Fechamento do Canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes

COMUNICADO IMPORTANTE: Fechamento do Canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí na Quinta-feira 02/07 - Sexta-feira 03/07 – Sábado 04/07.

Informações sobre nova etapa com 9ª e 10ª Manobra Especial com ENTRADA DE 3º GIRO (Quinta-feira 02/07/2020) e  GIRO (Sexta-feira 03/07/2020), na área da nova Bacia de Evolução.

A Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, vem à público informar à sociedade, em geral aos munícipes de Itajaí e Navegantes, e todos que estiverem trafegando pela região, sobre as atividades de mais duas Manobras Especiais de nova etapa com os navios “EVER LIBRA” de 334,98 metros de comprimento por 45,80 metros de largura (boca), e “MSC AINOS” de 328,46 metros de comprimento por 48,20 metros de largura (boca), na nova Bacia de Evolução, e o devido fechamento do canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí.

Dia 02/07 (QUINTA-FEIRA):

NAVIO “MSC AINO” de 328,46 metros de comprimento por 48,20 metros de largura (boca).

Fechamento do Canal de acesso: 3ª ENTRADA com GIRO na nova Bacia de Evolução e navegação a ré até um dos berços do Terminal Portonave.

Obs: horário de entrada no canal da Barra ainda a ser definido.

Sua bandeira é da Libéria e pertence ao Armador MSC. Esta embarcação estará vindo do Porto de Santos (SP).

Dia 03/07 (SEXTA-FEIRA):

Fechamento do Canal de acesso: NAVIO “MSC AINO”.

Obs: Horário ainda a ser definido (Saída com navegação sem GIRO seguindo de ré - POPA).

Após DESATRACAR, seu destino marítimo está programado para o Porto de Buenos Aires, Argentina.

Dia 03/07 (SEXTA-FEIRA):

NAVIO EVER LIBRA” de 334,98 metros de comprimento por 45,80 metros de largura (boca).

Fechamento do Canal de acesso: 4ª ENTRADA com GIRO na nova Bacia de Evolução e navegação a ré até um dos berços do Terminal Portonave.

Obs: horário de entrada no canal da Barra ainda a ser definido.

Sua bandeira é da China e pertence ao Armador EVERGREEN LINE. Esta embarcação estará vindo do Porto de Rio Grande (RS).

Dia 04/07 (SÁBADO):

Fechamento do Canal de acesso: NAVIO “EVER LIBRA”.

Após DESATRACAR, seu destino marítimo está programado para o Porto de Paranaguá (PR).

Obs: De acordo com o cronograma de manobras especiais, estas serão a  e 10ª manobras especiais, mas, segundo informações da Autoridade Portuária (Superintendência do Porto de Itajaí), e Autoridade Marítima (Marinha), esta será a  manobra de ENTRADA do navio (MSC AINO), na quinta-feira dia 02, com GIRO na Bacia de Evolução e a  manobra de ENTRADA também com GIRO do navio (EVER LIBRA) na sexta-feira dia 03. Após o giro de cada embarcação em datas diferentes, seguem com navegação à ré (popa) até um dos berços da Portonave.

Nesta nova etapa são aguardadas 12 manobras especiais, considerando 24 no total, pois tanto em entradas ou saídas das embarcações, são consideradas e nomeadas como manobras especiais para navios acima de 306 metros de comprimento.

Em caso de mau tempo, ou seja, se as condições climáticas não estiverem favoráveis para essa atividade, todas as manobras serão imediatamente canceladas.

Para dar toda a segurança de navegabilidade durante as ENTRADAS destes dois navios com GIROS programados para quinta-feira (02), e sexta-feira (03), o canal de acesso ficará interditado nos dois dias por um período de até duas horas durante as manobras. No sábado, o canal também ficará fechado pelo período de duas horas para a saída do navio MSC AINO.

Todas as atividades de rotina no Ferry Boat, Marina Itajaí e frota pesqueira, serão interrompidas durante o fechamento do canal. Após encerrado as etapas de manobras e de saída das embarcações, todos estes locais estarão aptos a retornarem com suas atividades.

A Superintendência do Porto de Itajaí informa que todas as manobras especiais nesta nova etapa com navios de até 350 metros de comprimento estarão sendo totalmente acompanhadas e monitoradas pela Superintendência do Porto de Itajaí sob a coordenação da Diretoria de Operações Logísticas (DILOG), Coordenação de Operações e Inteligência da Fiscalização (COINT), Coordenadoria Geral de Sistemas de Segurança Portuária (COSEG), Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí (Marinha), Praticagem, Terminais Portuários (APMT e PORTONAVE), e empresas de rebocadores.

Já em área terrestre, no lado de Itajaí, para auxiliar no trânsito próximo a entrada do Ferry Boat, durante o horário de fechamento do canal de acesso na quinta-feira, dia 02, sexta-feira 03, e sábado 04, agentes de trânsito da Codetran estarão acompanhando a ação e promovendo a organização nas vias de acesso ao ferry boat.

Inspetores e seguranças da Guarda Portuária também estarão acompanhando o trajeto do navio em pelo menos duas ou três embarcações (lanchas), seguindo uma na frente (proa) e a outra atrás (popa), para dar total segurança até o momento da atracação ou desatracação. Também realizam o serviço de interrupção de travessias do ferry boat entre Itajaí e Navegantes (vice-versa), enquanto o navio passar pelo ferry, liberando as travessias somente após a segunda lancha (proa ou popa) atravessar por último frente ao local das estações de ferry boat.

A nova Bacia de Evolução, nesta primeira etapa, contempla 500 metros de diâmetro e profundidade de 14,00 metros.

aviso