Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Nauterra reduz o impacto ambiental ao aprimorar suas embalagens

 A Nauterra, empresa de alimentação global que opera com a Gomes da Costa no Brasil, realizou duas iniciativas inovadoras na reformulação de suas embalagens que reduziram significativamente o uso de matérias-primas. Os projetos, focados na redução do uso de aço nas latas, reforçam o compromisso da companhia com a sustentabilidade.

A primeira iniciativa, que começou a ser desenvolvida e implementada há pouco mais de um ano, concentrou-se na otimização da quantidade de aço utilizado nos anéis das embalagens. Superando o desafio de garantir a funcionalidade do produto com 9% a menos de material, sem perder a qualidade, ao todo, esse projeto resultou em 60 toneladas de aço a menos no meio ambiente. Esse número equivale ao peso de 60 piscinas olímpicas cheias de areia.

"Estamos muito satisfeitos com o resultado dessa iniciativa e atentos às outras oportunidades que podemos implementar na nossa empresa, que tem a sustentabilidade como um de seus pilares" explica Malu Girardi Pereira, Coordenadora de Meio Ambiente da Nauterra Divisão América e especialista em gestão e engenharia ambiental.

O segundo projeto, mais recente, otimizou o plano de corte para as latas de 250g. Ajustando a mecânica dos equipamentos existentes, a Nauterra adequou o tamanho da folha de aço necessária para produzir a mesma quantidade de latas. A iniciativa resultou em 34 toneladas a menos de aço consumido por ano, o equivalente a quase 40 carros populares.

Essas iniciativas estão alinhadas com o programa ‘Compromisso Responsável’, uma agenda voluntária com 21 objetivos focados em oceanos, meio ambiente e pessoas, alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e com meta de cumprimento até 2025. Um dos projetos, chamado de Resíduo Zero, visa zerar o envio de resíduos para aterros por meio de gestão correta e logística reversa, e já atingiu percentual acima de 98% de resíduos valorizados, tanto na fábrica de embalagens como de alimentos. “Todos esses resultados positivos nos motivam a continuar aprimorando as nossas práticas sustentáveis.” acrescenta a especialista.

Sobre a Nauterra

Nauterra é uma empresa global de alimentação formada por mais de 5 mil colaboradores, fábricas e escritórios em sete países (Brasil, Espanha, Itália, El Salvador, Costa Rica, Guatemala e Argentina) e produtos distribuídos em mais de 65. A empresa, que atua de forma inovadora e sustentável, tem o propósito de aproximar as pessoas de uma alimentação saudável, conservando o melhor da natureza. Signatária do Pacto Global da ONU, a companhia assumiu um compromisso de gestão responsável com 21 objetivos, com meta de cumprimento até 2025, em três áreas chave: oceanos, meio ambiente e pessoas. No Brasil, Nauterra opera com a marca Gomes da Costa, líder no setor de pescados enlatados. Confira mais informações no site e redes sociais, LinkedIn, Instagram e Facebook.