores de frango, de arroz e de fumo. A terceira posição é garantida em cultivos como alho, banana e trigo. Mesmo com alguns setores enfrentando problemas e o faturamento da indústria catarinense encolhendo 1,54% no ano passado, o Estado ainda mantém posição de destaque no cenário nacional. O quadro foi apresentado em pesquisa divulgada ontem pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). O trabalho também aponta as indústrias como principal segmento na geração de emprego no Estado.

     O setor de alimentos foi um dos que registraram queda na produção em 2006, mas ainda assim se manteve como principal atividade industrial em Santa Catarina. Alimentos e bebidas participam com 26,2% na economia catarinense. Até mesmo alguns produtos que colocam o Estado no topo do ranking nacional enfrentam dificuldade, como é o caso da maçã. ``Apesar de sermos o primeiro em produção no País, estamos numa das piores crises´´, avalia o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Enori Barbieri.

     A criação de animais também é destaque. Com a produção de 743,2 mil toneladas em 2006, Santa Catarina ocupa a liderança na produção de carne suína. Barbieri afirma que a expectativa é de melhora com a conquista de novos compradores na Europa. Na produção de frango, Santa Catarina aparece em segundo lugar com total de 714 milhões de cabeças em 2006.

     A produção de pescados em Santa Catarina conquistou a liderança nacional com um total de 152 mil toneladas produzidas em 2005 (os dados mais recentes). O presidente do Sindicato da Indústria da Pesca de Itajaí, Antônio Carlos Momm, reconhece o favorecimento da posição geográfica do Estado. Ele aponta também os incentivos fiscais do governo estadual e a fiscalização nas épocas de defeso como importante apoio para o setor.

 

Antônio Carlos Momm

Jornal de Santa Catarina

18/09 09:18

Economia resistente

 

     Infra-estrutura precária e cÂmbio não impedem Santa Catarina de ocupar posição destacada no paísFlorianópolis - Líder nacional na produção de suínos, pescado, cebola e maçã. Segundo maior pólo têxtil e de confecções do país, além de vice-líder no ranking dos produtores de frango, arroz e fumo. Terceiro em cultivos como alho, banana e trigo. Mesmo com alguns setores enfrentando problemas e o faturamento da indústria catarinense encolhendo 1,54% ano passado, o Estado ainda mantém posição de destaque no cenário nacional. O quadro foi revelado ontem em pesquisa da Federação das Indústrias (Fiesc). Alimentos e bebidas participam com 26,2% na economia de Santa Catarina. O cultivo de animais também é destaque. Com a produção de 743,2 mil toneladas em 2006, Santa Catarina ocupa a liderança na produção de carne suína. Na produção de frango, Santa Catarina aparece em segundo lugar com total de 714 milhões de cabeças em 2006. A liderança ficou com o Paraná. A produção de pescados catarinense conquistou a liderança nacional com um total de 152 mil toneladas produzidas em 2005 (os dados mais recentes). O presidente do Sindicato da Indústria da Pesca de Itajaí, Antônio Carlos Momm, reconhece o favorecimento da posição geográfica do Estado. Ele aponta também os incentivos fiscais e a fiscalização nas épocas de defeso como importante apoio para o setor. - Nos próximos três ou quatro anos vamos ter um salto maior ainda - avalia. A pesquisa, ao mesmo tempo em que traz dados positivos, serve de alerta. O presidente da Fiesc, Alcantaro Corrêa, cobra mais investimentos em infra-estrutura: - Santa Catarina é um Estado pequeno, mas com formação e treinamento. Se contássemos com infra-estrutura adequada, nossa posição seria ainda melhor. O diretor de Relações Industriais da Fiesc, Henry Quaresma, acredita que novos segmentos devem ampliar as atividades nos próximos anos: - Os destaques são as indústrias de tecnologia e design em áreas como têxtil, moveleira e automotiva.

