Fiscalização conjunta da PM e Sema apreende 229 quilos de pescado irregular

Fiscalização conjunta da PM e Sema apreende 229 quilos de

pescado irregular

Operação de combate à pesca predatória terminou nesta madrugada de 08 de outubro com a apreensão de 229 quilos de pescado fora da medida, apetrechos de pesca como rede, tarrafas e canoas. A operação foi realizada por policiais do Núcleo Especializado Ambiental e fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente. No bairro Praeirinho, em Cuiabá, foram apreendidas durante a patrulha fluvial três tarrafas, uma rede de arrasto, duas canoas e aproximadamente 50 quilos de pescado sendo 48 peças de curimbatá, um pintado e 3 jiripocas. Na rodovia MT-040, que dá acesso à cidade de Santo Antônio do Leverger foram apreendidas 179 peças de pescado sendo 122 pacus pevas, um pintado e 56 peças de vários espécimes de pequeno porte.

O comandante do Núcleo Ambiental, capitão José Carlos Rodrigues, afirma que a todo o material foi deixado para trás pelos pescadores quando perceberam a chegada da polícia, já que maior parte do pescado estava fora da medida. Todo pescado apreendido é destinado a instituições filantrópicas como creches, abrigos e hospitais, conforme determinação do Juizado Volante Ambiental. Além da fiscalização, o núcleo ambiental do 9º Batalhão da PM, subordinado ao Comando Regional de Cuiabá, desenvolve atividades de conscientização e educação ambiental com palestras em escolas por meio do Centro de Educação Ambiental e participa ainda de ações sociais desenvolvidas por distintos órgãos públicos.

Graças à parceria realizada com a Prefeitura de Cuiabá, a Polícia Militar instalou no Horto Florestal Toti Garcia,na capital, uma sala onde são desenvolvidos trabalhos preventivos na área ambiental. O período da piracema, época em que os peixes sobem os rios para a reprodução, começa em 1º de novembro em todo o Estado. A pesca nos rios de Mato Grosso fica proibida inclusive na modalidade ``pesque e solte´´, sendo permitida somente a pesca científica, desde que autorizada pelo órgão competente, no caso a Sema ou o Ibama. É permitida ainda a pesca de subsistência desembarcada, praticada artesanalmente por populações ribeirinhas com a finalidade de garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais. Durante o período de defeso 2008/2009 foram apreendidos em todo o Estado pela Polícia Militar e Sema, 6.466 quilos de pescado irregular, o que corresponde a 6,4 toneladas.

Fonte:Circuito de Mato

Ministro diz que pesca na Amazônia pode reduzir desmatamento

O ministro da Aquicultura e Pesca, Altemir Gregolin, informou durante o 3º Simpósio Amazônia, realizado nesta quarta-feira (7), que está discutindo no Âmbito do ministério uma forma de incentivar a piscicultura na Amazônia, no lugar da criação de gado, para reduzir o desmatamento. Ele afirma que a criação de peixes é mais rentável do que a de gado, e que há ainda um mercado inexplorado: em 2008, 16% do pescado consumido no Brasil foram importados. Gregolin destacou que no Brasil existem 750 mil pescadores artesanais e que grande parte está na Amazônia. "A atividade não necessita de grandes extensões de terra e é forte em geração de emprego e renda", afirmou.

O ministro observou que a criação de gado na Amazônia é associada a 75% do desflorestamento. O professor da universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Carlos Eduardo Frickmann Young salientou que um boi na Amazônia significa menos 1,5 hectare de floresta. "Evitar um boi a mais na região equivale a reduzir a emissão anual de mais de 200 carros", disse. Na opinião do professor da Universidade de Brasília (Unb) Donald Sawyer, as atividades econômicas florestais e não florestais na Amazônia deveriam ser subsidiadas pelo governo. Além disso, para ele, as atividades com maior sustentabilidade deveriam ser intensificadas.

Já o representante da Embrapa/Pará, Alfredo Homma, observou que o Brasil precisa reflorestar mais. Enquanto o País tem 5,5 milhões de hectares reflorestados, o Japão tem 11 milhões. Ele sugeriu a redução dos 51 milhões de hectares de pastagem na região. O diretor-geral da Fundação Amazonas Sustentável, Virgílio Viana, afirmou que 20% das emissões de gases do efeito estufa (GEE) são do segmento florestal. Em sua opinião, o desafio é reduzir o desmatamento e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de vida da população que vive na região. Viana defendeu a remuneração dos créditos de carbono pelo estoque de floresta e pelo não-desmatamento.

Fonte:Amazônia

Nativ Pescados inicia exportação para Europa

A Nativ Pescados, empresa dirigida por Pedro Furlan Uchoa Cavalcanti, acaba de entrar na lista das empresas brasileiras autorizadas a exportar para a Europa, a Brazil Fishery Products. Com essa licença, a empresa já embarca nesta sexta-feira, 9, seus produtos para a Comunidade Econômica Européia. O primeiro país a receber o pescado brasileiro é a Suíça. O produto escolhido foi o filé de Surubim e o primeiro pedido foi fechado no valor de US$ 40 mil. "Trata-se de um pedido experimental, mas pode ser o começo de uma interessante regularidade de exportações", comenta Stefano Magli, diretor de exportação da empresa.

A Nativ Pescados estima que terá ainda este mês a confirmação de pedido para os Emirados Árabes e outro para os Estados Unidos, além de já estar com fortes negociações com o mercado alemão. A Espanha também está de olho nos peixes da Nativ Pescados e entre os meses de outubro e dezembro já devem ocorrer os primeiros embarques de Costelas de Tambaqui.

Fonte:JB Online

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Frente fria se afasta para alto mar e sistema e alta pressão passa a atuar em SC. Alertas: HOJE e AMANHÃ, MAR AGITADO.

Previsão para hoje (08/10/2009) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de S de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m (em áres mais afastadas da costa). Presença de sol e tempo mais firme na maior parte da área de pesca. Condição de chuva fraca especialmente entre Torres a Laguna.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de E a NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de S a SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Tempo mais firme na maior parte da área de pesca.

Sábado, ventos de NE, força 3 a 5 e rajadas de 50 a 80 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Tempo firme com sol entre algumas nuvens na área de pesca.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Uma frente fria se desloca pelo litoral catarinense com fraca intensidade, mantendo a cobertura de nuvens e a condição de chuva isolada. Alertas: HOJE, VENTOS FORTES. AMANHÃ, SEM ALERTA.

Previsão para hoje (08/10/2009) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de S a SE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de S a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m, mais elevadas em áreas mais afastadas da costa. Tempo instável com chuva, alternando com períodos de melhoria.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de SE a NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Variação de nuvens com aberturas de sol e chuva fraca e isolada devido a circulação marítima.

Sábado, ventos de SE a NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Variação de nuvens com aberturas de sol e chuva fraca e isolada no norte da pesca devido a circulação marítima.

Fonte: Epagri/Ciram.