Gomes da Costa apóia a Semana do Peixe

Empresa participa da campanha que pretende aumentar o consumo de peixe no País e oferecer mais saúde aos brasileiros.

A Gomes da Costa, maior empresa de pescados em conserva na América Latina, estará participando ativamente da Semana do Peixe, evento organizado pelo Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA) e que acontece entre os dias 1º e 15 de Setembro de 2009, com o objetivo de incentivar o consumo de peixes no Brasil. Para isso, a empresa estabeleceu algumas parcerias com grandes redes de supermercados, nas quais promoverá degustações de seus produtos nos pontos de vendas, com destaque para os novíssimos Congelados de Merluza e as variações de Patê de Atum. Além disso, as lojas terão distribuição de folhetos informativos para os consumidores e banners destacando os benefícios dos pescados.

O início da Semana do Peixe se deu com um jantar na última sexta-feira (28), em São Paulo, que teve a presença do Ministro da Pesca e da Aqüicultura (MPA), Altemir Gregolin. Na ocasião, os pescados servidos como prato de entrada foram oferecidos pela Gomes da Costa. A empresa também pretende pôr em prática nos próximos dias algumas palestras em escolas para explicar às novas gerações os benefícios nutricionais do pescado, em especial do Ômega 3, em algumas espécies.

Apesar de todas essas qualidades, o brasileiro não ingere este alimento nos níveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde. Enquanto a OMS indica 12 kg/ano por pessoa, a média dos brasileiros fica em torno de 7 kg/ano. O próprio Ministério lançou ano passado o plano "Mais Pesca e Aqüicultura", que tem como meta chegar a 2011 com um consumo médio de 9kg/ano."A realização deste evento é mais uma ferramenta importante para a difusão de todos os benefícios que esse tipo de alimento proporciona ao ser humano. Há muitas formas de se consumir os pescados e nem mesmo a falta de tempo pode ser uma desculpa, já que há muitas opções prontas para servir, que aliam além da saudabilidade, também a praticidade que os consumidores exigem hoje em dia", explica Alberto Encinas, presidente da Gomes da Costa.

A Semana do Peixe ainda tem o apoio do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de VigilÂncia Sanitária (ANVISA), com parceria da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Para despertar a atenção dos consumidores, o governo preparou dois milhões de cartilhas que serão distribuídas aos consumidores com dicas sobre como escolher, armazenar e preparar o peixe. Além disso, cerca de 70 mil cartazes serão afixados em bares, restaurantes e supermercados participantes.

"Vamos fazer um trabalho intensivo nos pontos de venda durante essa semana explicando aos consumidores as qualidades e os benefícios de introduzir os pescados na alimentação. Um país com tantos quilômetros de litoral tem um potencial muito grande para expandir esse mercado", explica Luis Manglano, gerente de Marketing da Gomes da Costa.

Benefícios do Peixe

Com alto nível de proteínas, vitaminas e minerais, o peixe é um excelente alimento para todas as pessoas. Médicos recomendam comer peixe, ao menos, duas vezes por semana, pois em média 20% da carne de peixe é composta por proteínas, que contribuem para o crescimento e formação do organismo, além de ser rica em minerais (cálcio, fósforo, ferro), que permitem o funcionamento eficiente dos órgãos e músculos. A carne de peixe também contém vitamina A, vitamina D e complexo B. O atum e sardinha contêm o ácido graxo Omega-3, que auxilia na prevenção de alguns tipos de doenças do coração além de auxiliar na redução do colesterol (LDL).

Sobre a Gomes da Costa

A Gomes da Costa é líder no mercado de pescados em conserva na América Latina. A empresa, criada pelo português Rubem Gomes da Costa em 1954, surgiu como uma fábrica de pescados na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Em 1998, esta unidade industrial foi transferida para Itajaí, Santa Catarina. Em 2004, o Grupo Calvo, uma das maiores multinacionais em todo o mundo em pescados em conserva, adquiriu a Gomes da Costa com o intuito de aumentar a sua presença no exterior. Pioneira no mercado nacional de embalagens de sardinhas abre-fácil, a Gomes da Costa investe em pesquisas e alta tecnologia para garantir lançamentos de produtos exclusivos. Hoje são mais de 30 itens para o varejo. A empresa também possui uma linha food service (atum em embalagens de 500g e de 1kg) destinada ao atendimento de pizzarias, restaurantes e caterings.

Fonte:Maxpress