 

 

pesca

Hoje em dia

19/09 05:40

' Tubarões' espanhóis

 

     O presidente Lula chegou da Espanha para fazer o secretário Nacional da Pesca, Altemir Gregolin, engolir a isca que o presidente do Governo espanhol, José Luis Zapatero, lançou goela adentro do Brasil. Mais que o PAC, eles querem um PAA, «Plano de Aceleração do Atum», abrindo portos internacionais no Brasil para exportarem com o selo «made in Spain», economizando tempo e dinheiro, e esmagando a concorrência brasileira. Entreguismo A lei proíbe estrangeiros de pescar em águas brasileiras, mas como o Brasil não tem frota oceÂnica para pesca de atum, entregará tudo aos espanhóis. 'Peixe grande' A Espanha oferece incentivos à indústria pesqueira em troca de o Brasil abrir o litoral para seus pescadores pesadamente subsidiados pelo Governo. Ridículo

 

pesca

FloripaNews.com.br Notícias

18/09 20:41

Maricultura catarinense é destaque em São Paulo

 

     A produção de ostras de Florianópolis está na vitrine de um dos maiores eventos da cadeia produtiva da pesca, aqüicultura e frutos do mar da América Latina. As fazendas marinhas Ostravagante e AtlÂntico Sul, do Ribeirão da Ilha, estão participando da Feira Internacional de Pescados, Frutos do Mar e Teconologia para a Indústria da Aqüicultura e Pesca. A 4ª edição da Seafood 2007 – Expo Latin América prossegue até esta quarta-feira (19/09), no Transamérica Expo Center, em São Paulo. As empresas catarinenses promovem degustações do molusco cultivado no sul da Ilha, e divulgam o projeto do Arranjo Produtivo Local da Ostra de Florianópolis (APL), coordenado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SC). Com 82 metros quadrados, o estande apresenta também outros projetos no segmento aqüícola apoiados pela instituição em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Alagoas e Sergipe. A Seafood 2007 deve receber cerca de 6 mil visitantes em três dias de feira, sendo considerado um dos mais importantes pontos de encontro e de geração de negócios do setor na América Latina. Na feira são comercializados produtos frescos, congelados, enlatados, defumados e processados, além de mostrados insumos, equipamentos, embalagens e tecnologia voltadas à aqüiculltura. Durante o evento acontecem também seminários sobre as tendências nacionais e internacionais do setor. A maioria dos visitantes do evento é composta por compradores nacionais, especialmente do eixo Rio-São Paulo e de grandes capitais, ou clientes internacionais, vindos principalmente da Argentina, Chile, Uruguai, Estados Unidos e Espanha. A participação de Florianópolis nesse tipo de feira faz parte de uma estratégia para dar visibilidade às ostras produzidas no estado e abrir mercado para o produto, vislumbrando na possibilidade futura de exportação dos moluscos catarinenses para outros países. Esse é um dos objetivos do APL da Ostra, coordenado pelo Sebrae-SC, em parceria com os produtores locais, governos federal, estadual e municipal, entre outras instituituições públicas e privadas do estado. Uma das atividades previstas para alavancar a produção catarinense e ampliar o mercado para o setor é a organização e profissionalização dos maricultores através de ações de capacitação, desenvolvimento de projetos para construção de máquinas e equipamentos que otimizem o processo produtivo, certificação da ostra catarinense, investimentos em processamento e agregação de valor ao molusco produzido no estado. Florianópolis possui atualmente 129 produtores, distribuídos num parque aquícola de 176,7 hectares. Desse total 93 maricultores estão atuando na Baía sul. Na última safra, o município produziu 1.615 toneladas do molusco, o que correspondeu a 51,23% da produção estadual. Somando a produção de ostras do município de Palhoça, na Grande Florianópolis, as duas cidades juntas responderam por 90,91% da safra do estado, que hoje responde por 95% da produção de ostras da espécie Crassostrea gigas no país.

 

 

Secretaria Especial de Aquicultura

ES Hoje Últimas

18/09 20:37

 Comunidade pesqueira da Serra ganha fábrica de gelo

 

     A Prefeitura da Serra, em parceria com a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (Seap/PR), inaugura na quinta-feira (20) uma Unidade de Produção de Gelo para a comunidade pesqueira do município. A fábrica de gelo, ficará situada na rua Noé Calmon s/n, em Jacaraípe, próximo à praça Encontro das Águas, às margens do rio Jacaraípe.

      A criação da Unidade de Produção de Gelo tem como objetivos melhorar a qualidade do pescado, diminuir custos e trazer mais comodidade para a comunidade pesqueira. Segundo estimativas, a fábrica terá capacidade de produzir até nove toneladas de gelo filtrado em escama por dia.

