Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

O brasileiro está comendo mais peixe - Pesquisa revela que consumo de pescado cresceu 40% de 2003 a

O brasileiro está comendo mais peixe - Pesquisa revela que consumo de pescado cresceu 40% de 2003 a 2009

 

 

 

O Ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, divulgou nesta quarta-feira (08/09) os resultados do estudo que revela um aumento no consumo de pescado por pessoa no país. Houve um crescimento de 6,46 kg para 9,03 kg por habitante/ano entre 2003 e 2009, o que representou um aumento de 39,78% nos últimos sete anos. A meta, estipulada no programa ``Mais Pesca e Aquicultura´´, do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), era chegar em 2011 ao consumo de 9 kg por habitante/ano e foi cumprida com pelo menos um ano de antecedência. O novo dado se aproxima do patamar considerado ideal pela Organização Mundial de Saúde 12 kg por habitante/ano. Gregolin atribuiu esse resultado às políticas adotadas pelo Ministério para o desenvolvimento da pesca e aquicultura, principalmente com relação ao cultivo de peixes em cativeiro que vem crescendo de forma significativa nos últimos anos. Ele ressaltou ainda que o aumento da renda média do brasileiro colaborou para esse aumento.

 

No estudo ``Consumo Per Capita Aparente de Pescado no Brasil´´ foi verificado um crescimento médio anual no consumo de pescado em torno de 6% no período analisado. Somente entre 2008 e 2009, esse aumento chegou a 8% com um volume total consumido pela população brasileira saindo de 1,5 milhão de toneladas para 1,7 milhão de toneladas. O levantamento buscou também mapear os hábitos de consumo de pescado da população brasileira e revelou que do total consumido no Brasil, 69,4% é produzido aqui e 30,6% vêm de países como Chile, Noruega e Argentina. A pesquisa mostrou ainda que 96% da produção nacional em 2009 foi comercializada no mercado interno e consumida pelos brasileiros e apenas 4% dos produtos foram destinados à exportação. Os países que mais importaram pescado brasileiro foram Estados Unidos, França, Espanha, Japão e Reino Unido. A queda nas exportações se deveu em grande parte à retração do mercado internacional, justificada pela crise financeira mundial, que teve fortes conseqüências em países como Estados Unidos e o Bloco Comum Europeu. Nos últimos três anos, entre 2006 e 2009, observa-se uma estabilidade na proporção entre o consumo de produtos nacionais e importados, com 70% para produtos nacionais e 30% importados. O percentual revela que a produção nacional é crescente e tem conseguido manter a proporção na participação do consumo no país.

 

Semana do Peixe

 

A divulgação desses números ocorre durante a 7ª edição da Semana do Peixe. Desde o ano de 2004 durante o período (01 e 15 de setembro) é realizada a campanha de incentivo ao consumo de pescado que conta com a participação de várias redes supermercadistas. A expectativa é que mais de 400 redes de supermercados participem da ação. Em 2009, houve um aumento médio de até 20% nas vendas de pescados de categorias de produtos complementares durante o período de vigência das promoções. Para incentivar a participação dos supermercados a Abras está promovendo, com apoio do MPA, a campanha ``A melhor Peixaria do Brasil´´ com o intuito de fomentar a criatividade junto ao setor supermercadista no que diz respeito à exposição e divulgação da área de pescado nas lojas de todo o Brasil. Serão premiados o proprietário, o gerente e o encarregado da peixaria.

Fonte: MPA

 

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

 

 

 

 

 

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, OS VENTOS DE NORDESTE SE INTENSIFICAM, COM RAJADAS DE 60KM/H NAS PROXIMIDADES DE LAGUNA. Tempo firme com mais nuvens entre Florianópolis e Paranaguá por influência da circulação marítima.

 

Previsão para hoje (08/09/2010) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de S a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Tempo firme com sol e mais nuvens entre Florianópolis e Paranaguá. Temperaturas em elevação.

 

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de E a NE, força 3 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais intensas nas proximidades de Laguna. Ondas de SE de 0.5 a 1.5 m e picos de 2.0 m ao sul de Florianópolis. Tempo firme com nevoeiros ao amanhecer e predomínio de sol. Temperaturas em elevação.

 

Sexta-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h, mais intensas ao sul de Florianópolis. Ondas de SE de 0.5 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m ao sul de Florianópolis. Tempo firme com nevoeiros ao amanhecer e predomínio de sol. Temperaturas em elevação.

 

Tendência: No sábado, aumento de nuvens devido a aproximação de uma nova frente fria, com chance de pancadas isoladas de chuva à noite. Vento de NE, com rajadas de 40 a 70km/h, mais intensas ao sul de Florianópolis. No domingo, o tempo fica instável com nebulosidade variável e chuva isolada. Vento de NE a N, com rajadas de 40 a 50km/h. O mar fica pouco agitado no fim de semana, com picos de onda mais altos ao sul de Florianópolis, em torno de 2,0 m.

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

 

 

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, VENTOS FORTES DE NORDESTE PROVOCAM AGITAÇÃO LOCAL NO MAR. Um sistema de alta pressão no oceano mantém o tempo firme na área de pesca.

 

Previsão para hoje (08/09/2010) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de E a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo firme com presença de sol entre nuvens. Temperatura em elevação.

 

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de SE a NE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Tempo firme com predomínio de sol no decorrer do dia. Temperatura mais elevada.

 

Sexta-feira, ventos de NE, força 5 e rajadas de 60 a 80 km/h. Ondas de E de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 m. Tempo firme com predomínio de sol no decorrer do dia. Temperatura mais elevada.

 

Tendência: No sábado, uma frente fria avança pelo RS, provocando chuva e temporal isolado. Vento de NE a S, com rajadas 40 a 60 km/h, mais intensas na madrugada. No domingo, a frente fria se afasta da área de pesca, mas o tempo permanece instável com muita nebulosidade especialmente ao norte de Mostardas. Vento de S a SE, com rajadas de 40 a 50km/h. O mar permanece agitado, com picos de onda em torno de 2,5m.

Fonte: Epagri/Ciram