Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Homenagem aos tripulantes do barco pesqueiro D. Pedro; maricultura em SC e outras notícias

 

pesca

Associação Brasileira dos Transportadores de Cargas Notícias

26/09 12:31

Capitania dos Portos comemora Dia Marítimo Mundial

 

     26/09 - Para comemorar o Dia Marítimo Mundial, a Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, com sede em Rio Grande, realizará uma cerimônia, amanhã, 27, às 10h, em sua sede. O Dia Marítimo Mundial foi estabelecido pela Organização Marítima Internacional (IMO), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), e a Diretoria de Portos e Costas (DPC) orienta as Capitanias e agências a comemorar, convidando toda a comunidade marítima a participar.

      A cerimônia terá início com a leitura da Ordem do Dia da IMO. Depois será lida a Ordem do Dia da DPC. Posteriormente, serão homenageados tripulantes do barco pesqueiro D. Pedro, por meio dos quais serão homenageados todos os pescadores que auxiliaram no resgate dos tripulantes do barco de pesca João Pedro, de Santa Catarina, que naufragou, na manhã do dia 24 de agosto, a 50 quilômetros do Farol de Mostardas.

      Estarão presentes o mestre do D. Pedro, Rubens Moreira da Gama; o contramestre, Carlos Alberto Pereira Rosa, e o armador Antônio Zelindo Cardoso. A Capitania dos Portos também vai receber um prêmio por ter obtido o melhor desempenho, tanto em Âmbito nacional quanto internacional, nos exercícios de controle naval do tráfego marítimo (Prêmio Orgacontram 2006). Jornal Agora/Rio Grande,RS/Carmem Ziebell

 

Secretaria Especial de Aquicultura

Só Notícias Agro Notícias

26/09 11:08

-ECONOMIA: MINISTRO VE POSSIBILIDADE DE "DESTRAVAMENTO" DA RODADA DOHA

 

     SAFRAS (26) - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, disse na noite desta terça-feira (25) que também acredita na possibilidade de a Rodada Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC), ser concluída neste ano. Nos Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou estar "convencido" de que o acordo possa ser fechado em 2007. "É possível até que seja mais fácil, a partir desse encontro nos Estados Unidos, este destravamento começar pelos americanos do que pelos europeus, que têm um fechamento de mercado e protecionismo para produtos agrícolas e pecuários às vezes maior do que os Estados Unidos", afirmou o ministro, que participou da 41 Convenção da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Miguel Jorge comentou ainda a queda na cotação do dólar, que voltou a ficar abaixo de R$ 1,90 e fechou hoje em R$ 1,861. "Isso ajuda as empresas brasileiras, porque elas têm importados. Se a gente verificar a pauta de importações das empresas, elas têm importado basicamente máquinas e equipamentos. Isso significa que a indústria brasileira está comprando para aumento da capacidade de produção, aumento da produtividade e modernização da indústria", disse. De acordo com o ministro, isso "afasta, a médio e longo prazo, o risco de inflação de demanda" e "faz com que as empresas tenham capacidade de competir". Também participaram do encontro organizado pela Abras o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e o ministro Altemir Gregolin, da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca. Com informações da Agência Brasil. (AB)

 

colônia de pescadores

Jornal Agora RS São José do Norte

26/09 08:01

Irevi pede provas realizadas no Município

 

     O vereador Claiton Irevi Coelho teve requerimento aprovado, onde solicita à Prefeitura que gestione, juntamente com a Colônia de Pescadores Z-2 e Coopanorte (Cooperativa de Pescadores Nortenses), para que as matrículas para pescadores, assim como aulas e provas teóricas necessárias para tal, sejam realizadas em São José do Norte. O vereador do PP diz que o fato de um grande número de pescadores que estão trabalhando de forma ilegal nessa área de atividade podem garantir a pretensão de trazer para o Município essas provas, com o objetivo de oferecer melhores condições para que esses pescadores possam regularizar a situação, considerando a situação socioeconômica de cada trabalhador causando dificuldade para o pagamento dos custos de deslocamento até Rio Grande.

