Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Despachantes marítimos participam de reunião no SINDIPI

O encontro realizado no SINDIPI serviu para que a diretoria da entidade, coordenadoria técnica e representantes de despachantes marítimos de Itajaí pudessem debater problemas ligados a pesca. Com o fim do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e a passagem das responsabilidades para o Ministério da Agricultura (MAPA), algumas situações estão enfrentando a morosidade e dificultando o trabalho dos profissionais que atendem os armadores de pesca de Itajaí.

Segundo os representantes dos despachantes, a transição do MPA para o MAPA está atrasando o serviço e os profissionais perderam o referencial. Além disso, enfrentam dificuldades para garantir a prestação de serviço. Até o fim do MPA, muitas questões eram resolvidas junto ao escritório do MPA em Florianópolis, mas desde outubro nem os funcionários sabem como proceder.

Durante a reunião, o presidente do Sindipi, Jorge Neves, se comprometeu em apoiar os despachantes para auxiliar aqueles armadores que integram o sindicato. Os pedidos de apoio devem ser feitos aos representantes estaduais e também na esfera federal, já que na reunião realizada com a Ministra Kátia Abreu no final do ano passado, a Ministra deixou claro para os representantes da pesca que esta transição do MPA para MAPA não poderia atrapalhar o andamento dos processos e demandas relacionadas a atividade.

Além deste compromisso em trabalhar para encontrar soluções rápidas e reduzir a lentidão nos processos, ficou decidido na reunião que a partir deste mês serão promovidos encontros mensais entre representantes do sindicato e dos despachantes. As reuniões devem acontecer até o dia 10 de cada mês e o objetivo é proporcionar aos dois lados interação para tratar dos assuntos ligados a pesca no estado.