Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Missão brasileira conhece tecnologia aquícola da Noruega

Missão brasileira conhece tecnologia aquícola da Noruega

 

 

 

 

O pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) Júlio Ferraz de Queiroz, representou a Embrapa em missão brasileira coordenada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura — MPA no Aquanor 2009 — International Venue for the Aquaculture Industry, realizado na cidade de Trondheim na Noruega, de 18 a 21 de agosto de 2009. Queiroz, que também é líder do projeto componente Manejo e Gestão Ambiental da Aquicultura da Rede Aquabrasil, apresentou as perspectivas da aquicultura no Brasil, de acordo com a visão da Embrapa, em seminário organizado pela Embaixada do Brasil e por meio de visitas ao Sintef Group Sea Lab, em Trondheim e a empresa Leroy Midnor, AS, localizada na Ilha de Hitra, para conhecer, respectivamente, as pesquisas relacionadas à tecnologia pesqueira e à produção intensiva de salmão em tanques rede e o frigorífico para processamento de pescado. A viagem também buscou acordo de cooperação técnico-científica entre a Embrapa e o Instituto Nofima, AS — Norwegian Institute of Food, Fisheries and Aquaculture Research.

 

O pesquisador destaca a continuidade das ações iniciadas pela antiga SEAP-PR (Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República), hoje transformada em Ministério da Pesca e Aquicultura — MPA. ``Atendendo às solicitações do ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, e aos entendimentos estabelecidos entre o embaixador do Brasil na Noruega, Sérgio Eduardo Moreira Lima e o presidente da Nofima, Oyind Fylling-Jensen, aproveitamos a oportunidade para elaborar uma carta de intenções para o desenvolvimento de pesquisas nessa área no Brasil´´. ``A princípio, as instituições visam identificar programas de desenvolvimento em pontos estratégicos definidos pela Embrapa e também temas relevantes que permitam a transferência de tecnologia no Âmbito dos trabalhos realizados pela Nofima, como por exemplo, aquicultura em geral, reprodução e genética de peixes, nutrição e sanidade, processamento e agregação de valor ao pescado, meio ambiente, aquicultura sustentável, Boas Práticas de Manejo (BPMs), alimentação e saúde, marketing e comercialização´´, explica.

 

Nesse sentido, uma das ações será a indicação de um grupo de pesquisadores de destaque nessas instituições para definir, em um curto espaço de tempo, quais seriam as áreas que atendem a esses interesses. A Nofima se prontificou a visitar a Embrapa no Brasil para acertar detalhes para regulamentação dos procedimentos e o gerenciamento dos trabalhos e também para definir os temas dos projetos. ``Esses convênios serão fundamentais para o desenvolvimento da aquicultura no Brasil, principalmente levando-se em consideração a criação recente de uma Unidade de Pesquisa em Aquicultura e Sistemas Agrícolas, implantada na cidade de Palmas, TO´´, enfatiza Queiroz. O pesquisador acredita que ``a experiência da Noruega, com vários pontos de destaque e excelência, como o manejo ambiental que vem assegurando o desenvolvimento sustentável da produção de salmão, mantendo a sua posição de líder mundial nesse segmento, poderá orientar importantes projetos´´.

 

Assim, é fundamental que a Embrapa e o MPA incentivem pesquisas para a definição de modelos de produção aquícola mais produtivos e ambientalmente mais eficientes. Um dos pontos principais seria o fortalecimento das Unidades da Embrapa que já desenvolvem pesquisas nesse tema e, em especial, a alocação de recursos e pessoal para transformar a Embrapa Meio Ambiente em um Núcleo de Referência na área de Gestão e Manejo de Recursos Hídricos com foco na Gestão Ambiental da Aquicultura. A delegação brasileira se destacou no AquaNor 2009 com o maior número de participantes (mais de 22), e também com o maior número de contratos e convênios de cooperação com instituições de ensino e pesquisa, resultado das ações estratégicas coordenadas pelo MPA.

Fonte:Agronline

 

 

 

Encontro nacional de Aquicultura e Pesca será realizado a partir de quarta-feira em Cáceres

 

 

 

O Núcleo de Pesquisa Aplicada a Aquicultura e Pesca Região Centro Oeste 2, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso/Campus Cáceres e a Coordenadoria de Política de Formação Humana na Área de Pesca Marinha, Continental e Aqüicultura Familiar, Portos e Navegação, da SETEC/MEC, realizam em Cáceres entre os dias 23 e 27 de setembro de 2009, um evento reunindo pesquisadores de diferentes regiões do Brasil com o objetivo de expor as pesquisas que estão sendo realizadas na área da aqüicultura e da pesca, atendendo comunidades de pescadores e populações ribeirinhas. Muitos desses projetos tem contribuído significativamente na formação dessas comunidades onde os Núcleos atuam, oferecendo qualificação profissional e cursos de capacitação. Em Cáceres o Núcleo Centro Oeste 2, composto de membros de diferentes instituições e atento às políticas de investimento do governo federal na formação desses trabalhadores, apresentou neste ano de 2009 alguns projetos à SETEC/MEC. Três foram aprovados e devem iniciar suas atividades ainda nos próximos dias, oferecendo qualificação em manuseio, industrialização, transporte e análise de valores nutricionais do pescado. Um dos projetos aprovados produzirá um vídeo documentário intitulado Pescadores em Cáceres: águas sagradas da parte alta do pantanal. O objetivo é registrar e produzir vídeo pedagógico sobre as condições de produção e consumo, modo de vida e relação simbólica dos pescadores de subsistência de Cáceres com o Rio Paraguai e os tributários Cabaçal e Sepotuba.