      Segundo o Presidente da Colônia de Pescadores de Jacaraípe, Adwalter Lima, essa iniciativa trará muitos benefícios aos pescadores não só de Jacaraípe, mas de todo o litoral serrano. "Para o pescador esse é o feito mais importante dos últimos anos. Iremos ter uma economia significativa. Hoje chegamos a pagar R$ 5,00 por um saco de gelo. Na fábrica poderemos adquirir o mesmo gelo por R$ 1,40", frisou o pescador.

      De acordo com os pescadores, existem ainda, outras vantagens que serão proporcionadas pela fábrica de gelo. Uma delas é a sua localização, bem próxima à Praia de Jacaraípe, facilitando o transporte do gelo até os barcos. Outra será quanto ao funcionamento da fábrica, que ficará aberta durante todo o dia.

      Com 23 quilômetros de orla, a Serra possui um extenso litoral piscoso, do qual sobrevivem inúmeras famílias. A atividade pesqueira está distribuída nas comunidades de Carapebus, Bicanga, Manguinhos, Nova Almeida e Lagoa Juara. Atualmente, na Colônia Z-11, entidade representativa dos pescadores da Serra, que tem sede em Jacaraípe, estão cadastrados 860 pescadores profissionais de base familiar ou pescadores artesanais. Estão cadastradas também 87 embarcações de médio a pequeno porte, sendo que todas elas utilizam o gelo para a conservação do pescado.

     

Secretaria Especial de Aquicultura

Prefeitura de São Sebastião - SP Notícias

18/09 20:13

Mais de 50 pescadores de camarão sete-barbas são cadastrados pela Prefeitura

 

     A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), realizou até o último dia 14 o cadastramento de 52 pescadores que atuam com embarcações na captura do camarão sete-barbas. O processo é uma exigência do governo federal, através da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap), que visa reordenar a frota de barcos nas regiões sul e sudeste do país com a concessão de permissões de pesca, depois de 10 anos sem liberação de novas licenças. Atualmente as que estão em vigor serão canceladas. Segundo o chefe da Divisão de Pesca, Álvaro Augusto Moura, os documentos registrados no município foram encaminhados ao escritório da Seap em São Paulo. Do total cadastrado, 28 possuíam permissão para realizar a pesca do crustáceo e 24 não portavam autorização. De acordo com Moura, entre os registrados há pescadores das cidades de Caraguatatuba e Ilhabela, uma vez que eles são filiados a Colônia de Pescadores Z-14, com sede em São Sebastião. Mesmo os que já tinham licença foram obrigados a se cadastrar mediante comprovação de que atuaram na pescaria do sete-barbas nos anos de 2005 e 2006. As inscrições para os demais foram para embarcações com comprimento menor ou igual a 9 metros, no limite de uma embarcação por proprietário. Com a medida, o governo espera limitar o esforço de pesca sobre o crustáceo, já que os barcos grandes têm maior poder de captura e a concentração de duas ou mais permissões nas mãos de um só dono reduz as oportunidades de inclusão. "A iniciativa vai dar oportunidade de regularizar a situação dos pescadores. A partir do próximo ano, a fiscalização será rigorosa. Só vai poder pescar quem tiver a licença", frisa Moura. O resultado do processo será divulgado no dia 15 de outubro e, em novembro, serão concedidas as permissões. Para o governo federal, o ordenamento da frota é fundamental para garantir a sustentabilidade da pesca do sete-barbas, crustáceo incluído na lista de espécies sobrexplotadas nas regiões sul e sudeste do Brasil. A estimativa é de que hoje haja cerca de 5,3 mil embarcações atuando na captura nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Contudo, apenas 1.280 têm permissão de pesca. O cadastramento dará condições ao país de fiscalizar e fazer uma gestão efetiva do recurso, que vem apresentando quedas sucessivas de produção. Em 2005, segundo o Ibama, as regiões sul e sudeste produziram 5 mil toneladas do crustáceo. Nos anos 90, a média era de 7,5 mil toneladas, e nos anos 70 e 80 chegou a 14 mil toneladas, com picos de 15,5 mil. A concessão das permissões deve beneficiar diretamente de 15 a 20 mil pescadores dos estados afetados. A partir de 1° de outubro começa o defeso do camarão sete-barbas (período em que a pesca é proibida), que vai até 30 de dezembro. Logo após a retomada da pescaria somente os barcos detentores de licença poderão atuar. O processo visa garantir a sustentabilidade da pesca e valorizar os pescadores do país.

