MPA declara encerrada safra de tainha para o Emalhe Anilhado (artesanal)

O MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) emitiu um comunicado no qual declara encerrada a temporada de pesca da tainha (Mugil liza) para a modalidade de emalhe anilhado (artesanal) no ano de 2024. O encerramento da temporada depois de apenas 19 dias se deu devido ao alcance de 90% da cota coletiva da modalidade.

De acordo com o comunicado, as embarcações autorizadas que estiverem em atividade de pesca no mar poderão realizar o último desembarque de tainha (Mugil liza) em até 24 (vinte e quatro) horas após a publicação da nota (realizada em 03/06/2024 às 22h50)

No Painel de Monitoramento da Temporada 2024 é possível acompanhar em detalhes o monitoramento da pescaria mais tradicional de Santa Catarina.

Ja a nota completa do MPA sobre o encerramento da safra de tainha 2024 do Emalhe Anilhado está disponível AQUI.

A Portaria MPA nº 268, de 4 de junho de 2024 que declara encerrada a temporada de pesca da tainha (Mugil liza) para a modalidade de emalhe anilhado no ano de 2024 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (05).

***

A safra da frota industrial teve início no dia 01 de junho e seguirá até 31 de julho ou até atingir as cotas estabelecidas. Em 2024, a modalidade de cerco/traineira poderá contar com até 8 embarcações que, juntas, poderão pescar até 480 toneladas. Outras 586 toneladas foram concedidas à modalidade de emalhe anilhado artesanal. As demais modalidades continuam não submetidas ao regime de gestão por cotas de captura ou qualquer outra limitação de volume de captura.

mpa sistainha tainha diario-oficial