Ibama multa empresa em R$ 250 mil por declarar estoque falso

Ibama multa empresa em R$ 250 mil por declarar estoque falso em Santarém, no Pará

Fiscais do Ibama multaram uma empresa frigorífica em R$ 250 mil nesta quarta-feira (18/11) por prestar informações falsas ao sistema de controle do órgão, em Santarém, no oeste do Pará. O frigorífico tinha cerca de 60 toneladas de peixes estocadas, mas declarou possuir 119 toneladas, quase o dobro. "Ela não tinha o que declarou, ou seja, superestimou para poder comprar peixe ilegal e ter como esquentar", explica Bruno Iespa, chefe da Divisão de Fiscalização da Gerência Executiva do órgão em Santarém.

Localizada na área urbana de Santarém, a empresa tentava com a fraude burlar a proibição de pesca no período de reprodução na bacia hidrográfica do rio Amazonas, que vai de 15 de novembro até 15 março. Quem trabalha com peixe que entra no defeso tem que informar na Declaração de Estoque Pesqueiro a quantidade existente no frigorífico no fim do período de pesca. "Só vai poder negociar durante a época de reprodução o que já estocou e declarou ao Ibama", diz Iespa, que vem intensificando a fiscalização nos locais de estocagem desde terça-feira (17/11).

Os fiscais encontraram as irregularidades nas duas cÂmaras frias onde a empresa armazenava os peixes, de espécies como mapará, aracu, pirapitinga, curimatá, mandirá e tambaqui. De acordo com o artigo 82 do Decreto 6514, de 2008, a multa por apresentar informação falsa ou enganosa nos sistemas oficiais de controle pode chegar a R$ 1 milhão.

Fonte:Ibama

Dois tubarões-martelo são pescados em Peruíbe, em SP

Dois tubarões-martelo foram pescados em Peruíbe, no litoral paulista. A secretaria municipal de Meio Ambiente informou que a população não precisa se preocupar com o aparecimento dos animais, pois não há relatos de ataques de tubarões na cidade. Os cem quilos de carne de um dos tubarões foram doados para quatro entidades sociais.

Autor:Bom Dia São Paulo

Lago de Serra da Mesa terá parque aquícola, diz ministro

Será instalado no Lago de Serra da Mesa, no Norte do Estado, o primeiro parque aquícola de Goiás. O reservatório será aproveitado por pescadores e produtores rurais para a criação de peixes. O projeto é prioridade do Ministério da Pesca e Aquicultura, que está demarcando com o propósito de fazer a cessão do uso de águas públicas no lago no primeiro semestre de 2010. O anúncio foi feito ontem, em GoiÂnia, pelo ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin. Ele veio participar de audiência pública, realizada no auditório da Secretaria da Agricultura, sobre as legislações nacional e estadual de pesca. Conforme Gregolin, a expectativa é, dentro de três meses, já ter a definição dos lotes para encaminhar o processo de cessão. Será permitido o acesso à produção em tanques-redes de peixes, como tilápias e tambaquis, para 1,5 mil famílias da região.

A utilização de apenas 0,5% da lÂmina d?água do Lago de Serra da Mesa apresenta potencial de produção de 100 mil toneladas de pescados por ano, o que representaria aumento de 30% na produção nacional de pescado cultivada, informou o ministro. "Serra da Mesa é uma prioridade nossa, assim como o lago de Itumbiara", afirmou. Altemir Gregolin esteve no fim de outubro em Uruaçu, onde participou de uma audiência pública com lideranças da região. Na ocasião, foram discutidas políticas públicas para o parcelamento, implantação, orientação e acompanhamento de fazendas aquáticas para a criação e comercialização de pescado.

O processo de cessão das águas públicas do Parque Aquícola do Lago de Serra da Mesa será feito de duas formas. A concessão não-onerosa tem como público-alvo famílias que moram na região de pescadores, agricultores familiares e atingidos por barragens, cuja renda mensal seja de até cinco salários mínimos (R$ 2,3 mil). Devem ser destinados 40 tanques-redes por família. Se sobrarem áreas, será realizada a cessão onerosa, por meio de licitação, para empreendimentos produtivos na área de piscicultura. O ministro afirmou que o consumo de pescado está crescendo no Brasil, o que exige incremento da produção. No ano passado, o País importou mais de 200 mil toneladas de pescado, o equivalente a 16% do consumo nacional do período. "Hoje está faltando produção de pescado. Isso é bom, porque puxa o potencial que o Brasil tem", disse.

Fonte:Agrolink

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul  Chuí a Laguna

Um sistema de baixa pressão na Argentina, próximo ao RS, mantém a instabilidade na área de pesca e a condição de chuva e temporal isolado. Amanhã, uma nova frente fria se forma no RS, mantendo as condições de mau tempo. Alertas: HOJE, ATENÇÃO PARA TEMPORAIS, NESTA SITUAÇÃO OS VENTOS FICAM MAIS INTENSOS E PROVOCAM AGITAÇÃO NO MAR. AMANHÃ, VENTOS FORTES DE NE E MAR MUITO AGITADO A GROSSO.

Previsão para hoje (20/11/2009) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de SE a NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Nebulosidade variável com pancadas de chuva entre a tarde e noite, com risco de temporal isolado.

Previsão para amanhã Sábado, ventos de NE, força 3 a 5 e rajadas de 60 a 90 km/h. Ondas de SE a NE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.5 m. Tempo instável e sujeito chuva e temporais isolados devido a formação de uma nova frente fria no RS.

Domingo, ventos de NW a S, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de NE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m até a manhã. O tempo segue instável com nebulosidade variável e chuvas mais intensas, especialmente na madrugada e manhã.

Tendência: Entre a segunda e a terça-feira, a instabilidade continua no Sul do Brasil, associada a formação de sistemas de baixa pressão, com condições de chuva e temporais isolados, especialmente na madrugada e entre a tarde e noite. Os ventos soprarão de SE a NE, de 40 a 60km/h. A agitação marítima diminui.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Áreas de instabilidade, associadas a uma frente fria próxima do litoral catarinense, mantém muitas nuvens na área de pesca e a condição de chuva. Amanhã, uma nova frente fria se forma no RS, mantendo as condições de mau tempo. Alertas: AMANHÃ, VENTOS FORTES DE NE AO SUL DE FLORINÓPOLIS. ATENÇÃO PARA TEMPORAIS, NESTA SITUAÇÃO OS VENTOS FICAM MAIS INTENSOS E PROVOCAM AGITAÇÃO NO MAR.

Previsão para hoje (20/11/2009) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE a E de 0.5 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Tempo instável com muitas nuvens, aberturas de sol e condições de chuva.

Previsão para amanhã Sábado, ventos de SE a NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h à tarde, mais intensas ao sul de Florianópolis. Ondas de SE a E de 0.5 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m ao sul de Florianópolis. Nebulosidade variável com condições de chuva, mais intensas a partir da tarde com risco de temporal isolado devido a formação de uma nova frente fria no RS.

Domingo, ventos de NW a S, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de E de 0.5 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo instável com muitas nuvens e condições de chuva e trovoadas devido ao deslocamento da frente fria pela área de pesca.

Tendência: Entre a segunda e a terça-feira, a instabilidade continua no Sul do Brasil, associada a formação de sistemas de baixa pressão, com condições de chuva e temporais isolados, especialmente entre a tarde e noite. Os ventos soprarão de SE a NE, de 40 a 70km/h, mais intensas ao sul de Florianópolis. Agitação local nas proximidades de Laguna devido aos ventos mais intensos.

Fonte: Epagri/Ciram.