 

 

pesca

Prefeitura de Itapema - SC Notícias

18/09 18:49

Pescadores e agricultores são convidados para elaborarem o Plano de Desenvolvimento Regional

 

     O colegiado dos Secretários de Agricultura e Pesca da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) realiza nesta semana, em Itapema, duas importantes reuniões para traçar o Plano de Desenvolvimento Regional dos setores Pesqueiro e Agropecuário. A primeira reunião acontece nesta quinta-feira, dia 20 de setembro, às 16 horas, reunindo os pescadores que, juntamente com o Governo Municipal e os técnicos da AMFRI elaboração do próprio Plano de Desenvolvimento Regional para o setor. Já na sexta-feira (21), às 9 horas, será a vez dos agricultores se reunirem. As reuniões acontecem na Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, localizada a Rua 902, n° 155, no bairro Alto São Bento (junto à Secretaria de Obras).

 

aqüicultura

Senado Federal Agência Senado

18/09 17:09

CMA aprova regras para minimizar prejuízos das represas à vegetação e à piscicultura

 

     Na reunião desta terça-feira (18), a Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) aprovousubstitutivo da CÂmara ao projeto de lei do Senado que define as responsabilidades dos proprietários de represas no fomento à aqüicultura (tratamento adequado da água para criação de peixes e mariscos, entre outros, e para cultivo de produtos naturais) e de incentivo à piscicultura em suas áreas de atuação.

      Pelo substitutivo ao PLS 57/01, de autoria do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), os responsáveis por represas serão obrigados a empreender ações para minimizar os prejuízos que sua construção traz para a vegetação e a reprodução dos peixes, bem como para as atividades pesqueiras das populações ribeirinhas. A proposta, relatada na CMA pelo senador César Borges (DEM-BA), segue para exame e votação na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) .

      A CMA também aprovou o sobrestamento, até a próxima semana, de requerimento do senador Heráclito Fortes (DEM-PI) que solicita, ao Tribunal de Contas da União (TCU), a realização de uma auditoria na Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em função de denúncias de irregularidades nos projetos PNUD BRA-01/03 e 01/31.

      O senador Sibá Machado (PT-AC) propôs o sobrestamento da proposta de auditoria, informando que a Controladoria-Geral da União (CGU) já está investigando o assunto. Ele prometeu trazer o resultado das apurações na próxima reunião da CMA.

      Heráclito defendeu o imediato exame de seu requerimento por entender que fiscalizar os órgãos do Executivo é prerrogativa específica do Senado, que dela não pode abrir mão.

      - Não podemos ficar a reboque de outros órgãos do Executivo, esperando que eles investiguem antes de nós. O Senado está acocorado e não pode continuar desse jeito. O TCU é nosso órgão auxiliar, sendo sua função apurar as denúncias de irregularidades independentemente de quaisquer outras investigações - protestou.

      A tese de Heráclito, no entanto, foi derrotada na comissão.

      A CMA aprovou ainda proposta do senador Pedro Simon (PMDB-RS) para que a comissão instaure procedimento de fiscalização e controle com a finalidade de acompanhar os processos investigativos, administrativos e judiciais das 18 instituições financeiras arroladas em inquérito da Polícia Federal que investiga a participação dessas empresas em crimes contra o sistema financeiro, especificamente em operações cambiais fraudulentas.

      Simon propôs que a comissão solicite cópias dos relatórios administrativos realizados pelo Banco Central e pela Receita Federal a fim de remetê-los ao Tribunal de Contas da União (TCU) para exame, conforme suas atribuições constitucionais e legais. A proposta solicita ainda que o TCU envie os resultados de volta à comissão para as providências cabíveis.

     

 

 

pesca

Portal Fator Brasil Internacional

18/09 15:57

Brasil e Espanha reafirmam a firme evolução nas relações bilaterais

 

     Mas é necessário urgência na concretização de convênios específicos entre instituições de pesquisa dos dois países, especialmente nas áreas de tecnologia da informação e das comunicações; agricultura e agrobiotecnologia; nanotecnologia; biomedicina e fármacos; energias renováveis e biocombustíveis, mesmo assim, empresas como Telefônica e Banco Santander Repsol e Iberdrola - anunciaram que não só estão satisfeitos com a política econômica e social do Governo Lula, como têm muito interesse em participar do PAC e aumentar o volume de negócios no Brasi.

