Notícias
Ministério da Pesca institui Grupo de Trabalho da Corvina
O Diário Oficial da União (DOU) trouxe hoje (01) as Portaria que institui o Grupo de Trabalho com a finalidade de subsidiar a revisão das medidas de gestão das pescarias demersais das regiões Sudeste e Sul, com ênfase na corvina, e designado seus respectivos membros. O SINDIPI será representado pelo Oceanógrafo da Coordenadoria Técnica, Luiz Carlos Matsuda. Confira (nos links) as Portarias MPA nº 291 e 292, de 28 de junho de 2024.
O GT terá duração de cento e oitenta (180) dias, podendo ser prorrogado por mais uma vez, por igual período, e o encerramento das atividades fica condicionado à aprovação do Relatório Final pelo Comitê Permanente de Gestão da Pesca e do Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros Demersais das Regiões Sudeste e Sul.
A expectativa é que a primeira reunião ocorra até o final de julho.
A criação do GT é um passo importante para a elaboração do Plano de Gestão da Corvina. O recurso, que é um dos mais importantes para a pesca artesanal e industrial catarinense, corre o risco de ter a captura proibida. Desde 2022 o SINDIPI tem atuado para que seja implementado um plano de gestão que garanta a continuidade da pesca da corvina de maneira sustentável.