Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Ministério da Agricultura decide enviar técnicos para SC para avaliar lista de espécies de pescado

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, comunicou ao senador Luiz Henrique (PMDB-SC), na manhã desta quarta-feira (4), que determinou que um grupo de técnicos do ministério se desloque para Itajaí, a fim de aprofundar os estudos sobre a possibilidade de excluir diversas espécies de pescado de uma lista que o governo pretende proibir a captura e comercialização. Luiz Henrique considera que desta forma o governo começa a atender uma reivindicação do setor que ele considera muito justa.
- Esperamos que isso resulte na revisão da proibição da captura de espécies que, definitivamente, não estão em extinção. Essa incerteza está gerando um clima de apreensão e milhares de empregos estão em jogo, em especial na região de Itajaí - comentou o senador.
Uma comitiva de catarinenses liderados por Luiz Henrique e Casildo Maldaner, além do governador João Raimundo Colombo (PSD) já havia participado, dia 20 de janeiro, de várias audiências em busca de soluções para obras de vital importância para o estado. Uma delas foi ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com a ministra Kátia Abreu. Um dos pedidos foi um reforço do efetivo de servidores federais, que trabalham na fiscalização dos portos catarinenses em órgãos como Mapa, ANVISA e Receita Federal. O reforço foi apontado como necessário para, pela ministra, para agilizar a liberação de cargas para exportação.
Kátia Abreu também se comprometeu a participar do diálogo com o Ministério do Meio Ambiente e com a indústria da pesca em relação à portaria 445/2014 do MMA, que proíbe a captura de novos tipos de peixes que entraram na lista das espécies em extinção. No início de janeiro, manifestações dos pescadores descontentes com a medida, liderados pelo Sindicato dos Armadores e Indústria da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), impediram a passagem de navios de turismo em Itajaí. O tema é de grande relevância, pois o Estado é maior produtor de pescados do país.