      No contexto do estreitamento progressivo das relações de amizade e cooperação entre o Brasil e a Espanha, e conforme estabelece a Declaração de Brasília sobre a Consolidação do Plano de Associação Estratégica Brasil-Espanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou visita oficial a Madri, no dia 17 de setembro de 2007, ocasião em que manteve encontros cordiais e proveitosos com sua Majestade o Rei da Espanha, Dom Juan Carlos I, e com o presidente do Governo da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, pontos estes que vem a seguir: 2. Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e José Luis Rodríguez Zapatero reafirmaram os valores compartilhados pelos dois países, no que diz respeito ao fortalecimento da democracia, ao respeito aos direitos humanos, à defesa da paz e à promoção do desenvolvimento com justiça social. No Âmbito internacional, deram ênfase ao mútuo compromisso com o diálogo de civilizações e o fortalecimento do multilateralismo. Os dois Presidentes manifestaram satisfação pela participação do Brasil no Grupo de Amigos da Aliança das Civilizações e pela nomeação do Doutor Jorge Sampaio como primeiro Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações e formularam votos pelo êxito da realização, na Espanha, do Foro Anual da Aliança, nos dias 15 e 16 de janeiro próximo.

      3. Os dois mandatários reafirmaram a convicção de que somente um sistema internacional eficaz, legítimo e representativo poderá fazer frente aos desafios globais existentes. Nesse contexto, destacaram a importÂncia do diálogo, da negociação e do respeito ao Direito Internacional como instrumentos básicos para a manutenção da paz e das relações de amizade e cooperação e do progresso social e econômico das nações.

      Os dois mandatários recordaram a necessidade de avanços que completem o processo de reforma e revitalização da Organização das Nações Unidas, incluindo a Assembléia-Geral e o Conselho de Segurança.

      4. Os dois mandatários reafirmaram a necessidade de conclusão exitosa da Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio, que cumpra seu mandato original de promoção do desenvolvimento dos países mais pobres. Concordaram, portanto, em que se dê atenção especial às assimetrias internacionais e aos temas que possam significar uma inserção mais equilibrada dos países mais pobres no comércio internacional, principalmente à luz das recentes turbulências do mercado financeiro mundial.

      5. Os presidentes reafirmaram o importante papel da Cúpula Ibero-Americana como foro de concertação política e de cooperação no mais alto nível e ressaltaram a importÂncia da XVII Cúpula que se celebrará em Santiago do Chile, no período de 8 a 10 de novembro, com o objetivo de atingir um nível maior de coesão social na Ibero-América.

      6. Os chefes de Governo saudaram a celebração, em 4 de julho último, em Lisboa, da I Cúpula Brasil-União Européia e o lançamento da Parceria Estratégica, que significará uma nova era nas relações bilaterais entre o Brasil e a União Européia. Expressaram, também, a determinação de impulsionar as negociações para concluir o Acordo de Associação Mercosul-UE.

      7. Os dois presidentes concordaram com a importÂncia das relações UE-América Latina e Caribe e manifestaram a disposição dos Governos do Brasil e da Espanha de revitalizá-las, tendo em vista a próxima Cúpula que se realizará em Lima, nos dias 16 e 17 de maio do próximo ano.

      8. Os dois presidentes congratularam-se pela execução satisfatória do Plano de Associação Estratégica, especialmente no que se refere às iniciativas concretas previstas na Declaração de Brasília, assinada em janeiro de 2005, por ocasião da visita ao Brasil do presidente do Governo, Rodríguez Zapatero. Ressaltaram a intensificação do diálogo político bilateral e recordaram a realização, na Espanha, em 2006, das reuniões dos Grupos de Trabalho de Comércio e Investimentos e de Infra-Estrutura e Transportes. Instruíram seus Ministérios competentes a dar continuidade aos trabalhos dos referidos Grupos.

      Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e José Luis Rodríguez Zapatero saudaram a realização em Madri, do Seminário Empresarial ``Perspectivas da Economia Brasileira: Infra-estrutura e Biocombustíveis´´ e destacaram as oportunidades de investimentos que se abrem no Brasil à luz do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

      9. Ambos os presidentes destacaram a sintonia entre seus Governos em matéria de cooperação para o desenvolvimento e de luta contra a fome e a pobreza e celebraram o progresso do programa bilateral de cooperação técnica, especialmente do plano de execução previsto no Anexo ao ponto V da Declaração de Brasília. Concordaram quanto à importÂncia de continuar concentrando essa cooperação na região Nordeste do Brasil, com prioridade à estratégia setorial de fortalecimento institucional, governança democrática e participação cidadã. Com esse objetivo, será celebrada proximamente a IV Reunião da Comissão Mista Brasil-Espanha de Cooperação, que dará continuidade ao programa bilateral de cooperação para o período 2007-2010.

      Felicitaram-se, igualmente, pelo desenvolvimento dos programas de cooperação ibero-americana e pela realização do projeto de cooperação trilateral no Haiti na área de recuperação da cobertura vegetal naquele país.

      10. Os presidentes ainda lembraram a importÂncia que atribuem à intensificação da cooperação científica e tecnológica para a relação bilateral e avaliaram positivamente os trabalhos em curso para a assinatura, proximamente, do Plano de Ação em Ciência e Tecnologia, destinado a dinamizar a cooperação científica e tecnológica em benefício de interesses estratégicos e produtivos comuns, em razão da complementaridade existente entre as instituições de pesquisa e desenvolvimento dos dois países.

      Recordaram com satisfação a visita da delegação do Ministério de Educação e Ciência da Espanha ao Brasil, de 3 a 5 de setembro de 2007, e destacaram a importÂncia da pronta concretização de convênios específicos entre instituições de pesquisa dos dois países, especialmente nas áreas de tecnologia da informação e das comunicações; agricultura e agrobiotecnologia; nanotecnologia; biomedicina e fármacos; energias renováveis e biocombustíveis.

      11. Em matéria de energia, ambos os presidentes concordaram em que a segurança do abastecimento, o uso eficiente e a economia de energia constituem temas essenciais da agenda mundial do século XXI. Destacaram, também, a necessidade de melhorar a eficiência do consumo de energia mediante processos mais sustentáveis de produção e consumo, inclusive como contribuição positiva ao combate à mudança do clima. Nesse sentido, comprometeram-se a cooperar para diversificar a matriz energética, por meio do aumento da utilização de energias renováveis, incluindo os biocombustíveis. Destacaram a experiência exitosa do Brasil na área dos biocombustíveis e da Espanha em energia eólica e solar e expressaram o interesse de aprofundar a cooperação bilateral nessas áreas. Consideraram oportuno que o tema seja abordado no Âmbito dos Grupos de Trabalho de Comércio e Investimentos e de Infra-Estrutura e Transportes.

      12. Os presidentes congratularam-se pela celebração do Acordo Relativo ao Estabelecimento e Funcionamento de Centros Culturais, que reflete o avançado nível das relações culturais hispano-brasileiras e contribuirá para desenvolver ainda mais a cooperação cultural entre ambos os países.

      Ambos os presidentes, reconhecendo o trabalho realizado pelos seis Centros Culturais Brasil-Espanha, com apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECI), felicitaram-se pelo fortalecimento do Instituto Cervantes no Brasil, em cujo quadro se insere a inauguração de quatro novos centros e o anúncio da iminente abertura de outros três, por ocasião da visita ao Brasil, em 17 de julho de 2007, de Sua Alteza Real o Príncipe de Astúrias. Concordaram em que a difusão do idioma espanhol no Brasil e do português na Espanha reforça os laços de amizade e de cooperação em áreas de mútuo interesse.

      Celebraram também a recente criação de um Centro Cultural da AECI em São Paulo. O presidente Rodríguez Zapatero expressou seu agradecimento pelo apoio do Governo do Estado de São Paulo para o estabelecimento desse novo Centro, que propiciará também a revitalização urbana e social do centro de São Paulo.

      Os presidentes recordaram com satisfação a atuação da Fundação Cultural Hispano-Brasileira no reforço de aproximação entre os países em diferentes campos da cultura. Registraram, além disso, o apoio da Universidade de Salamanca, da Junta de Castela e Leão e das empresas que integram seu patronato e manifestaram o compromisso dos dois Governos com a consecução dos objetivos da Fundação.

