Indústrias da pesca discutem capacidade de armazenamento com Ministro

Indústrias da pesca discutem capacidade de armazenamento com  Ministro

O Ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, participou hoje pela manhã de uma reunião com o Sindicato das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi).  O tema da discussão foi a ampliação da capacidade de armazenamento da produção das processadoras de sardinha de Itajaí.Nos últimos anos, a captura de sardinha vem aumentando significativamente devido à recuperação dos estoques na costa brasileira. Esse aumento, que se deve em grande parte à política de ordenamento da pesca, está permitindo o aumento da produção de forma sustentável e as indústrias não estavam preparadas para essa ampliação da oferta.

A produção de sardinha no Brasil chegou a níveis preocupantes em 2000, quando a captura foi de apenas 17 mil toneladas no ano. Após medidas de ordenamento, com aumento do prazo de defeso, os estoques começaram a se recuperar e no ano passado, a produção chegou a 78 mil toneladas e para este ano estima-se que poderá chegar a mais de 90 mil toneladas. Esse aumento, no entanto, está esbarrando na capacidade da indústria que não consegue processar toda a sardinha pescada.Uma comissão foi montada para que os dados e documentos necessários sejam levantados e uma nova reunião foi marcada para o dia 9 de setembro, onde o setor voltará a discutir com o governo as medidas necessárias para resolver a situação. A reunião foi considerada um sucesso por todos, principalmente pela iniciativa do setor de encarar desafios como este, como uma forma de fortalecimento e crescimento.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Ministério da Pesca e Aquicultura / Assessoria de Imprensa do Sindipi