 

pescados

Correio Braziliense

26/09 05:47

Alimentos fazem inflação recuar

 

     A inflação mais sensível ao bolso das famílias perdeu força em Brasília. O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), divulgado ontem pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), registrou variação de 0,35% na terceira semana de setembro. O resultado é 0,24 ponto percentual menor do que o apurado na segunda semana do mês, que ficou em 0,59%. As taxas de variação de seis das sete classes de despesas que compõem o índice desaceleraram. Destaque para os grupos educação, leitura e recreação (1,30% para 0,59%) e alimentação (0,72% para 0,38%). O vestuário, com alta de 1,02%, foi o maior vilão. Os itens habitação, saúde e cuidados pessoais, despesas diversas e transportes tiveram variações moderadas, se comparados às últimas coletas realizadas pela FGV. A queda no ritmo de expansão do IPC-S em Brasília coincide com a redução dos preços de alguns produtos nas gôndolas dos supermercados. O consumidor começa a perceber, por exemplo, que o leite longa vida e a carne pararam de subir. Ao contrário das outras semanas pesquisadas, o grupo alimentação não influenciou tanto a inflação semanal. Os analistas, no entanto, ainda estão cautelosos em prever se a comida continuará ou não contribuindo para a subida dos preços. Capitais Além de Brasília, o IPC-S desacelerou em São Paulo (de 0,36% para 0,15%), Porto Alegre (de 0,13% para 0,10%) e Recife (de 0,78% para 0,75%). Já Belo Horizonte (de 0,25% para 0,31%) e Rio de Janeiro (de 0,33% para 0,39%) registraram inflações maiores. Salvador manteve o mesmo índice de 0,01%. Na capital paulista, os alimentos foram os principais responsáveis pelo recuo do IPC-S. De acordo com a FGV, o grupo alimentação acusou deflação de 0,29%, diante de uma alta de 0,31% na semana anterior. Baixaram de preço hortaliças e legumes (4,06%) e pescados frescos (7,73%). Os laticínios, que na penúltima pesquisa aumentaram 1,97%, na semana tiveram os preços modificados em apenas 0,09%.

 

Secretaria Especial de Aqüicultura

Maxpress Eventos

26/09 04:48

SEMANA DO PEIXE TEM LANÇAMENTO NO RIO DE JANEIRO

 

     Que peixe é bom para a saúde, um alimento saboroso e rico em proteína, todo mundo sabe. Mas qual consumidor não torce o nariz quando o preço está alto? Uma parceria entre governo e setor produtivo pretende mostrar ao brasileiro que é possível levar à mesa um bom pescado sem gastar muito e que o Brasil tem inúmeras opções de peixes que podem fazer sucesso em qualquer cardápio. Em parceria com a ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados, a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca - SEAP está realizando em todo o Brasil a 4ª Semana do Peixe. Até 30 de setembro, os supermercados participantes vão oferecer descontos (variáveis de acordo com cada re de) e aumentar a oferta. Os consumidores receberão folhetos com receitas e dicas que ajudam a identificar quando o pescado está adequado ao consumo, e os supermercadistas e peixeiros receberão cartilhas com orientações sobre conservação e manipulação corretas do alimento de origem pesqueira.

      No Rio de Janeiro, a campanha será lançada nesta quarta-feira (26), às 12h30min, no Supermercado Mundial de Irajá (Rua Monsenhor Félix, 1.180). O ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin, e o superintendente da SEAP no RJ, Jayme Tavares, participam do lançamento, que terá também degustação de pratos a base de pescado e orientação aos consumidores sobre como escolher um bom peixe.

      O objetivo da campanha é promover o pescado, tornando-o mais freqüente na alimentação dos brasileiros. O consumo per capita no Brasil hoje é estimado em sete quilos por habitante ao ano, quando a média mundial é de 16 kg e a Organização Mundial de Saúde recomenda pelo menos 12 kg. No Rio, o consumo é bem superior à média brasileira: estima-se 20kg/hab/ano.

