Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Diretor do departamento de indústrias do MPA faz visitas técnicas às indústrias pesqueiras

Conhecer o parque fabril e a dinâmica das indústrias pesqueiras para planejar ações de fomento da atividade foi o principal objetivo da visita do diretor do Departamento da Indústria de Pescado do MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura), José Luis Ravagnani Vargas a Itajaí e região. Durante os três dias em que esteve na região, Ravagnani foi recebido pelos diretores e CEOs de algumas das maiores empresas de pescado, associadas ao SINDIPI. 

Em Navegantes, o diretor industrial da Camil Alimentos e conselheiro fiscal do SINDIPI, Francisco Assis Coura, percorreu toda a planta da enlatadora para mostrar cada etapa do processo e abordou a importância do fomento e da inclusão da sardinha em lata na cesta básica. A recepção foi a mesma na Costa Sul, onde o CEO e vice-presidente do SINDIPI, Luzaldo Pscheidt, mostrou o trabalho da empresa em cada etapa do processo de beneficiamento do peixe e relatou as dificuldades, sobretudo com relação às altas taxas para importação de equipamentos. Na Leardini Pescados, o armador e CEO Attilio Leardini apresentou a empresa, explicou as recentes reformas e ainda a nova embarcação de cerco que está sendo finalizada com um sistema inovador na frota catarinense que suga o peixe da rede do mar, direto para o porão resfriado. 

Em Itajaí, o representante do MPA foi recebido ainda na Nauterra, na Cais do Atlântico e ainda na Vitalmar, onde foi recebido pelos empresários Silvio Jovita e pelo CEO da empresa e ex-presidente do SINDIPI, Dario Vitali. Em Balneário Piçarras, o armador e diretor do SINDIPI, Joaquim Felipe Anacleto, apresentou uma de suas embarcações da modalidade de arrasto de camarão e também a Pescados Itacolomi Rio e Mar, que tem como foco a venda de crustáceos. Em Itajaí, Ravagnani participou ainda de uma reunião a bordo do barco escola do IFSC, com o coordenador do Centro Nacional de Pesquisas do Mar (Cnpmar) do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Itajaí, professor Benjamin Teixeira, e outros representantes da instituição. As visitas foram acompanhadas pela equipe técnica do SINDIPI e os assessores da indústria Geraldine Coelho e Estevam Martins. 

Por fim, o servidor de carreira e hoje diretor do Departamento da Indústria de Pescado do MPA foi recebido pela diretoria do SINDIPI. “É extremamente importante que a pessoa responsável pelos projetos de fomento conheça a realidade atual do nosso parque fabril e todos os seus desafios”, frisou o presidente do SINDIPI, Agnaldo Hilton dos Santos. 

Durante o encontro Ravagnani ressaltou a importância da visita para a realização de um planejamento adequado às necessidades reais do Setor. “Hoje vimos que existe um fomento muito reativo, baseado em demandas pontuais. O que eu quero é deixar algo formatado para um planejamento a médio e longo prazo, que se adiante às necessidades”, afirmou. 

Além do presidente do SINDIPI, a reunião na sede da entidade contou com a presença do tesoureiro, Benício Marques, e dos diretores, Joaquim Anacleto, Francisco Assis Coura, Manoel Domingos Correa, Giacinto Bernardo Tasso e Jucélia Ferreira. O encontro foi acompanhado ainda pela gerente da instituição, Mirian Cella, pelo coordenador de membros da Coordenadoria Técnica, Fernando Pinto das Neves, Geysa Marinho e Thaiza Barreto. 

arrasto-de-camarao-rosa industria mpa