      Felicitaram-se pela participação do Brasil como convidado de honra na Feira Internacional de Arte ContemporÂnea (ARCO), que se realizará em Madri, em fevereiro de 2008. Também consideraram de grande interesse a celebração da Exposição ``Água e o Desenvolvimento Sustentável´´, na cidade de Saragoça, no período de, 14 de junho a 14 de setembro de 2008, que contará com a participação do Brasil.

      Os presidentes congratularam-se também pela assinatura do Memorando de Entendimento sobre Festivais Culturais, relativo à realização de semanas culturais nos respectivos países.

      13. Os dois chefes de Governo constataram que a imigração foi, ao longo da história, um dos pilares do patrimônio de diversidade e tolerÂncia hoje ostentado pelos dois países. Sublinharam, igualmente, a importÂncia de que seus nacionais residentes no exterior recebam tratamento digno e não-discriminatório, a fim de preservar a elevada qualidade dos vínculos humanos existentes entre os dois povos. Nesse contexto, comprometeram-se a buscar formas de facilitar o envio de recursos por parte dos imigrantes, no marco da prioridade concedida por ambos os países ao combate à pobreza.

      Recomendaram a ativação do diálogo periódico sobre a situação dos emigrados nacionais residentes nos territórios de cada um dos dois Estados, como previsto na Declaração de Brasília. Congratularam-se pela assinatura do Acordo de Reconhecimento Recíproco de Carteiras de Habilitação e do Acordo para Exercício de Atividade Remunerada por Dependentes do Pessoal Diplomático, Consular, Administrativo e Técnico.

      Ambos os presidentes coincidiram quanto à conveniência de dar prosseguimento às negociações para a reforma do Convênio bilateral de Seguridade Social de 1991 com vistas a adequá-lo à nova realidade, bem como encorajaram a continuidade dos trabalhos para a elaboração de um convênio multilateral de seguridade social no Âmbito ibero-americano.

      14. Expressaram sua satisfação pela disposição dos dois países de levar a cabo o Diálogo entre as Sociedades Civis, estabelecido pela Declaração de Brasília, com vistas ao intercÂmbio de idéias e à reflexão conjunta sobre assuntos de interesse comum.

      15. Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e José Luis Rodríguez Zapatero expressaram sua satisfação pelo incremento do fluxo de turistas entre os dois países e manifestaram a disposição de implementar o Protocolo de Cooperação em Matéria de Turismo e o Acordo de Cooperação sobre Cessão de Tecnologia Turística. Destacaram a conveniência do estabelecimento da Comissão de Acompanhamento Turístico prevista no referido Protocolo de Cooperação.

      16. Tendo presente as intensas relações entre o Brasil a Espanha e na área agrícola, ambos os Presidentes determinaram a revisão e a ampliação do Protocolo de Entendimento na Área de Segurança Sanitária e Fitossanitária de Produtos de Origem Animal e Vegetal, para, entre outros objetivos, aprofundar a cooperação técnica entre os dois países no Âmbito do Protocolo. As duas partes intercambiaram opiniões sobre possibilidades de cooperação em matéria de pesca.

      17. Os dois presidentes passaram em revista os programas atualmente em execução no Âmbito aeronáutico e felicitaram-se pelo desenvolvimento positivo da cooperação bilateral com o desejo de que se celebrem posteriores conversações sobre esta matéria. Congratularam-se pelo aprofundamento da cooperação no setor aeronáutico entre os dois países.

      18. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente José Luis Rodríguez Zapatero manifestaram grande satisfação com o excelente estado e a firme evolução das relações bilaterais nos diferentes campos e renovaram o compromisso de, à luz da Declaração de Brasília, aprofundar ainda mais a relação entre os dois países.

     

pescados

DCI Últimas Notícias

18/09 15:13

São Paulo apresenta desaceleração na inflação semanal, diz FGV

 

     SÃO PAULO - O Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) variou em São Paulo 0,36%, portanto uma desaceleração da inflação em 0,28 ponto percentual ante a primeira semana de setembro que variou em 0,64%. De acordo com dados divulgados hoje (18) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

      "O grupo que mais influenciou para esta desaceleração foi Alimentação, que vem há algum tempo confirmando preços menores em diversos alimentos, que anteriormente estavam em alta, agora a tendência é se manter em desaceleração" - disse o professor da FGV, Paulo Picchetti. O grupo de Alimentação variou em 0,31% ante 1,10%, e os destaques para esta desaceleração foram Hortaliças e Legumes, Pescados Frescos e Laticínios.