Governo Federal lança nesta quarta censo aquícola para todo o país

Nesta quarta-feira, 07 de outubro, às 10h, haverá coletiva de imprensa com o Ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, para o lançamento nacional do Censo Aquícola da Aquicultura e Pesca. O Censo tem parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e apoio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Essa é a primeira vez que informações sobre quantos são, onde estão e como vivem os produtores brasileiros serão levantadas pelo Governo Federal. A meta do Ministério da Pesca e Aquicultura é entrevistar todos os produtores do país, tanto do continente como costeiro-marinhos, no período de três meses.

O Censo contará com a participação de 227 Coletores de Dados, todos com formação em nível superior, supervisionados por 26 Coordenadores Estaduais e cinco Coordenadores Regionais, responsáveis pelo acompanhamento da coleta, validação e disponibilização das informações. Em abril deste ano, para testar a metodologia mais adequada, o MPA lançou projeto piloto do 1º Censo Aquícola no estado do Ceará. Os resultados subsidiaram a estruturação e organização dos questionários para serem aplicados em todo país.

Fonte:Maxpress

PMA apreende 113 kg de pescado

Policiais militares ambientais de Coxim e São Gabriel do Oeste apreenderam 113 quilos de pescado ontem, numa região conhecida como ``Bica´´ no rio Coxim. Ivan Alves Nogueira e Adil Barbosa de Oliveira foram autuados e receberam multa de R$ 20 mil cada. Segundo informações da PMA, os pescadores profissionais praticavam pesca predatória utilizando petrechos proibidos. O pescado estava distribuído em duas caixas escondidas na mata.

Ao vistoriar as caixas os policiais constataram 113 quilos de pescados das espécies pintado, pacu e dourado. Diante da irregularidade os pescadores foram presos e levados à Delegacia de Polícia Civil de São Gabriel, onde foram autuados por crime ambiental de pesca predatória. Além das multas, Ivan e Adil podem pegar pena de um a três anos de detenção.

Fonte:Sul News

Pescadores são orientados sobre a atividade em São Borja

Instrução normativa do Ibama proíbe a pesca nos rios da Bacia do Uruguai de 1o de outubro a 31 de janeiro, para garantir a reprodução dos peixes na região. De 5 de junho a 5 de agosto, a pesca já esteve proibida em função da forte estiagem. A proibição atinge todos os cursos d’água, sendo permitido apenas o uso de linha de mão ou vara de pesca. Em São Borja, as orientações estão sendo repassadas pela comandante do 2o Pelotão Ambiental da BM, tenente Marilene Alves da Cruz.

Cada pescador pode dispor, como subsistência, de 5 quilos de peixe por dia, mais um exemplar, uma vez respeitado o tamanho mínimo estabelecido. Porém, segue proibida a captura de dourado e surubi nos rios da bacia. O Ministério do Trabalho já habilitou os pescadores locais para que, nos próximos quatro meses, recebam auxílio de um salário mínimo mensal em função da paralisação da atividade.

Fonte: Jornal Local

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Na terça-feira o avanço de uma frente fria pelo oceano deixa o tempo instável com risco de temporal isolado, ventos de sudoeste a sudeste com intensidade, ficando em torno de 15 a 30kt, com mar agitado a pouco agitado. Na quarta-feira a instabilidade diminui devido a entrada de um sistema de alta pressão deixando o mar agitado a muito a muito agitado. Alertas: AMANHÃ, MAR AGITADO E VENTOS FORTES, ESPECIALMENTE NA QUARTA-FEIRA NO PERÍODO DA MADRUGADA E INICIO DO DIA.

Previsão para hoje (06/10/2009) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de SW a SE, força 4 a 5 e rajadas de 50 km/h. Ondas de NE a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. A frente fria se desloca pelo oceano, ocasionando tempo instável com chuva e RISCO DE TEMPORAL, principalmente no setor norte.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de S a SE, força 3 a 5 e rajadas de 60 a 70 km/h. Ondas de S a SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m. O tempo permanece instável com chuva em boa parte do dia, em especial entre Torres e Laguna.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Na terça-feira o avanço de uma frente fria pelo oceano deixa o tempo instável com risco de temporal isolado, ventos de norte a sul com intensidade, ficando em torno de 15 a 30kt, com mar agitado a pouco agitado. Na quarta-feira a atuação da frente fria deixa o tempo instável com chuva forte e RISCOS DE TEMPORAIS. Alertas: HOJE e AMANHÃ, VENTOS FORTES. MAR AGITADO E MUITO AGITADO.

Previsão para hoje (06/10/2009) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de N a S, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de E a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Tempo instável com chuva e TEMPORAIS, com rajadas fortes de vento e granizo.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de S a SE, força 3 a 5 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de E a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Tempo instável com chuva na área da pesca. RISCO DE TEMPORAIS E VENTOS FORTES.

Fonte: Epagri/Ciram.