I Grito dos Pescadores alerta ministro de Lula

Durante o I Grito Nacional da Pesca e Aquicultura, ocorrido neste domingo, na cidade de Caiçara do Norte, temas como: o acesso às águas públicas, os royalties para pesca, a extensão pesqueira, a desburocratização do óleo diesel, a celeridade na concessão e a renovação de licenças ambientais foram discutidos na pauta de reivindicações, elaborada pelo presidente da Federação dos Pescadores do RN, Abraão Linconl, depois de uma ampla discussão com a categoria e representantes das entidades.

Os temas foram reforçados nos discursos dos presidentes das federações de pesca de vários estados e pelos deputados federais, representantes da Frente Parlamentar da Pesca e Aqüicultura, representantes da Força Sindical, além de deputados da bancada federal do RN. O vice-governador Iberê Ferreira de Sousa, que na ocasião, representou a governadora Wilma de Faria e o Ministro da Pesca, Altemir Gregolin ouviram atentamente o grito de mais de três mil pescadores, que mesmo diante do sol forte, não cessou por quase três horas.

``Este evento é um marco histórico e mostra a organização do setor. Esta é a melhor forma de se fazer ouvir. O governo Lula abriu às portas para uma classe trabalhadora que estava esquecida há muitas décadas, a partir da criação do ministério da Pesca´´, observou o ministro Gregolin. Para o presidente da Federação dos Pescadores do RN, Abraão Linconl, o recado foi dado e o resultado do evento poderá ser sentido a curto e médio prazo. ``Levantamos nossa bandeira, o grito dos pescadores nunca tinha chegado tão longe, quando chegou com essa iniciativa. A hora é esperar a sensibilização da classe política, no que depende da reformulação de leis que tragam benefícios para a categoria, e, principalmente o avanço nas políticas do governo Lula para o setor´´, reforçou Abraão.

O Ministro da Pesca, Altemir Gregolin deixou Caiçara do Norte com a pauta do encontro em mãos. O documento foi entregue pelo presidente da Confederação dos Pescadores e Aquicultores do Brasil, Ivo da Silva, na presença de representantes da pesca de todo o Brasil, além de prefeitos, deputados estaduais, federais e senadores. O I Grito Nacional da Pesca e Aquicultura promovido pela federação dos Pescadores do RN, foi considerado o maior evento já realizado na história da categoria no Brasil, tendo como forte parceira a Força Sindical, entre outras entidades representativas do setor.  No estado Rio Grande do Norte, cerca de 40 mil pessoas vivem diretamente da atividade pesqueira. O Estado é o maior exportador de peixe e camarão do Brasil, produzindo anualmente 26 mil toneladas de pescado.

Lista de presenças:

Além do ministro da pesca, estiveram presentes o vice-governador Iberê Ferreira (PSB), os senadores Garibaldi Filho (PMDB), José Agripino (DEM) e Rosalba Ciarlini (DEM); os deputados federais Felipe Maia (DEM), Fátima Bezerra (PT) e Sandra Rosado (PSB), os deputados estaduais Gustavo Carvalho (PSB), Gilson Moura (PV), Larissa Rosado (PSB) e Poti Júnior (PMDB); prefeitos, vereadores e representantes de associações e cooperativas de pescadores.