Impactos da exploração de petróleo e gás natural no litoral catarinense

Uma pesquisa sobre os impactos da exploração de petróleo e gás natural no litoral catarinense, será divulgada em audiência pública na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, nesta quinta-feira (05) às 14h. A projeção realizada pelo Instituto Internacional Arayara indica que o impacto pode chegar à perda de 300 mil empregos na cadeia produtiva da pesca catarinense. “Além da perda de empregos, haverá também uma sensível redução na arrecadação de impostos e no consumo de proteína animal por parte dos catarinenses”, observa o engenheiro Juliano Bueno de Araújo, diretor-técnico do Observatório do Petróleo e Gás e do Instituto ARAYARA e coordenador da pesquisa.

“O impacto negativo da atividade petrolífera sobre as espécies de peixes, em especial a tainha, que pode ser afetada pela exploração do petróleo e do gás natural, além de serem enormes os riscos de acontecerem micros, pequenos, médios e grandes vazamentos de óleo”, completou Bueno, que falará na audiência, a ser transmitida pelos canais da Alesc (TVAL e pelo Youtube). O SINDIPI participará da audiência com a presença de Luiz Carlos Matsuda, da Coordenadoria Técnica do sindicato.

Assessoria de imprensa Instituto Internacional Arayara (www.arayara.org)

Carlos Tautz (Celular e WhatsApp – 21-99658-8835)

alesc audiencia-publica pesca