Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Novos Rumos para a Pesca Profissional é tema de seminário em Itajaí

Enquanto muito se discute sobre a carência de pescados e frutos do mar em outros mares do mundo, o Município de Itajaí orgulha-se dos resultados que a atividade pesqueira obtém por aqui. Orgulha-se do passado, valorizando os saberes tradicionais e adequando-os as boas intenções do desenvolvimento sustentável, mas tem os olhos no futuro, buscando novos paradigmas, que impliquem em um aproveitamento cada vez mais eficiente das proteínas obtidas no ambiente marinho.

Com este espírito a Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura realiza nos dias 23 e 24 de junho, o Seminário Novos Rumos para a Pesca Profissional, buscando amplificar a importância da pesca local no contexto nacional, através da integração entre as três esferas de Governo, a comunidade, empresas beneficiadoras, armadores, pescadores, entidades de classe, instituições de ensino e demais envolvidos com a atividade pesqueira.

Entre os apoiadores do evento, temos as empresas Gomes da Costa e Vitalmar e as entidades FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina e o SINDIPI - Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região.

O Seminário contará com palestras e mesas-redondas, onde representantes governamentais e de entidades de classe, bem como empresários e pesquisadores do setor da pesca terão a oportunidade de expor seus pontos de vista sobre a situação atual e qual o caminho desejado para o futuro deste importante segmento da economia local e regional.

Um dos fatos mais marcantes e reconhecidos nacionalmente é que aqui se concentra o maior volume de desembarques de pescados e frutos do mar, capturados ao longo da costa Sudeste-sul brasileira. No entanto, pouco se sabe da logística necessária em terra para alcançar e manter a atividade industrial pesqueira neste patamar. “São inúmeros empreendimentos econômicos, que exigem mão-de-obra qualificada e alta tecnologia na fabricação, venda e manutenção de máquinas, equipamentos, apetrechos de pesca e arranjos de convés que proporcionam aos pescadores os melhores meios para obter boas capturas nas fainas de pesca e fazê-las chegar com qualidade nos portos de destino” falou o Secretário de Pesca, Agostinho Peruzzo.

Estes empreendimentos, conhecidos como Arranjo Produtivo, foram mapeados e identificados através de um Convênio mantido entre a SEPESCA e a UNIVALI, com base nos dados oficiais constantes em diversos departamentos de controle estatístico das Secretarias de Fazenda Municipal e Estadual. Os resultados do Convênio serão apresentados oficialmente para a comunidade em uma das mesas redondas do evento, onde também serão buscadas propostas de melhorias nas interações entre os diversos empreendimentos econômicos responsáveis pelo alto grau de eficiência que as embarcações pesqueiras alcançam durante a faina de pesca.

Fonte: Prefeitura de Itajaí