 

O IFMT/Campus Cáceres deve iniciar também em novembro, em parceria com a prefeitura municipal o PROEJA FIC PESCA, curso que oferecerá a qualificação profissional em Aproveitamento e Industrialização de Pescados Regionais integrada às séries iniciais do Ensino Fundamental a 150 trabalhadores de Cáceres. O recurso já disponibilizado pela SETEC/MEC totaliza R$537.995,12. Nesse contexto, o Encontro Nacional tem a tarefa de expor os projetos que estão sendo desenvolvidos no país gerando resultados positivos e que podem ser aplicados também em outras regiões. O evento contará com as presenças de várias autoridades da SETEC/Ministério da Educação, do MPA, Ministério da Pesca e Aquicultura, do Magnífico Reitor do IFMT, professor José Bispo Barbosa, Pró Reitores de diferentes Institutos e de todos os diretores de Campi do IFMT. As inscrições são limitadas a 200 pessoas e podem ser feitas através do telefone 32241010 com Carlos Alberto ou professor Jair Cestari e confirmadas no dia 23, período noturno, nos Stands da Praça Barão do Rio Branco. As atividades serão divididas entre o auditório do Cine XIN, Stands da Praça Barão e Campus do IFMT em Cáceres e atenderão a seguinte programação:

Fonte:Plantão News

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

 

 

 

A formação de um ciclone extratropical no litoral do RS mantém o vento forte no RS e sul de SC, na sexta-feira e sábado e o tempo fica mais tirme com o avango de um sistema de alta pressão. Alertas: HOJE, MAR AGITADO E VENTOS FORTES. AMANHÃ, MAR AGITADO E VENTOS FORTES.

 

Previsão para hoje (18/09/2009) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de NE a NW, força 3 a 4 e rajadas de 80 a 100 km/h. Ondas de E a NE de 1.5 a 2.5 m e picos de 3.0 a 4.0 m. Tempo instável com chuva, moderada a forte em alguns momentos, temporais e ventos muito fortes, entre 80 e 100km/h.

 

Previsão para amanhã Sábado, ventos de NE a SW, força 4 a 5 e rajadas de 80 a 100 km/h. Ondas de NE a SW de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 4.0 m. No sábado, o ciclone extratropical ainda mantém nebulosidade e condições de chuva na área de pesca, com ventania com rajadas da ordem de 80 a 100km/h, e mar muito agitado.

 

Domingo, ventos de W a SW, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de SW de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.5 a 5.0 m. No domingo o tempo permanece firme com nevoeiros ao amanhecer e início da manhã com sol durante o dia.

 

Tendência: Na segunda e terça-feira o tempo permanece firme, com vento fraco e mer pouco agitado

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

 

 

 

Na sexta-feira uma frente fria passa por SC provocando nebulosidade, chuva e torvoadas com descarga elétrica. A formação de um ciclone extratropical no litoral do RS mantém o vento forte na área oceánica entre a atarde/noite desta sexta e durante a madrugada/manhã de sábado. Alertas: HOJE, VENTOS FORTES. AMANHÃ, VENTOS FORTES E MAR AGITADO.

 

Previsão para hoje (18/09/2009) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de E a NE de 0.5 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Tempo fechado com chuva, moderada a forte em alguns momentos, com risco de temporal e ventos fortes, nas proximidades de Laguna as rajadas podem chegar a 100km/h.

 

Previsão para amanhã Sábado, ventos de NE a SW, força 3 a 5 e rajadas de 60 a 70 km/h. Ondas de NE a SE de 0.5 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.0 m. Na manhã de sábado, a isntabilidade deixada pela frente fria mantém o céu com nuvens e chuva isolada. No decorrer do dia a frente fria se afasta, uma massa de ar mais seco diminui a nebulosidade e o ciclone extratropical no litoral do RS mantém o vento moderadao a forte com rajadas de 60 a 80km/h, com mar muito agitado na área de pesca, especialmente nas proximidades de Laguna.

 

Domingo, ventos de SW a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE a E de 0.5 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.5 m. No domingo o tempo continua estável com presença de sol, o vento perde força, o mar continua agitado, principalmente ao sul de Itajaí e em áreas de pesca afastadas da costa.

 

Tendência: Na segunda e terça-feira o tempo continua estável sol, vento fraco e mar pouco agitado, na áreas de pesca.

Fonte: Epagri/Ciram.