Ministério da Pesca e Aquicultura libera R$ 1,5 bilhão para o setor no Brasil

O Ministério da Pesca e Aquicultura abriu ontem uma linha de crédito de R$ 1,5 bilhão para a safra de pesca 2010/ 2011. A intenção é que o dinheiro seja usado para o desenvolvimento do setor no País. O lançamento dos recursos para os pescadores foi oficializado durante o lançamento do Plano Safra das águas, feito pelo ministro Altemir Gregolin. Segundo ele, os recursos são 50% maiores que os registrados no ciclo produtivo anterior. A meta do governo federal é de produzir 1,430 milhão de toneladas de pescados e aumentar o consumo do produto. Para isso, além de fomentar o setor, a ideia é fazer com que o preço do peixe baixe, através de medidas relativamente simples, como a modernização dos barcos e a melhoria das condições de transporte do pescado a bordo.

"Sempre me cobram isso: o fato de o preço médio do pescado ser mais elevado do que o de outras carnes´´, disse o ministro. Os recursos, segundo Gregolin, já estão disponíveis aos interessados. Entre as novas e antigas linhas de crédito, o ministro destaca a que reforma, moderniza ou substitui embarcações de pequeno porte da frota pesqueira artesanal. O intuito é alcançar um número de 10 mil barcos em quatro anos. O limite por beneficiário é de R$ 130 mil, com juros de 2% ao ano e prazo de reembolso de 10 anos (incluídos até três anos de carência). "Esta é uma oportunidade para o pescador que quer produzir´´, ressaltou Francisco Antonio Bezerra, pescador do Rio Grande do Norte.

Fonte:EPTV

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE e AMANHÃ, SEM ALERTA.  Um sistema de alta pressão na Argentina mantém o tempo firme com sol na área de pesca.

Previsão para hoje (29/06/2010) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de SE a NE, força 2 e rajadas de 20 a 30 km/h. Ondas de SE de 0.5 m e picos de 1.0 m. Na terça-feira, sol entre nuvens na área de pesca.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de NE a NW, força 2 a 3 e rajadas de 30 km/h. Ondas de SE a E de 0.5 m e picos de 1.0 m. Na quarta-feira, nevoeiros ao amanhecer e sol entre nuvens na área de pesca.

Quinta-feira, ventos de NE a NW, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de E a NE de 0.5 m e picos de 1.0 m. Na quinta-feira, nevoeiros ao amanhecer e sol entre nuvens na área de pesca.

Tendência: Na sexta-feira e no sábado, o sistema de alta pressão continúa no litoral de SC e PR mantendo o tempo firme, com nevoeiros na madrugada e amanhecer e sol na área de pesca. Vento de NE/NW, com rajadas de 40 km/hmais. Mar pouco agitado.

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE e AMANHÃ, SEM ALERTA. Um sistema de alta pressão na Argentina mantém o tempo firme com sol na área de pesca.

Previsão para hoje (29/06/2010) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de SW a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de S a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Sol no decorrer do dia devido a um sistema de alta pressão no sul do Brasil.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de NW a SW, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de E a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Tempo estável com nevoeiros ao amanhecer e com sol no decorrer do dia.

Quinta-feira, ventos de NE a NW, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de E a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Tempo estável com nevoeiros ao amanhecer e com sol no decorrer do dia.

Tendência: Na sexta-feira e no sábado, nevoeiros ao amanhecer e presença de sol, com temperaturas em elevação. Vento de NE com rajadas de 40km/h. Mar pouco agitado.

Fonte: Epagri/Ciram