Expectativa de vendas do setor supermercadista; cotação do dólar; lazer e cultura.

CLIPPING SINDIPI I

ITAJAÍ, 25 DE OUTUBRO DE 2007

COTAÇÃO DO DÓLAR

25/10/2007 - 13h28

Bovespa opera instável; dólar recua para R$ 1,79

EPAMINONDAS NETO

da Folha Online

A agenda econômica carregada desta quinta-feira deixa a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) instável, acompanhando de perto os negócios nas Bolsas americanas.

O Ibovespa, "termômetro" dos negócios na Bolsa, recua 0,20%, aos 62.498 pontos. O volume financeiro é de R$ 1,97 bilhão.

O dólar comercial é negociado a R$ 1,796 para venda, em retração de 0,66%. A taxa de risco-país marca 179 pontos, número 1,7% superior à pontuação final de ontem.

Investidores e analistas vasculham os últimos números da economia americana, em busca de pistas sobre os próximos passos da política monetária dos EUA. No dia 31, o Federal Reserve (banco central dos EUA) se reúne e a maioria dos agentes financeiros aposta em uma redução dos juros básicos, hoje em 4,75% ao ano.

O Departamento do Trabalho dos EUA informou que o número de pedidos de seguro-desemprego somou 331 mil solicitações na semana encerrada no dia 20, ante 339 mil no período anterior. A maioria dos analistas previa um total de 315 mil pedidos para a semana.

E o Departamento de Comércio dos EUA informou que a demanda por encomendas de bens duráveis caiu 1,7% em setembro, surpreendendo economistas do mercado financeiro, que estimavam um crescimento em torno de 1,5% no período. Em agosto, esse mesmo indicador já havia apontado um declínio de 5,3%.

Mais tarde, o mesmo Departamento informou que o ritmo de vendas de casas novas subiu 4,8% em setembro, totalizando um estoque anual de 770 mil unidades, ante 735 mil do mês anterior. Analistas de mercado estimavam uma cifra de 775 mil.

25/10/2007 - 12h16

Supermercadistas esperam vendas 11% maiores nas festas de final de ano

DEISE DE OLIVEIRA

da Folha Online

O setor supermercadista espera vendas 11% maiores para as festas de final de ano na comparação com o mesmo período em 2006.

Segundo Sussumu Honda, presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), o ingresso do 13º salário, mais bônus e gratificações, associados às promoções realizadas pela indústria, vão puxar a expansão nesse período.

Ainda conforme Honda, de acordo com o porte da loja, o período de Natal representa alta nas vendas de 25% a 40% em dezembro sobre o mês anterior.

Dos empresários consultados pela Abras, 65% afirmaram ter ampliado os pedidos à indústria, 33% mantiveram o nível de encomendas do ano passado e apenas 2% diminuíram.

Os supermercadistas afirmaram que aumentaram suas encomendas de brinquedos em 15% na comparação com mesmo período do ano passado. Também afirmaram que pediram 13% a mais de panetones, 10% a mais de carne do tipo "chester", 12% a mais de bebidas natalinas nacionais, e uma quantia 14% maior de cerveja e refrigerante.

Sobre a demanda por produtos importados, 46% dos entrevistados afirmou que vão comprar 9% a mais de produtos. A pesquisa ouviu 55 empresas, que representam 50% do faturamento do setor.

24/10/2007 - 19:04 | Comércio Exterior

Acordo estimulará negócios entre Brasil e Inglaterra

Brasília – O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, e o presidente da Confederação da Indústria BritÂnica (CIB), Martin Broughton, assinaram hoje, 24 de outubro, contratos que visam a melhoria do ambiente econômico brasileiro e ampliarão o  volume maior de negócios entre os países. Foi a primeira vez que a CIB firmou contrato com industriais no Brasil.

``O Brasil precisa ocupar um espaço maior na agenda de comércio com a Inglaterra. Estamos passando por um processo de estabilização econômica, mas precisamos de marcos regulatórios e investimentos em infra-estrutura para garantir isso. A intenção com o convênio é trazer contribuições para o aperfeiçoamento legislativo, além de modificações estruturais nas relações de trabalho´´, disse Monteiro Neto.