      Peixe tem proteína de qualidade e menor teor de gordura em relação às demais carnes. Além de ser bom para a saúde, aumentar o consumo é uma condição para o desenvolvimento do setor pesqueiro nacional, que dá emprego direto e indireto a 3,5 milhões de pessoas no país. Ao mesmo tempo em que promove a comercialização, a Semana do Peixe é também um momento de debate sobre os desafios do setor - como reduzir o preço (talvez a maior barreira ao aumento do consumo hoje), regularizar a oferta e promover a mudança do hábito alimentar.

 

 

legislação

Correio do Povo Restrito

26/09 04:39

Fronteiriços encaminham reivindicações

 

     Os embaixadores do Brasil no Uruguai, José Felício, e na Argentina, Mauro Vieira, a Barra do Quaraí, receberam ontem, em visita a Barra do Quaraí, reivindicações da população fronteiriça. O documento foi entregue aos diplomatas pelo prefeito Maher Jaber, solicitando permissão para livre circulação de veículos oficiais em Bella Unión, especialmente os vinculados aos serviços de saúde e educação que estiverem sendo utilizados em funções específicas.

     O ofício também apela para a regulamentação da utilização do Centro Auxiliar de Saúde de Bella Unión como Hospital de Referência da comunidade barrense. O objetivo é racionalizar a aplicação de recursos públicos por parte do município de Barra do Quaraí, obedecendo aos princípios constitucionais vigentes e ao da economicidade. Ainda são solicitadas a retomada das providências para instalação da Área de Controle Integrado no ponto de fronteira entre as duas cidades, definição de legislação de pesca comum e adoção de medidas para que o exame fitossanitário volte a ser realizado em Barra do Quaraí.

Secretaria Especial de Aquicultura

 

Diário Catarinense ARIADNE NIERO

 

26/09 04:15

Maricultura, qualidade que assusta

 

     Embora livres da zona da maré vermelha, os produtores de ostras, da Capital, amargam uma das piores crises na maricultura. Há quase quatro meses, a comercialização está praticamente parada. A onda das algas tóxicas que atingiu a região de Governador Celso Ramos acabou gerando uma imagem negativa para todo o país, e a venda do molusco, que até agora não teve contaminação diagnosticada em nenhum ponto catarinense, caiu 80% em Florianópolis.O coordenador do projeto de Maricultura e pesca da Epagri, João Guzenski afirma que Santa Catarina está livre da contaminação de ostras. Os moluscos atingidos pelo fenômeno foram os mariscos, que têm a fisiologia diferente das ostras e não contam com mecanismos para filtrar algas tóxicas. A produção está interditada em cinco cidades do Estado, o que não inclui a Capital.Através de uma portaria Federal emitida pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap), os produtores de Governador Celso Ramos, Porto belo, Balneário Camboriú, Penha e São Francisco do Sul não podem retirar os mariscos das fazendas, popularmente conhecidos como mariscos da pedra, até que uma nova análise da água, feita duas vezes por semana após o diagnóstico, aponte a ausência da maré vermelha.Os produtores reconhecem que levaram um 'tiro do pé', ao divulgar o conteúdo de monitoramento das águas, que há um ano classifica o Estado como único no Brasil no controle da qualidade do produto.O engenheiro Agrônomo da Epagri, Alex dos Santos destaca que é considerável o número de restaurantes paulistas que deixaram de comprar o molusco.

     - Muitos dizem que, na dúvida, é melhor não comprar nenhum molusco catarinense, o que é um engano - conta.Ele justifica que as algas tóxicas existem em todo o Litoral brasileiro e a maré vermelha é conhecida em todo o mundo.

 

pesca

Assembléia Legislativa do Acre Notícias

26/09 04:07

Pescadores pedem auxílio da Aleac para redução na tarifa de energia

 

     Pescadores pedem auxílio da Aleac para redução na tarifa de energia Representantes das colônias de pescadores existentes no estado estiveram, nesta terça, na Assembléia Legislativa pedindo apoio para conseguir a redução da tarifa de energia elétrica. Os pescadores reclamam que as taxas cobradas pela Eletroacre são tão altas que podem acabar sendo responsável pela falência das colônias.

