Notícias
Lista com pedidos do setor pesqueiro já está no Ministério da Agricultura
As demandas do setor pesqueiro nacional foram entregues ao Ministério da Agricultura, por meio do CONEPE – Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca, entidade que representa o setor produtivo no país. Durante um encontro realizado em Brasília, os representantes do conselho, entre eles, o presidente do SINDIPI - Jorge Neves. que ocupa uma cadeira na entidade, fizeram a entrega de um documento com as principais questões da pesca.
Na lista, pedidos urgentes como: a não subvenção do óleo diesel para os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e a renovação de licenças de pesca. De acordo com membros do CONEPE, em relação as licenças uma alternativa é a prorrogação das autorizações até o final deste ano. Caso isso não aconteça, uma segunda possibilidade é a realização de um mutirão para renovar as licenças e impedir um prejuízo para os armadores e as indústrias que não podem deixar a frota parada.
Outro pedido que interfere na manutenção da atividade pesqueira é a ausência da subvenção do óleo diesel para as embarcações. Armadores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina ficaram de fora da lista de beneficiários, por isso, o pedido do CONEPE para que se faça uma consulta junto ao Ministério da Agricultura para inserir a frota dos dois estados em uma nova portaria, que deveria ser emitida até o final deste mês.
De acordo com o presidente do SINDIPI, Jorge Neves, as reivindicações serão analisadas pela Secretaria Nacional da Pesca, pasta que a partir de agora será responsável pelo gerenciamento da pesca no Brasil, dentro do Ministério da Agricultura. Durante o encontro em Brasília, o novo Secretário Nacional da Pesca, Marlon Cambraia, esteve com os representantes do CONEPE e demonstrou interesse em ajudar na solução das demandas apresentadas pelo conselho.