Notícias
Ministério da Agricultura prorroga prazo de adequação para evisceração a bordo das embarcações
A decisão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA foi anunciada nesta quinta- (04) e atende um pedido feito pelo Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região – SINDIPI em parceria CONEPE. De acordo com o documento por falta de finalização dos estudos que estavam sendo realizados por um Grupo de Trabalho fica prorrogado para o dia 01 de fevereiro de 2017 o prazo de adequação para o procedimento de evisceração a bordo das embarcações.
E acordo com um estudo encomendado pelo SINDIPI e apresentado para o Governo Federal a evisceração a bordo das embarcações melhora a qualidade do pescado, se o processo for feito dentro do barco. Hoje, a única espécie que pode passar pelo processo de remoção de vísceras dentro da embarcação é o cação.
Para a diretoria do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região, a decisão do governo demonstra o sucesso da articulação da entidade em parceria com o Conselho Nacional Conselho Nacional de Pesca e Aqüicultura – CONEPE.