      De acordo com o presidente da Federação de Pesca do Estado do Acre, Messias de Souza, existem atualmente 13 Colônias de Pescadores no Acre, onde atuam cerca de cinco mil pescadores. Para manter os peixes frescos, todas as colônias possuem fábricas de gelo e por causa disso todas têm tido contas de energia que variam de R$1.500 a R$10 mil, o que segundo Souza inviabiliza a produção. "Eu queria que os deputados olhem com mais carinho essa atividade da pesca, porque enfrentamos muitas dificuldades€.

      Segundo o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Edvaldo Magalhães (PC do B), em todos os locais que os parlamentares foram durante a realização do Programa "Assembléia Aberta€, a questão dos pescadores sempre esteve em pauta. A manutenção das fábricas de gelo e equipamentos, além da estimulação da piscicultura foram alguns dos temas levados à Assembléia. Por isso, Magalhães acredita em melhorias. ,"Acho que esse setor tende a ter um apoio muito maior do Governo nos próximos anos€.

      Outro pedido dos pescadores é que o Governo do Estado envie para o interior, técnicos que capacitem os pescadores na formação da psicultura. O secretário de Agricultura, Mauro Ribeiro, participou da reunião e disse que já pediu uma consulta à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para saber o que pode ser feito.

      Texto: Yuri Marcel Foto: Odair Leal

      Agência Aleac

 

Gomes da Costa

Valor Econômico Restrito

26/09 01:10

Motorola tem novo diretor de tecnologia de informação

 

     Antonio Freitas é o novo diretor de TI para a América Latina da Motorola. Nos últimos cinco anos, Freitas esteve à frente da área de tecnologia da Kraft, sendo responsável por projetos na área de infra-estrutura, implementação de ERP e soluções para automação de força de vendas. Antes, trabalhou por sete anos como diretor de tecnologia na Reader's Digest.

     Tata Consultancy Services

     Frederico Kastrup assumiu a recém-criada diretoria de "delivery" da Tata Consultancy Services do Brasil, na qual responderá pela área técnica dos projetos de tecnologia da informação. Com 15 anos de experiência no mercado de tecnologia, já trabalhou na Ernst & Young, Unisys e Oracle, onde atuou por seis anos como project manager, sendo responsável pela coordenação de projetos nos setores de manufatura e telecomunicações para a América Latina.

     Master Rental

     Marcos Minoru Nakatsu assumiu a nova diretoria de recursos humanos da Master Rental. Ele já trabalhou em empresas como Bombril, BDO Trevisan Auditoria e Consultoria Empresarial, Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes e Arthur Andersen, atuando na área de recursos humanos.

     LANDesk

     Michael W. Hall é o novo vice-presidente mundial de vendas da LANDesk Software, fornecedora de software integrado para gerenciamento de desktops, dispositivos, soluções de segurança, serviços e gestão de processos. Ele já exerceu também posições de liderança executiva na Novell, Vignette e IBM.

     Gomes da Costa

     Marcelo Marinho assumiu a gerência corporativa de vendas da Gomes da Costa, empresa especializada em pescados enlatados, para a América Latina. Ele atuou por mais de 17 anos na indústria de alimentos e bebidas em grandes companhias, como Antarctica, Budweiser, AmBev, Danone, Bauducco e Sara Lee.

 

pesca

IBAMA Notícias

26/09 00:18

Consulta pública para a criação da 1a Reserva de Fauna do País acontece próxima terça

 

     Após a realização de vários estudos técnicos que demonstram a importÂncia ambiental da baía da Babitonga, Ibama e Instituto Chico Mendes  promovem nova consulta para discutir com a comunidade a criação de nova área protegida no estado Brasília (25/09/07) - O Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia criada pela Lei 11.516/07 para gerir as Unidades de Conservação Federais, promovem no dia 2 de outubro Consulta Pública em São Francisco do Sul, Santa Catarina, para discutir com a sociedade a criação da primeira Reserva de Fauna do Brasil, na baía da Babitonga. A Consulta ocorrerá às 19 horas, no Cine Teatro X de Novembro, na Rua Hercílio Luz, no 50 (Centro Histórico).

