Notícias
Fechamento do Canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí a partir de 12:00 horas
COMUNICADO IMPORTANTE: Fechamento do Canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí a partir de 12:00 horas (meio dia).
Informações sobre a Quinta Manobra Especial na nova Bacia de Evolução: Quinta-feira 06/02/2020.
A Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, vem à público informar à sociedade, em geral aos munícipes de Itajaí e Navegantes, e todos que estiverem trafegando pela região, sobre as atividades da quinta Manobra Especial com o navio “MSC GISELLE” de 299,90 metros de comprimento por 48,20 metros de largura (boca), na nova Bacia de Evolução, e o devido fechamento do canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí.
A quinta manobra especial acontecerá nesta quinta-feira, dia 06 de fevereiro de 2020, a partir de 12:00 (meio-dia) até 14:00 horas. O horário compreendido para esta ação ficou programado em três horas (período de Preamar – maré alta), porém, a manobra está prevista para ocorrer a partir de 12:00 até 14:00 horas. Em caso de mal tempo, ou seja, se as condições climáticas não estiverem favorecidas para essa atividade, toda a manobra será imediatamente cancelada.
Para dar toda a segurança de navegabilidade durante o teste, o canal de acesso ficará interditado e por um período, as atividades de rotina no Ferry Boat, Marina Itajaí e frota pesqueira, serão interrompidas. Após encerrado a manobra de teste, todos estes locais estarão aptos a retornarem com suas atividades.
O navio “MSC GISELLE” (bandeira do Panamá), pertence ao Armador MSC. Vindo do Porto de Paranaguá (PR), sua atracação ocorrerá ainda nesta quarta-feira, 05 de fevereiro, por volta de 18:00 horas, no berço 03 da Portonave, de onde tem sua desatracação prevista para ocorrer na quinta-feira, dia 06, a partir de 12:00 horas (meio dia). A embarcação será rebocada e seguirá de ré até a área da bacia, dando sequência para o giro de 180º da manobra e posteriormente encerrando toda a atividade. Após o término da manobra seguirá seu trajeto marítimo para o Porto de Santos (SP).
Ao desatracar do berço 03 da Portonave, a partir de 12:00 horas (meio-dia), acredita-se que todo a duração desta quinta manobra ocorra em até 1h30 minutos.
Para dar toda a segurança de navegação, com a ação da manobra, o canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí ficará interditado num horário compreendido de até 03 horas, devido ao período de Preamar (maré alta). Após sua desatracação, a embarcação partirá de ré, com seus motores em níveis mínimos de potência, na sequência, assim que a proa do navio passar pela estação do ferry boat, suas travessias serão liberadas imediatamente e assim suas atividades estarão aptas para voltarem ao normal.
Após este teste, estão previstas nesta etapa mais três manobras especiais com datas ainda a serem divulgadas, em que navios de até 306 metros estarão realizando as manobras na nova Bacia de Evolução. Todas as operações serão estão sendo totalmente acompanhadas e monitoradas pela Superintendência do Porto de Itajaí, Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí (Marinha), Praticagem, Terminais Portuários (APMT e PORTONAVE), e empresas de rebocadores.
Em área terrestre, no lado de Itajaí, para auxiliar no trânsito próximo a entrada do Ferry Boat, durante o horário de teste de manobra, agentes de trânsito da Codetran estarão acompanhando a ação e promovendo a organização nas vias de acesso ao ferry boat.
Inspetores da Guarda Portuária também estarão acompanhando os trabalhos de manobra e ficarão situados de fronte aos portões da empresa, em Itajaí e Navegantes, para dar segurança durante o período.
A nova Bacia de Evolução, nesta primeira etapa, contempla 500 metros de diâmetro e profundidade de 14,00 metros.