O convênio tem duração de três anos e é financiado pelo Fundo de Oportunidades Globais (GOF) da Embaixada BritÂnica. Nesse período, serão realizados estudos comparativos sobre o sistema de contratação na Inglaterra e um trabalho de cooperação na área de pesquisas  tradicionais tanto na CNI quanto na CBI.  ``Estamos iniciando também um trabalho na área de tributação, tendo em vista a reforma tributaria. As reformas são complexas e exigem convencimento, comparações. Muitas vezes, o legislador e o formulador de política fica mais sensível quando vê na frente questões concretas que possam auxiliar na mudança de posição em relação ao tema´´, disse o diretor-executivo da CNI, José Augusto Fernandes.

Segundo ele, a mudança de patamar do Brasil e as perspectivas de crescimento do país têm sido observadas e despertam o interesse dos investidores estrangeiros. ``Mas há também uma percepção de que o ambiente de negócios do Brasil destoa do cenário internacional, especialmente em questões tributárias e ligadas a contratos de trabalho. Estamos pensando juntos essas questões para entender melhor as diferenças e de que forma podemos melhorar´´, reforçou Fernandes.

De acordo com o presidente da CIB, o Brasil é um país importante quando se observa negociações futuras. ``Queremos abrir o caminho para as empresas de pequeno, médio e grande porte e ver, como resultado desse contrato, um aumento dos investimentos britÂnicos no Brasil e vice-versa´´, disse Broughton.

Ele ressaltou que os investimentos da Inglaterra no Brasil são menores que os realizados na China, na Ãndia e na Rússia. ``Esse investimento é menor do que deveria. As oportunidades no Brasil são grandes, é uma economia forte com previsão de crescimento anual de 7% ao ano, mesmo ritmo de crescimento de China, Índia e Rússia. Para isso, precisa investir mais em marketing´´, concluiu.

CULTURA E LAZER

Fundação Cultural - Cia Eliane Fetzer de Curitiba é a atração da Mostra de Dança ContemporÂnea

A 3ª Mostra de Dança ContemporÂnea de Itajaí recebe em seu segundo dia de apresentações, a Cia Eliane Fetzer de Curitiba, que sobe ao palco do Teatro Municipal de Itajaí com o Espetáculo: ``Um Corpo em Astor Piazzolla´´. O Espetáculo começa às 21 horas desta sexta-feira (26), e os ingressos já estão à venda no Teatro a R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia). A 3ª Mostra de Dança ContemporÂnea de Itajaí é uma realização do Stúdio de Dança Mery Rosa, patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

A Mostra de Dança ContemporÂnea é um espaço destinado a grupos e bailarinos profissionais que trabalham com produção em dança, utilizando novas linguagens, técnicas mistas e propostas cênicas experimentais. O evento não é competitivo e será dividido em quatro noites de apresentações. Em cada noite, uma Cia irá apresentar seu trabalho, que varia entre 45 a 60 minutos de duração.

Mais Informações:

Mery Rosa: (47) 9178 6018

www.meryrosa.com.br

CLIMA E MARÉ

Río Uruguay

Vientos: N fuerza 5/3.

Visibilidad: buena, períodos de regular .

Tendencia próximas 48 horas: Vientos: NW al SW ocasionalmente fuerza 7. Luego variable y calmos. Cielo: algo nuboso evolucionando a cubierto con precipitaciones y tormentas. Mejorando temporariamente al sur del área.

.Río de la Plata

Vientos: N fuerza 4/6.

Nubosidad y fenómenos asociados: claro y algo nuboso. Aumento de nubosidad, desmejorando con precipitaciones y tormentas hacía la noche.

Visibilidad: buena, períodos de regular.

Olas: Zona W: 0.5 - m Zona E: 1.0 m

Tendencia próximas 48 horas: Vientos: Sector NW fuerza 5/4. Período de variables y de calma. Cielo: nuboso evolucionando hacia la noche a cubierto con precipitacions y tormentas, mejoras temporarias.

