Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

MEC pretende retomar investimentos em projetos de educação e qualificação do setor pesqueiro

O anúncio da retomada de projetos direcionados para a inclusão, qualificação e educação de profissionais da pesca no país foi feito nesta terça-feira (23), durante uma reunião na sede do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região – SINDIPI. A boa notícia chegou por meio do coordenador Nacional do Núcleo de Política e Inovação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológico do Ministério da Educação, Edemar Almeida de Moraes. 

O representante da secretaria veio ao Estado para reforçar a importância do trabalho feito pelo Instituto Federal de Santa Catarina IFSC - junto ao setor pesqueiro, na promoção dos cursos de qualificação para pescadores e apresentar novas propostas de investimentos e retomadas de projetos que estavam parados na secretaria. “ Nós estamos retomando todos os projetos com políticas de inclusão. O novo secretário da pasta colocou como princípio da sua administração a retomada de alguns projetos, entre eles os relacionados a pesca. A intenção é investir na construção de dois centros de referência em navegação, um em Itajaí, em Santa Catarina, e outro na cidade de Cabedelo, na Paraíba.  O funcionamento destas duas unidades foi baseado em uma pesquisa técnica feita em cidades da Espanha. A proposta é que os centros formem pescadores e técnicos para a América Latina e a África”, pontuou Edmar. 

Para o presidente do SINDIPI, Jorge Neves, o anúncio da retomada de investimentos na qualificação e educação dos profissionais que trabalham na pesca é bem-vinda e necessária. Cada vez mais a mão de obra qualificada faz a diferença no mercado de trabalho e no resultado da produção. “ Eu como armador necessito de tripulação qualificada. É muito mais fácil quando a equipe é formada por profissionais que tenham conhecimento sobre a vida no mar, legislação, máquinas, segurança, deveres e obrigações. E a oportunidade de uma qualificação que vai além disso coloca mais uma vez Santa Catarina em vantagem e nos coloca como referência para o país. Mas eu espero que o incentivo e ajuda não venha apenas do SINDIPI. Desejo que os políticos, autoridades e empresários colaborem e incentivem a construção do centro. Um investimento que é uma vitrine para o nosso estado e que vai refletir na questão econômica”, destacou Jorge Neves.

O encontro realizado no SINDIPI, contou ainda com a participação de professores dos cursos de qualificação da área da pesca do IFSC, Secretário de Pesca e da Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Pesca da Federação das Indústrias de Santa Catarina - FIESC, Agostinho Peruzzo, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina – SITRAPESCA, Eros Aristeus Martins e o Secretário Pesca e Aquicultura do Município de Bombinhas, Valdinei Vital Miguel.