Ministro da Pesca diz que Piauí é referência para o Brasil

Ministro diz que Piauí é referência para o Brasil

O ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, disse na tarde dessa terça-feira (23), em Parnaíba, que o Centro de Referência em Aquicultura e Recursos Pesqueiros do Vale do Parnaíba (Ceraqua) inaugurado na praia Pedra do Sal, no litoral do Piauí, é uma referência não apenas para o Nordeste, mas para o Brasil e assegurou que ele vai garantir o desenvolvimento da atividade pesqueira no Estado. Segundo o ministro, o Centro vai pensar toda a cadeia produtiva e terá um impacto determinante no desenvolvimento da região. Ele anunciou a criação de uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no Tocantins, destinada a pesquisas em aquicultura e pesca, que vai coordenar o sistema nacional de pesquisas no setor, que inclui o Ceraqua do Piauí.Gregolin ressaltou que, graças ao presidente Luís Inácio Lula da Silva, pesca e aquicultura são prioridades no Brasil desde 2003, primeiro com uma secretaria e depois com um ministério para cuidar exclusivamente do setor.

Ele revelou que, em 2003, no início do projeto, foram destinados no orçamento recursos no valor de R$ 11 milhões, mas para este ano estão garantidos R$ 810 milhões. ``Estamos produzindo uma verdadeira revolução produtiva´´. Ele disse também que a política de pesca no Brasil é a longo prazo, com a adoção de medidas estruturantes, dando segurança aos investidores. "O Brasil tem um dos maiores potenciais pesqueiros do mundo, mas a pesca nunca foi uma atividade prioritária para os governos passados, por isso a produção é pequena e a população ainda come pouco peixe". Acrescentou que o aumento do consumo, com o incentivo do governo, é que vai estimular a produção.O ministro concluiu dizendo que ``nunca o Brasil teve um povo tão satisfeito com os rumos do Brasil".

Fonte:TV Canal 13

Rio São Francisco recebe 100 mil peixes

As águas do Rio São Francisco encheram-se de vida na terça-feira , 23 de março, com a inserção de 100 mil peixes juvenis de espécies nativas durante peixamento realizado pela 5ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em parceria com a Prefeitura Municipal de Piranhas. O repovoamento do ``Velho Chico´´ ocorreu no povoado Entremontes em meio a programação da Semana da Água de Piranhas, município ribeirinho localizado a 291 Km da capital alagoana. De acordo com o superintendente regional da Codevasf em Alagoas Antônio Nélson de Azevedo, a realização deste peixamento na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, 22 de março, não ocorre por acaso.

``A Codevasf está levando a frente um programa ousado de revitalização do Rio São Francisco. Revitalizar significa recuperar a vida e é isso que estamos fazendo quando implantamos sistemas de esgotamento sanitário em diversos municípios alagoanos com o objetivo de recuperar os principais afluentes do ``Velho Chico´´, a exemplo do Rio Ipanema, que corta o sertão alagoano. Fazemos isso também quando promovemos ações socioambientais que recuperar a relação da comunidade com o São Francisco e seus afluentes. E por isso estamos na semana mundial da água devolvendo ao meio ambiente natural essas espécies nativas, que irão impulsionar a pesca artesanal e recuperar a ictiofauna do Baixo São Francisco´´, explicou.

Essa não é a primeira vez que a Codevasf realiza peixamento nas água do Rio São Francisco que cortam Piranhas. Somente no ano passado foram inseridos cerca de 700 mil alevinos de espécies nativas no São Francisco. ``Pretendemos agora realizar um acompanhamento biométrico para verificar os resultados dos últimos peixamentos, como crescimento dos peixes e mortandade. Assim podemos identificar também se os animais estão em tamanho e peso ideal para consumo´´, afirmou Glênio Tavares, secretário municipal de Pesca e Meio Ambiente de Piranhas. Ele ainda afirmou de forma entusiasmada que os pescadores da região já festejam o aumento na quantidade de peixes no rio após as ações de peixamento da Codevasf.

Glênio Tavares também explicou o porquê da escolha do povoado Entremontes como local para realização do peixamento. ``Nesta área estão localizadas as condições ideais para reprodução das espécies nativas do Rio São Francisco, como, por exemplo, pedras em abundÂncia e riqueza de material orgÂnico´´, esclareceu. O peixamento foi acompanhado por diversos estudantes, professores, pescadores e moradores da região, o que, na avaliação do engenheiro de pesca Álvaro Albuquerque, chefe de Centro de Referência em Aquicultura e Recursos Pesqueiros do São Francisco (Ceraqua/SF), unidade da Codevasf que produziu os alevinos, dá um dimensão maior às ações de peixamento. ``Mais que aumentar a quantidade de pescado no São Francisco, os peixamentos são um aula de educação ambiental para todas as idades. A satisfação das crianças em colocar um peixe nas águas é surpreendente, pois ali ela sabe que é ator principal neste cenário de revitalização do Rio São Francisco´´, afirmou.

Fonte:Alagoas 24 horas

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Entre quarta-feira e sábado, áreas de baixa pressão e uma frente fria que se desloca pelo litoral do RS e SC mantém o tempo fechado, com chuva na área da pesca ao norte de Mostardas. Nas áreas ao sul de Mostardas um sistema de alta pressão no Uruguai deixa o céu mais claro.

Alertas: HOJE, MAR AGITADO. AMANHÃ, MAR AGITADO.

Previsão para hoje (24/03/2010) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de SE a E, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Poucas nuvens ao sul de Mostardas e chuva persistente ao norte.

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de E, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.0 m os picos mais altos chegam a partir da tarde. Aberturas de sol ao sul de Mostardas e ao norte, com mais nuvens e chuva persistente.

Sexta-feira, ventos de E, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de SE a E de 1.5 m e picos de 2.5 a 3.5 m. O tempo continua firme de Chuí a Mostardas e com mais nuvens, e chuva por alguns momentos, ao norte de Mostardas.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Entre quarta-feira e sábado, áreas de baixa pressão e uma frente fria que se desloca pelo litoral do RS e SC mantém o tempo fechado, com chuva na área da pesca. A chuva será persistente e com intensidade moderada a forte entre a noite de quarta-feira e no decorrer de sexta-feira.

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, MAR AGITADO.

Previsão para hoje (24/03/2010) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de SE a E, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Encoberto com chuva na área de pesca. Chuva persistene e mais intensa a partir da noite.

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de SE a E, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.0 m, mais altos ao sul de Florianópolis. Tempo fechado, encoberto com chuva. persiste, moderada a forte por alguns momentos.

Sexta-feira, ventos de SE a E, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.5 a 3.0 m. Tempo fechado, com chuva persistente.