.Mar Territorial Uruguayo

Vientos: N fuerza 4/6.

Nubosidad y fenómenos asociados: algo nuboso y claro.

Visibilidad: buena.

Olas: 2.0 - 1.5 m

Tendencia próximas 48 horas: Vientos: N al NW fuerza 5/6. rotando en la madrugada al SW fuerza 5. Temporariamente asociadas a tormentas rachas de fuerza 7. Cielo: algo nuboso evolucionando a cubierto con precipitaciones y tormentas.

.Río Grande del Sur

Vientos: E al NE y N fuerza 4/6.

Nubosidad y fenómenos asociados: claro y algo nuboso.

Visibilidad: buena.

Olas: 2.0 - 1.5 m

.Provincia de Buenos Aires

Vientos: NW al SW fuerza 4/6. al sur del área períodos de fuerza 6/7.

Nubosidad y fenómenos asociados: Gradual aumento de nubosidad, desmejorando en la noche desde el SW con lluvias y tormentas aisladas.

Visibilidad: buena a regular por hidrometeoros.

Olas: 1.0 a 2.0 m

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte

Laguna a Paranaguá

ATUALIZADO EM 25/10/2007 10:26

Velocidade do vento em Escala Beaufort, rajada em Km/h.

Condição de mar em Escala de estado do mar, ondas em Metros.

Análise do tempo: Um sistema de alta pressão no litoral do Sul do Brasil favorece circulação marítima no litoral catarinense e paranaense, com chuva fraca ao norte de Florianópolis.

Alertas: HOJE E AMANHÃ, VENTOS FORTES DE NE, AO SUL DE FLORIANÓPOLIS.

Previsão para hoje (25/10/2007) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de E a NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h, ao sul de Florianópolis. Ondas de E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.0 m ao sul de Florianópolis. Nebulosidade variável com aberturas de sol nas proximidades de Laguna. Ao norte de Laguna, muita nebulosidade e chuva fraca ocasional por causa da circulação marítima.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de NE a N, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h, ao sul de Florianópolis. Ondas de E a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m ao sul de Florianópolis. A umidade diminui e sol aparece no decorrer da sexta-feira em toda área de pesca.

Tendência: Sábado, ventos de NE a NW, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de NE de 1.0 m e picos de 1.5 m. Domingo, ventos de NE a NW, força 2 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de NE a E de 1.0 m e picos de 1.5 m. Segunda-feira, ventos de NW a SW, força 2 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a SE de 1.0 m e picos de 1.5 m. Entre o sábado e a segunda-feira, pancadas de chuva e temporal isolado devido ao deslocamento da frente fria e formação de áreas de instabilidade no Sul do Brasil.

GilsÂnia Cruz – meteorologista

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul

Chuí a Laguna

ATUALIZADO EM 25/10/2007 10:26

Velocidade do vento em Escala Beaufort, rajada em Km/h.

Condição de mar em Escala de estado do mar, ondas em Metros.

Análise do tempo: Um sistema de alta pressão no litoral do Sul do Brasil mantém o tempo estável no RS, mas com ventos fortes de nordeste. Uma nova frente fria está se deslocando pela Argentina.

Alertas: HOJE E AMANHÃ, VENTOS FORTES DE NE E MAR AGITADO.

Previsão para hoje (25/10/2007) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de NE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m. Presença de sol com algumas nuvens na área de pesca.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de NE a W, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de NE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Na sexta-feira, sol com aumento de nuvens e condições de pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite, especialmente ao sul de Mostardas, devido a chegada da frente fria.

Tendência: Sábado, ventos de NE a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de NE de 1.0 m e picos de 1.5 m. Domingo, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Segunda-feira, ventos de NW a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Entre o sábado e a segunda-feira, pancadas de chuva e temporal isolado no Litoral gaúcho devido ao deslocamento da frente fria e formação de áreas de instabilidade no Sul do Brasil.

GilsÂnia Cruz - meteorologista