      Entre 2006 e 2007 foram realizadas sete consultas públicas nos municípios do entorno da baía onde a proposta foi amplamente debatida pela população local. Nesta o Instituto Chico Mendes e o Ibama aproveitam a oportunidade para ampliar a discussão com a sociedade destacando os benefícios da criação desta UC ao importante estuário e às pessoas que dependem dos seus recursos naturais preservados.

      Com a criação, garante-se a sintonia das atividades produtivas da região com a conservação da natureza e das espécies da fauna existentes na Reserva. Atualmente, mais de 2 mil famílias de pescadores artesanais fazem uso dos recursos naturais da Reserva, como meio de subsistência. Maricultores cultivam mexilhões e ostras nas águas da baía, o turismo é uma atividade em expansão na região, além da Babitonga se destacar como uma importante área portuária do Estado. Por outro lado, espécies ameaçadas, como o Boto Cinza (Sotalia guianensis), a Toninha (Pontoporia blainvillei) e o Mero (Epinephelus itajara) (espécie sobre-explotada) dependem da qualidade ambiental da área e serão beneficiados pela criação desta unidade de conservação.

      Na região existem 6.200 hectares de manguezal, um dos ecossistemas mais produtivos e ameaçados no mundo e ``habitat´´ exclusivo do Caranguejo-Uçá (Ucides cordatus), espécie sobre-explotada. Pretende-se, ainda, fomentar a realização de pesquisas que subsidiem a gestão da pesca do Robalo (Centropomus spp.), bem como das atividades de maricultura (cultivo de mexilhão e ostras), realizada na baía da Babitonga. 

      Portaria do Ministério do Meio Ambiente (N° 09/2007) definiu as Áreas Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade no Brasil, e tanto a área da baía da Babitonga quanto o seu entorno são considerados de alta prioridade para ações de conservação, utilização sustentável e repartição dos benefícios da biodiversidade brasileira.

      Vítima da degradação proveniente da ocupação humana desordenada, a baía da Babitonga vem sofrendo ao longo dos anos sérias ameaças à sua conservação, tais como a poluição de suas águas por dejetos industriais e domésticos, o assoreamento acelerado provocado pelo desmatamento, a pesca ilegal, a ocupação ilegal das áreas públicas, as obras mal dimensionadas e os aterros dos bosques de mangue.

      A Reserva de Fauna é a categoria de UC que melhor reflete as necessidades de conservação da baía da Babitonga.  Este tipo de unidade compatibiliza a conservação da natureza e o uso sustentável de parcela de seus recursos naturais, adequando-se aos diversos tipos uso da baía como a pesca artesanal, maricultura e o turismo.

      Agenda Evento: Consulta Pública do Instituto Chico Mendes Data: 2 de outubro Local: São Francisco do Sul, Santa Catarina Horário: 19 horas Endereço: Cine Teatro X de Novembro, na Rua Hercílio Luz, no 50 (Centro Histórico) Sandra Tavares e Celso Petrillo Ascom - Instituto Chico Mendes (61) 3316-1970/1972

 

 

atuneiros

Webtranspo Capa

25/09 22:49

TWB produzirá ferries para Portugal

 

     A TWB, empresa brasileira de construção naval, ganhou o processo de licitação disputado com estaleiros da Holanda, Alemanha, Cingapura e Portugal para construir dois ferries que serão exportados para Portugal e farão o transporte de veículos e passageiros na região do Rio Tejo.

      Para começar a produção do projeto, já em fase avançada, a TWB assina hoje, em Lisboa, um contrato com a Transpejo. A previsão é de que os dois ferries estejam prontos no prazo de 18 meses. Eles serão entregues em um navio especializado no transporte de plataformas.

      Os ferries terão 50 metros de comprimento e 2,40 metros de calado, ou seja, profundidade do casco abaixo da linha da água. Ambos vão dispor de motores a diesel, com 720 HP de potência cada um e velocidade máxima de 11 nós (20,3 km/h).

      Cada ferrie terá capacidade para transportar 29 carros no primeiro convés e 364 passageiros no segundo, que será totalmente climatizado, com ar-condicionado e aquecimento central, além de abrigar lanchonete e televisão.

      Hoje, no que se refere à indústria naval, os países europeus dão preferência às empresas brasileiras por causa da qualidade oferecida e dos preços competitivos. A TWB, que atua no mercado nacional e internacional, consolida cada vez mais a posição de indústria naval com a produção de embarcações de apoio marítimo (offshore), barcos de pesca e catamarãs de recolhimento de hidrocarboneto.

      Além disso o estaleiro também produz barcos de pesca oceÂnica (atuneiros) e embarcações de fornecimento - supply ships - para as plataformas de petróleo. Atualmente, a TWB está construindo um ferry boat de alumínio naval para a travessia marítima entre Salvador e a Ilha de Itaperica, na Bahia.

      O transporte bicombustível - gás e diesel, que contribuirá para a preservação do meio ambiente, terá capacidade para 500 pessoas e 80 veículos. Um dos objetivos é que a embarcação faça a viagem em menos de 30 minutos por apresentar uma estrutura leve. Isso evitará filas nos terminais de embarque.

 

pesca

Diário do Nordeste Última Hora

25/09 19:50

Negócios Brasil quer dar subsídio para pesca

 

     Países ricos afirmam que não darão um cheque em branco para que Brasil e outros países emergentes possam subsidiar seu setor de pesca e financiar a construção de navios. Ontem, Brasil e Argentina apresentaram na Organização Mundial do Comércio (OMC) proposta para permitir que emergentes subsidiem a pesca e desenvolvam frotas nacionais, ao mesmo tempo em que acabaria com o direito de os países ricos financiarem com recursos públicos o setor.

      A questão dos subsídios à pesca é um dos pontos centrais do debate sobre as novas regras para o comércio internacional e o processo em Genebra definirá como vai funcionar o setor pesqueiro na próxima década. Segundo entidades não-governamentais como a Oceana, países ricos distribuem cerca de US$ 30 bilhões por ano para o setor, levando a uma exploração dos mares que pode impedir que os estoques sejam recompostos.

      Países como Estados Unidos e Nova ZelÂndia defendem a eliminação total dos subsídios. No outro extremo, japoneses e europeus querem a manutenção de parte da ajuda. O Brasil, com a Argentina defende o fim dos subsídios apenas para os ricos. Os dois querem manter uma série de privilégios, como a assistência a comunidades de pescadores. Mas o ponto principal é impedir que a OMC estabeleça um limite ou simplesmente acabe com estratégias como o Profrota, programa do governo brasileiro que vai financiar, nos próximos dois anos, a construção e a modernização de embarcações e frota pesqueira no País. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.

 

pesca

EPTV Notícias

25/09 18:15

Foram apreendidas mais de 9 toneladas de lagosta, 88 barcos e 167 mil metros de rede caçoeira

 

     O Ibama deflagrou nesta segunda-feira, dia 24, a operação Lagosta Legal, uma ação sincronizada de fiscalização da pesca da lagosta ao longo do litoral brasileiro, do Amapá ao Espírito Santo. A operação, realizada em conjunto com a Marinha do Brasil, conta também com a participação das Polícias Federal, Rodoviária, Civil e Militar. A idéia é realizar uma ação de caráter preventivo ao impedir a captura e o desembarque ilegal de lagostas das espécies verde e vermelha. Também são alvos da fiscalização pelo Ibama outras fases da cadeia produtiva como a comercialização e a exportação do crustáceo. A operação inaugura a segunda etapa do Plano Emergencial de Fiscalização da Pesca da Lagosta, uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ibama, MMA e Seap/PR e desenvolvida a partir deste ano. Desde o começo de 2007, durante e após o período de defeso da espécie, foram vistoriadas mais de 6 mil unidades de produção e comercialização de lagosta e aplicadas 426 multas que somadas ultrapassam R$ 1,7 milhão. Ao todo, os fiscais do Ibama apreenderam mais de 9 toneladas de lagosta, 88 barcos e 167 mil metros de rede caçoeira. Segundo o coordenador-geral de fiscalização no Ibama, Arty Fleck, "a apreensão dessa quantidade de redes caçoeiras evitará a captura ilegal de mais de 500 toneladas de lagosta até o final do ano".